É mais fácil emagrecer expondo-se ao sol de manhã cedo

mais fácil emagrecer expondo-se ao sol de manhã cedo

A luz do sol, especialmente na parte da manhã, é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Agora, uma pesquisa enfatiza a importância da luz natural para o metabolismo, segundo o estudo, seria suficiente expor-se 20 minutos por dia no início da manhã para ficar em forma ou perder peso, se necessário.

O estudo vem de os EUA, foi conduzido pela Northwestern University Feinberg School of Medicine. De acordo com pesquisadores, a luz solar das primeiras horas da manhã permitiria ao Índice de Massa Corporal (IMC) manter-se em valores mais baixos, ou seja, seria mais fácil perder peso, simplesmente expondo-se à luz solar na faixa horária justa.

Para chegar a este resultado, fora analisada uma amostra de 54 pessoas durante sete dias. Todas as pessoas foram equipadas com um actinógrafo no pulso, um monitor para para medição dos parâmetros de exposição ao sol. Também foram calculadas a quantidade de calorias que cada pessoa assumia, levando em consideração seus IMC. Assim, verificou-se que aqueles que estavam ao sol pelo menos 20-30 minutos todos os dias das 08:00 às 12:00 tinham um índice de massa corporal muito mais baixo do que aqueles que se expunham ao sol em outros horários.

"Quanto antes se verificava a exposição à luz durante o dia, mais baixo era o índice de massa corporal dos indivíduos.", frisou Kathryn Reid. Assim, quem acordava cedo e pegava sol subitamente, tinha os melhores benefícios sobre a forma, independentemente da idade, sexo, número de horas de sono, atividade física, etc.

Por que tudo isso? Explicou o Dr. Phyllis C. Zee, principal autor do estudo, que "a luz é o agente mais potente para sincronizar o relógio biológico interno, que regula os ritmos circadianos, que por sua vez regulam o balanço energético." De acordo com os pesquisadores, a luz das primeiras horas da manhã é o mais brilhante e, portanto, seria capaz de agir sobre o metabolismo hormonal, favorecendo um peso corporal inferior.

O problema porém, é que não é fácil ter a oportunidade de ser expor à luz solar nesse horário, já que a maioria de nós trabalha em lugares fechados, dentro de casa ou fazendo longas viagens no carro, etc.

De acordo com especialistas, seria importante conseguir fazer uma pausa no trabalho para pegar um pouco de sol, mas mais importante seria que os escritórios e locais de trabalho, pudessem equipar-se de grandes janelas para deixarem entrar a luz natural.

Fonte foto: Stock.Xchng