Pepino: uso curativo, propriedades, benefícios


O pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus), planta de origem indiana, de regiões tropicais e temperadas, que se cultiva, desde a antiguidade, na Ásia, África e Europa.

Existem cinco tipos de pepino: japonês, holandês, caipira, aodai (comum) e industrializado (conserva) e um sem número de variedades já cultivadas mas, quanto à sua capacidade de cura, não há informações que as distingam.

Para além de ser um alimento muito bom, o pepino também tem propriedades curativas que é bom você conhecer.

Propriedades curativas do pepino

O pepino é um diurético natural que ajuda na dissolução de cálculos renais e na redução da hipertensão arterial.

Também, por ser rico em potássio, aumenta a flexibilidade dos músculos e a elasticidade das células da pele. Por isso, é também muito usado como loção de tratamento para peles irritadas ou cansadas.

Mas, o pepino também é ótimo para o sistema digestivo já que, em sua composição entra 95 % de água, sendo rico em fibras digestivas. Toda a água contida nos pepinos ajuda na hidratação do corpo e suas fibras evitam a constipação.

O pepino possui baixíssimo teor de calorias (apenas 8 para uma porcão de meio copo), e contém algumas vitaminas interessantes como as vitaminas A, K, B, C e os folatos (sais do ácido fólico, a vitamina B9, fundamental para algumas funções orgânicas como a procriação já que atua na reconstituição das células, DNA e RNA). Mas, para saber mais sobre os folatos, leia aqui.

A vitamina K ajuda a coagular o sangue e a manter os ossos saudáveis.

A vitamina A tem muitas funções: ajuda na visão, no sistema imunológico e na reprodução. Também garante que órgãos como coração, pulmões e rins funcionem bem.

Pepinos também contêm antioxidantes como flavonóides e taninos, que combatem o acúmulo de radicais livres nocivos, reduzem o risco de doenças crônicas e o envelhecimento precoce das células.

Pepinos contêm sais minerais como magnésio: 10% do IDR: potássio: 13% do IDR e manganês: 12% do IDR.

O pepino também é um excelente tônico para figado, rins e vesícula biliar e, dá força aos cabelos e unhas, por seu elevado conteúdo em silício, enxofre e flúor.

Também é muito utilizado como coadjuvante em tratamentos dos dentes e gengivas e para amenizar as dores de garganta.

Provavelmente o pepino também ajuda a reduzir o açúcar no sangue e previne complicações relacionadas ao diabetes, de acordo com alguns estudos realizados em animais.

Não menos importante é a ajuda do pepino no combate à obesidade. É um ótimo petisco, pouco calórico e muito nutritivo. Para aqueles que têm vontade de comer o tempo todo mas precisam manter o peso sob controle, o pepino é O alimento!

Indicações medicinais

Segundo a literatura fitoterápica o pepino tem as seguintes indicações:

Você pode usar pepino, de diversas formas, comido cru em saladas, em conservas, centrifugado, batido ou cozido em água, para amenizar problemas como:

  • angina,
  • artrite,
  • cabelos,
  • caspa,
  • cobreiro,
  • dor de garganta,
  • dor de queimadura,
  • menopausa,
  • fígado,
  • pele,
  • picada de inseto,
  • pressão arterial,
  • problemas renais e cardiovasculares,
  • gota,
  • rins,
  • reumatismo,
  • rouquidão,
  • ruga,
  • unhas,
  • vesícula.

Contraindicações

Algumas pessoas sensíveis à cucurbitacina podem apresentar quadro alérgico. Também pode ocorrer má digestibilidade do pepino cru, para algumas pessoas mais sensíveis.

Algumas formas de se usar o pepino

Loção refrescante da pele seca, queimaduras de sol e rachaduras na pele

Ferva 2 colheres de sopa de casca bem picadas em 1 xícara de chá de água, até amolecer formando um pirão. Coe e esprema o resíduo. Junte o suco de 1 limão e 1 colher de sopa de glicerina. Misture bem e use, à noite, como máscara para dormir, aplicando sobre a pele. Ao acordar, lave bem, pois essa loção é fotossensível.

Creme antirrugas e sardas

A 1 xícara de café de suco da polpa do pepino junte 1 colher de chá de óleo de cozinha ou azeite, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 colher de sopa de amido de milho. Misture bem até conseguir uma consistência macia, acrescentando um pouco mais de farinha de trigo ou amido, se necessário. Use, à noite, antes de dormir, como creme, massageando levemente, 1 vez por semana.

Suco de pepino fresco

Faça o suco de pepino centrifugado (é o melhor pois você aproveitará também as fibras) ou batido e espremido, para casos de inflamações, necessidade de reposição de potássio, gota, artrites, ou como diurético. Mas, também é muito bom o uso do suco de pepino, puro, para você lavar o rosto, ou áreas do corpo que estejam precisando de tratamento cosmético. Experimente!

Veja aqui algumas receitas com pepino:

fontes:

  1. Plantas que curam
  2. WebMD
  3. Healthline

Talvez te interesse ler também:

O que comer antes de dormir? Sugestões para quem gosta de fazer a ceia

Milho-verde: Faz Bem Para Quê? Usos, Benefícios e Receitas

10 alimentos que aceleram o metabolismo




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...