5 atitudes que podem te ajudar a dar um jeito na depressão

depressão

Depressão é uma das doenças pesadas da nossa atribulada época. Causas variadas podem originar depressão - desde problemas ambientais, falhas bioquímicas do seu cérebro, deficiências psicológicas e vivências emocionais conturbadas a até, problemas de intestino e assimilação de nutrientes. Mas, algumas atitudes poderão te ajudar, e muito, veja abaixo

A depressão, que significa um grande desgaste do nosso organismo e da vontade de viver, está profundamente ligada ao tipo de vida, à filosofia que a sociedade ocidental adota. A identificação das causas reais que geram a depressão podem ser difíceis de se encontrar. É bastante subjetivo e até pode ter causas genéticas. Nem toda grande tristeza é depressão. Nem todo luto é depressão. Nem toda falta de vontade ou falta de forças é depressão.

Mas os sintomas mais comuns são mesmo esses: falta de vontade de fazer as coisas habituais como levantar da cama, cozinhar, tomar banho, se arrumar, ir ao trabalho; falta de força para levantar objetos, arrumar a casa, cuidar de sua criança; falta de capacidade de concentração, de leitura, de ouvir (escutar o outro); dificuldade em sair de pensamentos circulares; dificuldade em encontrar solução para problemas simples, rotineiros; dificuldade para andar sozinho na rua; pânico; enfim, uma série de sintomas que dizem que você, minha querida, meu querido, está no limite de suas forças físicas, emocionais, até espirituais.

Há bem pouco tempo é que a humanidade considera a depressão uma doença. Antigamente este conjunto de sintomas era tratado como neurastenia ou até preguiça, o que deixava os depressivos, ou deprimidos, em situação de total desamparo. Ainda bem que hoje já evoluímos para compreender que a depressão provoca uma das dores mais dolorosas que podemos sofrer, a dor da alma. E sua cura passa, necessariamente, por uma revisão interna, pelo autoconhecimento, por você tomar em suas mãos seu destino e processo de cura, por você se reencontrar com sua centelha divina, se espiritualizar, se reintegrar no Universo.

Leia aqui: setaDEPRESSÃO: NOVOS OLHARES SOBRE A NOSSA INFELICIDADE CONTEMPORÂNEA

Mas, isso não é nada fácil, é todo um processo, longo, e que pode ser bastante penoso. Então, te propomos aqui algumas atitudes que poderão te ajudar, e muito.

5 Atitudes que te ajudarão a encarar sua depressão e buscar a cura

 

1. Se investigue internamente e busque entender porque você está deprimido

Não se julgue, não é isso, só se analise. Pode ser uma boa você escrever, para você mesmo. Ou conversar com alguém de sua confiança, trocar ideias sobre o assunto. Também pode ser uma boa você prestar atenção nos seus sonhos que, nada mais são do que os seu subconsciente tentando dar dicas a você enquanto dorme. Olha, separe as possíveis causas: frequentes, permanentes, temporárias. Recorde se você está se sentindo assim, tão em baixa, há mais tempo do que 15 dias (se for o caso, procure um bom psiquiatra para te ajudar no diagnóstico pois, depressão persistente pode requerer remédio forte para ajudar nosso cérebro a sair do buraco). Avalie se você, estando “deprê”, sai da crise com alguma boa conversa (pode ser solidão, que dói horrivelmente), ou descanso (aí é esgotamento mesmo, cara, trate de descansar melhor). Enfim, comece a se conhecer melhor.

2. Estabeleça uma rotina de exercícios físicos ao ar livre

Andar a pé, de bicicleta, dançar na praia, jogar capoeira, correr com o cachorro, correr atrás da criança, qualquer tipo de atividade física, ao ar livre, já vai te proporcionar uma sensação de melhora. No começo é difícil, eu sei, mas seja persistente porque vai te fazer um bem enorme. E estar ao ar livre é importante também para a síntese da vitamina D, que vem do sol. E para respirar ar puro, olhar o verde das plantas, o azul do mar. E ver gente.

3. Faça algo para aumentar o nível de endorfinas no seu corpo

As endorfinas são geradas no nosso organismo quando nos exercitamos, fazemos atividade física, e também quando temos orgasmos. São neurotransmissores importantes que têm o objetivo de nos relaxar e dar prazer. Com o aumento das nossas endorfinas nosso cérebro fica mais apto a encontrar a serotonina, hormônio da felicidade, que é produzido, em sua maior parte, no nosso intestino.

Leia aqui: setaINTESTINO E DEPRESSÃO: UMA QUESTÃO DE LIMPEZA

4. Se alimente direito e saudavelmente

Não pule refeições e incorpore alimentos que ajudem tanto à limpeza do intestino quanto à síntese da serotonina por seu corpo que são aqueles alimentos ricos em ácidos graxos do tipo Ômega-3, 6 e 9. Portanto, coma de 3 em 3 horas, pelos menos, faça um bom café da manhã, lanchinhos intercalados entre as principais refeições, jante uma coisa leve e coma algo gostoso antes de deitar para dormir.

Leia aqui: setaOS 8 ERROS MAIS COMUNS DO CAFÉ DA MANHÃ

Inclua o consumo de peixes de águas frias na sua dieta e as sementes oleaginosas, linhaça, nozes, castanha de caju, castanha do Pará, entre outras. Como alimentos que melhoraram seu humor: banana, chocolate e semente de abóbora são mestres nesta função. Há, e não abuse do café nem do chá preto. Não quer dizer que você precise abandoná-los já que são bons para outras coisas, o coração, por exemplo, e é um hábito que nos aconchega na vida tomar o chá de tarde, com bolo ou não, e o café de manhã cedo. Mas, o excesso de cafeína não te ajuda em nada quando você está deprimido.

Leia mais aqui: setaCAFÉ: QUEM DISSE QUE FAZ MAL

5. Respire, medite, respire, relaxe

O principal é você se sentar num lugar tranquilo, bem direito numa cadeira confortável, com os pés bem assentes no chão, as mãos nas pernas, relaxadas, fechar os olhos e... observar sua respiração. Pouco a pouco você irá conseguir mais e melhor. Aqui você poderá ler mais sobre essas técnicas que são necessárias para todos nós em tempos de corre-corre. Quando a gente está deprimido é difícil meditar mas, devagarinho você vai conseguir, primeiro acalmar a respiração até se sentir confortável com você mesmo nesse momento do dia em que você é só seu. Ajuda muito, pode crer!

Leia também:

setaYOGA PARA INICIANTES: POSES, SEQUÊNCIAS E DICAS

setaESTRESSE É UM PESADELO QUE TEM CURA

setaA EQUAÇÃO MATEMÁTICA DA FELICIDADE