Como purificar o fígado depois das festas: os conselhos dos espertos

Entre o Natal e o Ano Novo, exageramos um pouco, ou demais, na mesa? Então é hora de se purificar, com particular atenção ao fígado e aos rins.

De acordo com especialistas, no entanto, chás de ervas e suplementos são de pouca utilidade se não começarmos realmente a seguir uma dieta mais leve.

De acordo com uma associação de nutricionistas italianos, a Andid, as repetidas refeições demasiadamente ricas em gorduras, típicas do período natalício e das festas do Ano Novo, podem exigir demais do nosso fígado e dos nossos rins, irritarem o intestino, mas também aumentarem o colesterol e os triglicérides.

Não se trata portanto somente de perder uns quilinhos a mais, mas de melhorar a própria alimentação para poder se purificar, protegendo nosso organismo e nossa saúde.

Assim, os especialistas recomendam uma dieta saudável baseada em frutas, vegetais e alimentos pouco temperados. A dieta leve deve ainda ser acompanhada de atividade física.

Os especialistas da Andid sugerem de usarmos como tempero apenas o azeite de oliva cru e de reduzirmos, o tanto quanto possível, a gordura para iniciar um período de desintoxicação em que devemos também beber muita água.

Devemos também reduzir os açúcares simples e o consumo das bebidas alcoólicas. Os especialistas aconselham introduzirmos mais grãos integrais e fontes de proteínas vegetais como as leguminosas em vez de comer carnes e queijos. Sim para os vegetais crus, cozidos em água ou a vapor, e não às verduras fritas ou demasiadamente cozidas com óleo.

Para recuperar o equilíbrio alimentar após as festas então, bastaria considerar estas poucas dicas, seguindo uma dieta mais saudável e fazendo algum movimento físico, inclusive dançando. Além disso, vários líquidos, desde água, aos chás gelados, passando pelos centrifugados e sucos especiais para ajudar na desintoxicação.

Veja abaixo outras dicas de alimentos e bebidas que ajudam a purificar o fígado e...feliz Ano Novo com muita saúde e energia!

Leia também:

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

CONHEÇA 10 ALIMENTOS QUE PURIFICAM O FÍGADO

SUCO DE COUVE: DESINTOXICA, EMAGRECE E DÁ ENERGIA!

10 RECEITAS DE ÁGUA AROMATIZADA

Fonte foto:  Runners Kitchen