Ansiedade e estresse: 3 simples (mas poderosos) truques para combatê-los


Embora à primeira vista possam parecer triviais e óbvios, a recomendação é experimentar aplicar estes truques em tempos difíceis de forte ansiedade e estresse. Além de não custarem nada, funcionam para tanta gente porque muitas vezes as soluções vêm das coisas simples e básicas da vida.

1. Use afirmações positivas

Às vezes, quando uma pessoa se sente estressada ou ansiosa, pode parecer um pouco chato e inútil, mas é preciso parar por um momento para refletir sobre o porquê de estar se sentindo assim. Não seria talvez porque se continuam a repetir pensamentos, imagens e cenários, todos negativos, de que tudo está errado e sobre a possibibilidade, hipotética imaginária, de perder algo ou sofrer?

As pessoas que se torturam com pensamentos e hipóteses negativas, devem tomar consciência deste processo. Se continuam a repetir esses pensamentos em suas cabeças, não há espaço para soluções positivas que poderiam, no entanto, ajudá-las a resolver o problema que as assombra, abrindo suas mentes para possíveis soluções.

O que são afirmações positivas?

São palavras ou frases que devem ser repetidas várias vezes para se afirmar um pensamento específico.

Este é o modo em que formam as crenças negativas ou positivas em nossas vidas, quando mentalmente repetimos tantas vezes algumas coisas sobre nós.

No entanto, da mesma forma que criamos essas crenças negativas, podemos mudá-las a nosso favor. Não parece fácil, mas vamos combinar que difícil não é tampouco.

Quando se sente medo, estresse ou ansiedade, deve-se fazer força para usar uma afirmação específica para redirecionar o foco do pensamento.

Para que essa estratégia funcione, é preciso usar palavras e frases adequadas à situação, e que fariam com que a pessoa se sentisse bem emocionalmente. As afirmações precisam ser usadas de modo a não deixar espaço na mente para possíveis suposições negativas.

Exemplo:

Se você está ansioso porque tem medo de ter uma doença grave, pode tentar uma afirmação como:

“Sou saudável, estou bem, minha mente é brilhante e a minha alma está tranquila.”

Se você terá que passar por um tratamento de saúde, pode afirmar: “Sou forte e vou ficar bem, a medicina moderna é avançada e vai dar tudo certo.”

Se você está estressado porque alguém te fez uma coisa errada:

“Eu perdoo aqueles que me fizeram mal no passado e eu pacificamente me desapego deles.”

Aviso:

Obviamente, as afirmações não vão resolver os problemas como que por magia, mas servem para relaxar enquanto não encontramos uma solução, que por natureza virá mais cedo ou mais tarde, afinal, a vida é cíclica, altos e baixos vão e vêm, para todos: todos!

As vantagens do pensamento positivo criado com as afirmações, servem para acabar com as preocupações desnecessárias e para abrirmos a mente para possíveis soluções.

2. Meditação

A segunda ferramenta muito poderosa que uma pessoa pode usar é a meditação. Existem hoje centenas de estudos científicos que demonstram que a meditação é capaz de liberar o estresse e trazer muitos “benefícios colaterais” para a vida das pessoas.

Quando se pratica a meditação, a freqüência cardíaca e a respiração ficam mais lentas, a pressão arterial retorna ao normal e o oxigênio é utilizado de uma forma mais eficiente e útil para o corpo. As glândulas supra-renais produzem menos cortisol e o sistema imunológico se reforça.

Estes efeitos físicos criam um terreno fértil para uma mente mais clara e criativa.

As pessoas que praticam meditação acham mais fácil renunciar aos maus hábitos, que nos puxam quando estamos nas horas difíceis de ânsia e estresse, tais quais, cigarro, álcool e outras drogas.

3. Desintoxicar o corpo

Na maioria dos casos, se uma pessoa é uma presa fácil para o estresse e para a ansiedade, é muito provável que o seu corpo esteja cheio de toxinas. Estas toxinas podem ser geradas a partir do próprio estresse, dos alimentos que comemos, dos objetos que usamos, do ar que respiramos e por tantos outros outros fatores.

O nosso sistema imunológico seria capaz de eliminar a maior parte destas toxinas, se não fosse pelo fato que, hoje em dia, somos expostos a uma quantidade excessiva de substâncias tais, que se acumulam no corpo e acabam causando estresse, enfraquecimento da resistência imunológica, inflamação e fadiga crônica.

Daí a importância de se desintoxicar para experimentar uma maior clareza mental e manter-se longe da ansiedade e do estresse.

Talvez te interesse ler também:




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...