Vitamina C pode fazer tão bem quanto atividades físicas

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A vitamina C é uma grande amiga da saúde. De acordo com um novo estudo, tomar esta vitamina todos os dias, poderia trazer os mesmos benefícios que uma caminhada diária faz para o sistema cardiovascular.

É o que foi revelado por uma pesquisa realizada pela University of Colorado Boulder, apresentada na 14ª edição da Conferência Internacional sobre a endotelina, a Savannah International Conference on Endothelin.

Endotelinas são peptídeos que promovem constrição dos vasos sanguíneos e aumentam a pressão arterial.

Para os cientistas, tomar suplementos de vitamina C todos os dias pode trazer benefícios cardiovasculares semelhantes aos obtidos com o exercício físico regular em adultos.

Os vasos sanguíneos de adultos com excesso de peso ou obesos, apresentam uma elevada atividade da endotelina (ET-1), resultando em um estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Estudos anteriores haviam mostrado que o esporte ajuda a reduzir os níveis elevados de ET-1 mas esta pesquisa investigou se os suplementos de vitamina C poderiam melhorar a função dos vasos, diminuindo também o ET-1.

A equipe examinou a saúde de 35 adultos sedentários com sobrepeso ou obesos durante três meses. 20 voluntários tomaram suplementos diários de vitamina C e os outros 15, seguiram um programa de exercícios aeróbicos diariamente.

Os testes revelaram que uma dose adicional de vitamina C (500 mg) tinha reduzido a quantidade de ET-1 em quantidade similar à redução adquirida através da atividade física.

Contudo, Jessica Jones-Smith, uma especialista em nutrição humana na Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, diz que as novas descobertas seriam bem-vindas se abrandassem os impactos causados pela obesidade sem haver desvantagens.

Segundo a especialista, a ingestão moderada de suplementos de vitamina C é entre 30 e 180-mg por dia, e os 500 mg por dia usados na pesquisa é uma dose relativamente elevada. O limite máximo tolerável para adultos de vitamina C é de 2.000 miligramas, mas uma vez que é uma vitamina solúvel em água, uma dose exagerada seria excretada na urina, porém, poderia causar reacões adversas.

As queixas mais comuns de altas doses de vitamina C são a diarreia, náuseas, cólicas abdominais e outras perturbações gastrointestinais. A ingestão elevada de vitamina C pode também contribuir para a formação de pedras nos rins, especialmente em indivíduos com doenças renais.

A nova descoberta, que ainda deve ser aplicada a uma amostra maior de pessoas para confirmar os resultados, pode ser uma ajuda a mais no combate às doencas cardiovasculares.

Mas antes de sair correndo para comprar suplementos vitamínicos, lembre-se que é necessário consultar antes um médico.

Enquanto isso, não existem contraindicações para comer alimentos ricos em vitamina C que pode ser encontrada em várias frutas e vegetais: tomate, espinafre, laranja, kiwi, abacaxi, limão, morango, pimentões etc. É melhor consumir estes alimentos crus pois a vtamina C é sensível ao calor.

Já fazer uma caminhada ao ar livre, só faz bem, inclusive para a cabeça.

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