Saúde: 5 indicadores do nosso corpo

indicadores da Saúde do nosso corpo

A observação dos sinais que o nosso corpo nos envia, por meio do aspecto de algumas de suas partes, como a pele, unhas, cabelos, mãos e língua, pode nos ajudar a identificar a presença de alguma doença em curso, quer seja por uma escassez nutricional, que pode ser resolvida facilmente, quer seja por algum outro motivo mais grave. Particularmente a pele, é capaz de traduzir mensagens em sinais visíveis que o corpo nos envia do seu interior. Entenda alguns sinais.

1. Unhas

É possível determinar, observando a aparência das nossas unhas, se algo em nosso corpo não está funcionando bem. Por exemplo, as linhas verticais nas unhas podem ser um sinal de carências nutricionais, ou uma baixa ingestão de ferro. Já as listras horizontais, podem indicar que não estamos ingerindo bastante cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina A. Unhas muito pálidas e sem brilho, podem ser um sinal de anemia, ou problemas com os rins ou o fígado.

2. Língua

A aparência da nossa língua está particularmente relacionada à condição do nosso coração e do funcionamento do nosso estômago, de acordo com uma declaração de Noboru B. Muramoto, autor do livro Healing Ourselves: A Book to Serve As a Companion in Time of Illness and Health : Based on the Lectures and Teaching of Naboru Muramoto, uma língua saudável deve ser cor de rosa e apresentar uma superfície áspera com pequenas hastes. A presença de manchas ou aftas podem indicar problemas de estômago. É importante considerar a cor da língua. Se for pálida, pode haver presença de um estado de anemia. A cor branca pode indicar uma infecção ou a presença de uma gastrite ou úlcera gástrica ou mesmo uma condição de estresse. Se apresenta uma cor escura, castanho ou preto, a causa pode ser o fumo, uma infecção bacteriana ou uma gastrite. A cor amarela pode indicar problemas com o fígado. A língua seca pode ser ligada a uma desidratação, diabetes ou distúrbios renais, enquanto a língua geográfica pode indicar uma condição alérgica.

3. Cabelos

De acordo com especialistas da Universidade de Nápoles Federico II, os nossos cabelos, bem como as nossas unhas, podem ser considerados como um dos indicadores da presença de doenças que afetam o corpo. A perda ou a fragilidade que leva à quebra dos cabelos, pode indicar a presença de deficiências de vitaminas, minerais ou aminoácidos. No que diz respeito ao diagnóstico de doenças sistêmicas, a perda de cabelos, em muitos casos, pode ser um sinal clínico relacionado a pneumonia, hipertireoidismo, meningite, diabetes mellitus, pancreatite e influência.

4. Mãos

De acordo com a medicina oriental, as mãos representam uma parte muito importante a ser observada no corpo para averiguação de presença de doenças. Se os dedos são longos e finos e a palma da mão é estreita isto poderia ser um sinal de uma constituição frágil e de uma saúde delicada. As veias na parte de trás da mão não devem ser visíveis e se elas forem salientes pode ser um sinal que indica a necessidade de beber menos. A pele da mão se for muito grossa pode indicar que o indivíduo está comendo de maneira pouco equilibrada, ingerindo por exemplo, excesso de sal ou proteína animal.

5. Pele

A pele é um órgão extenso do nosso corpo e através dela é possível identificar alguns sinais relativos ao estado geral de saúde do organismo. A presença de manchas arroxeadas pode indicar uma deficiência de vitamina C. A palidez pode indicar anemia ou uma grave escassez de ferro no sangue. Alguns tipos de coceira ou vermelhidão podem ser um sinal de estresse. A presença de uma cor amarelada ou tendendo a laranja, especialmente nos pés ou nas palmas das mãos, pode ser um sinal de hipotiroidismo.

Leia também:

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

CERVEJA: 10 INESPERADOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

SORRIR, 15 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. TODOS OS PODERES DE UM SORRISO