No Dia Mundial do Sono, 7 conselhos para dormir bem


Um sono saudável é o que queremos – sempre – para estarmos de bom humor e viver bem. Palavra dos especialistas da Associação Mundial da Medicina do Sono, que agora promove a oitava edição do Dia Mundial do Sono.

Com o slogan “Quando o sono é bom, a saúde e a felicidade são abundantes“, este ano, o dia tem como objetivo reduzir o peso global dos problemas do sono sobre a sociedade, por meio da prevenção e gestão dos distúrbios do sono.

Sim, porque o mal-estar que surge quando uma pessoa não está dormindo bem ou quando está dormindo pouco, recai principalmente sobre a saúde: do deficit de atenção a um black out de memória em dificuldades de aprendizagem. A longo prazo, a má qualidade do sono pode estar associada a um maior risco de desenvolver obesidade, diabetes e pressão arterial elevada e não só isso, tudo recai também sobre as relações interpessoais e de trabalho.

Para quem acorda várias vezes durante a noite ou não descansa o suficiente é útil principalmente regular o ritmo vigília-sono, ir para a cama todas as noites e levantar todas as manhãs, no mesmo horário. Mas o que são, em geral, as boas regras a seguir para dormir bem e conseguir o sono certo?

1. Deite-se à noite e levante-se de manhã à mesma hora;

2. Evite ingerir álcool e bebidas com cafeína (chás e refrigerantes incluídos) pelo menos quatro horas antes de deitar. O mesmo se aplica para o chocolate, que contém estimulantes tais como a tiramina e feniletilamina, capazes de aumentar a libertação de noradrenalina:

3. No jantar não coma alimentos muito processados ​​que retardem a digestão. Por outro lado, existem certos alimentos que impedem a insônia, tais como arroz e outros alimentos que contenham triptofano;

4. Faça atividade física regularmente, especialmente no período da tarde, mas não antes de ir para a cama;

5. Mantenha uma temperatura confortável no quarto, tendo o quarto ventilado, evite barulho e luzes, tanto quanto possível e use uma cama confortável;

6. Banidos do quarto despertadores elétricos, telefones, tablets, celulares ou pc’s

7. Se você tem o hábito de descansar à tarde, 30 minutos de descanso são suficientes para corrigir os efeitos negativos da falta de sono, sobre o sistema imunológico e neuroendócrino.

Leia também:

Como se recuperar de uma noite sem dormir?

Insônia pode ser aumentada com luz emitida por laptops e tablets




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...