Água de berinjela: como fazer e por que faz bem


A água de berinjela, dizem, faz muito bem para a saúde, sendo inclusive chamada em alguns casos de “água milagrosa” para perder peso, diminuir o colesterol ruim do sangue e melhorar nossa saúde. Será que todos esses benefícios são verdadeiros?

Por que a água de berinjela faz bem para a saúde?

A berinjela é um vegetal rico em fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Muito rica em antocianinas, o antioxidante que lhe confere a cor roxa, vejamos todos os benefícios conferidos à água de berinjela.

Água de berinjela reduz o colesterol

Muita gente procura beber água de berinjela para emagrecer e reduzir colesterol. Essa é a sua fama maior, inclusive muita gente jura ter emagrecido apenas bebendo água de berinjela. Mas não seria esse apenas um efeito placebo?

Segundo a nutricionista Beatriz Rocha, cientificamente, esse benefício de redução de colesterol não foi evidenciado em humanos. Mas graças às antocianinas presentes no vegetal, um antioxidante capaz de transformar gorduras boas em ruins, a berinjela poderia ser uma boa opção contra o colesterol ruim no sangue.

Segundo a nutricionista Giovana Morbi, ao deixar a berinjela de molho na água, as fibras solúveis presentes neste alimento se soltam, e esta água se torna rica em fibras solúveis. Este seria o segredo por trás da sua fama. No organismo estas fibras formam uma espécie de gel capaz de absorver parte do colesterol ruim e eliminá-lo.

Emagrece

Segundo a nutricionista Roseli Ueno, a água de berinjela não tem efeitos emagrecedores comprovados cientificamente, nem sobre a redução de colesterol. A berinjela em si, pode ajudar a emagrecer porque, sendo rica em fibras, ajuda na sensação de saciedade, assim, a pessoa come de menos. Mas com a água de berinjela o efeito não é esse, pois trata-se apenas de uma água que absorveu a cor do vegetal. Contudo, vale lembrar que, dependendo do caso, se a sensação de inchaço for devida à retenção hídrica, a água de berinjela, sendo diurética, pode ajudar o corpo a eliminar líquido e dar a impressão de emagrecimento.

Reduz a celulite

Ainda segundo a nutricionista Giovana Morbi, existe ainda um outro elemento contido na berinjela que ajuda na redução da gordura. Trata-se da saponina, uma substância que agiria, como seu nome sugere, como um detergente: rompendo moléculas de gordura presentes no sangue. Por esse motivo, a água de berinjela seria útil também na redução da celulite que é uma inflamação das células, que aumenta com a ingestão de gordura.

Previne doenças do coração

Pode-se dizer que a água de berinjela ajuda a prevenir doenças do coração, pois reduzindo o colesterol, previne-se doenças cardíacas causadas pelas placas de gordura que se formam nas artérias, impedindo o correto funcionamento do sistema cardiovascular, podendo causar infarto e AVC.

Combate o envelhecimento precoce

A berinjela é um vegetal rico em antioxidantes como a antocianina e as vitaminas A e C o que ajuda o corpo a combater os radicais livres causadores de doenças e do envelhecimento precoce das células.

Água de berinjela é boa para o Sistema neurológico

A água de berinjela é considerada muito boa para o sistema cardiovascular e também para o sistema neurológico devido à sua alta taxa de potássio e baixíssimo teor de sódio.

Combate a retenção hídrica

Pode-se dizer ainda que a própria berinjela é diurética, portanto, por ser rica em água e ter poucas calorias é muito indicada para qualquer tipo de dieta. Além disso, a água de berinjela é muito poderosa para regular o intestino.

Contra a diabetes

A berinjela é considerada um dos melhores vegetais a ser consumido por quem sofre de diabetes, porque é rica em fibras e polifenóis, os quais podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Como fazer água de berinjela

É muito simples e fácil fazer água de berinjela. Em termos gerais, você precisa de uma berinjela média, de preferência orgânica. É necessário também água e uma jarra para seu preparo. Veja os ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 berinjela pequena ou metade de uma grande
  • 1 jarra ou garrafa de água

A forma de preparar a água de berinjela é tão simples quanto conseguir seus ingredientes. Primeiramente, é necessário limpar a berinjela lavando-a com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, pois assim eliminamos todas as possíveis impurezas tóxicas que podem ser encontradas no vegetal se não for orgânico. Em seguida, após a aplicação do vinagre (que pode ser substituído por outro caso não tenha o de maçã) é necessário enxaguá-la bem com água corrente para nos certificarmos que não tenha gosto do que foi usado para sua limpeza.

Com a berinjela limpa, cortamos rodelas com mais ou menos 1 centímetro e meio de espessura. Aqui é importante notar que nós devemos manter a casca, pois ela também possui as propriedades benéficas da berinjela.

Tendo a berinjela cortada, adicionamos cuidadosamente cada rodela à nossa jarra ou garrafa. Quando toda a berinjela estiver depositada, colocamos então a água.

Com isso o preparo da água de berinjela está feito, mas é necessário nos atentarmos ao fato de que ela deve descansar na geladeira a noite toda, então o recomendável é que o suco seja feito à noite antes de se deitar.

É possível também adicionar limão à água de berinjela. Por ter um leque de vitaminas igualmente benéficas, o limão ajudará a água de berinjela a ter suas propriedades potencializadas, alcançando resultados ainda mais surpreendentes com o seu consumo. Consumir a água de berinjela é bom para o corpo e trará efeitos saudáveis para o nosso cotidiano.

Quanta água de berinjela tomar por dia?

Patrícia Elias, esteticista, recomenda um litro por dia por no máximo 3 meses. Ela dá uma receita levemente diferente da nossa.

Ideal consumir a água de berinjela fresca. Use a berinjela que sobrar para fazer adubo orgânico ou conserva de berinjela no vinagre ao óleo.

Contraindicações

Algumas pessoas são alérgicas à berinjela, que contém uma proteína, a histamina, que pode causar alergia.

Além disso, assim como tomates, pimentões, pimentas e batatas, a berinjela é uma solanácea e contém uma substância chamada solanina.

A solanina pode causar distúrbios intestinais e desconforto gástrico.

Fora isso, como vimos, a água de berinjela não faz milagres nem para emagrecer nem para reduzir o colesterol. Na dúvida, para emagrecer ou reduzir colesterol, consulte um médico ou um nutricionista. As informações aqui contidas não substituem uma visita pessoal ao médico.

Talvez te interesse ler também:

RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

10 ALIMENTOS QUE FARÃO VOCÊ PERDER A FOME SEM GANHAR PESO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...