Água com limão: 10 benefícios para a saúde

água-com-limão

Beber água morna com limão é uma maneira de desintoxicar e recompor os sais minerais naturalmente. Entre os efeitos mais positivos da água com limão é contribuir para a digestão.

Além disso, o limão é um alcalinizante poderoso, que pode ajudar a compensar eventuais situações de acidez.

Como preparar a água com limão?

Para iniciar seu processo de desintoxicação com água e limão, você terá que seguir algumas orientações. Use água filtrada à temperatura ambiente ou morna. Sempre use limões frescos, se possível, cultivados por você ou orgânicos. Evite suco de limão pronto.

Esprema meio limão em um copo e encha-o com água. Beba um copo da água com limão na parte da manhã, com o estômago vazio.

Evite a água fria para a preparação da água com limão, uma vez que ela exige maior dispêndio de energia por parte do corpo para a assimilação da bebida. Você pode fazer raspas de limão antes de espremê-lo, a fim de usá-las para cozinhar.

Os 10 benefícios da água com limão

 

1. Melhora a digestão

O suco de limão estimula a produção de bílis pelo fígado, necessária na digestão. Limões são ricos em vitaminas e minerais, que ajudam a expelir as toxinas acumuladas no trato digestivo. As propriedades digestivas do limão ajudam a aliviar os sintomas de indigestão, como azia e inchaço. A American Cancer Society sugere a administração de água e suco de limão para pacientes com câncer para estimular os movimentos intestinais.

Leia também: seta CONHEÇA 10 ALIMENTOS QUE PURIFICAM O FÍGADO

2. Depurativa e diurética

A água de limão tem um efeito de limpeza e diurético. Beber água e limão ajuda o corpo a se livrar de toxinas, em grande parte porque porque essa bebida estimula a diurese. As toxinas são expulsas mais rapidamente, garantindo a saúde do trato urinário. O ácido cítrico do limão ajuda a maximizar a função de enzimas que estimulam o fígado e ajudam a desintoxicar o corpo.

3. Estimula o sistema imunológico

Os limões são ricos em vitamina C, útil no combate e prevenção da gripe. Eles são ricos em potássio, que estimula a função dos nervos e do cérebro. O potássio também ajuda a reduzir a pressão arterial. A vitamina C tem efeitos anti-inflamatórios e é utilizado nos casos de asma e outros sintomas respiratórios. Além disso, melhora a absorção do ferro pelo organismo. O ferro é importante para o sistema imunológico. Os limões também reduzem a quantidade de muco produzido no nosso corpo.

Leia também: seta QUAIS ALIMENTOS AUMENTAM A IMUNIDADE?

4. Ajusta o pH

Limões estão entre os alimentos mais alcalinizantes. O ácido cítrico neles contido evita acidez no corpo, uma vez metabolizado. O ácido cítrico e a vitamina C ajudam a reduzir os níveis de acidez do sangue. Beber água de limão regularmente ajuda a evitar uma situação de acidez no corpo. Por exemplo, a presença de ácido úrico nas articulações é uma das principais causas de inflamação.

Leia também: seta EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE: QUANTO É ÁCIDO O TEU PH?

5. Purifica a pele

A vitamina C e os antioxidantes contido no limão ajudam a neutralizar os danos causados por radicais livres e a formação de rugas. A vitamina C é essencial para ter uma pele brilhante e sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias responsáveis pela acne. Ela rejuvenesce a pele a partir do interior do organismo.

Leia também: seta VITAMINA C PODE FAZER TÃO BEM QUANTO ATIVIDADES FÍSICAS

6. Energia e bom humor

A energia que recebemos dos alimentos que nós comemos vem de átomos e moléculas. Limão e seu suco contêm íons negativos, que dão mais energia durante a digestão. O sabor do limão também tem a propriedade de estimular o bom humor e reduzir a ansiedade e a depressão.

7. Cura

A vitamina C contida no suco de limão estimula a cicatrização de feridas e é um nutriente essencial para a manutenção da saúde dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagem. Ela também tem propriedades anti-inflamatórias. A vitamina C ajuda a manter a boa saúde e a recuperação após doenças ou lesões.

8. Refresca a respiração

O limão refresca o hálito, alivia a dor de dente e gengivite. O ácido cítrico dos limões pode corroer o esmalte. Por este motivo, é aconselhável aguardar um pouco para beber a água com limão depois de escovar os dentes, ou lavá-los antes de beber.

9. Hidratação

A água e o limão contribuem para a hidratação e para o sistema linfático. Se o corpo não é hidratado o suficiente, ele pode ter alguns sintomas, entre os quais a fadiga, o sistema imunitário deficiente, estresse, falta de clareza mental e energia, pressão arterial alta ou baixa, insônia e constipação.

10. Perda de peso

Beber água de limão pode estimular a perda de peso. Limões são ricos em pectina, uma fibra que ajuda a combater a fome súbita. Alguns estudos têm mostrado que aqueles que seguem uma dieta alcalinizante podem perder peso mais rapidamente. Confira aqui uma ótima matéria sobre dieta com água e limão.

Leia também:

seta ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

seta COMO CULTIVAR LIMÃO NO VASO

setaÁGUA DE BERINJELA: COMO FAZER E PORQUÊ FAZ BEM