Digital detox no fim de ano: dicas para desintoxicação da internet e smartphones

Digital detox no fim de ano

Muitos de nós nos tornamos viciados em Internet, smartphones e tablets, nossos companheiros fiéis de todos os dias, seja para os negócios como para o lazer. No entanto, uma vez que está chegando o final do ano, os feriados e as férias, por que não aproveitar a oportunidade para fazer um pouco de "digital detox"?

Cômoda, divertida e na moda, a tecnologia digital tem sido capaz de fazermos quase todos seus escravos (mesmo aqueles que inicialmente conseguiram resistir aos seus encantos!). É possível, no entanto, e mesmo necessário, resistir à tendência inexorável que nos direciona para à primeira conexão disponível.

O tempo mínimo para a desintoxicação são 24 horas, mas, na realidade, o ideal seria que, para evitar o uso de cada tipo de dispositivo, incluindo a televisão, ficássemos longe da rede durante pelo menos 72 horas. Quem diz isso é Keith Ferrazzi, autor norte-americano de dois best-sellers sobre a desintoxicação digital, uma prática que, resumidamente, proporciona bem-estar e melhora as relações interpessoais.

Aqui vão 5 dicas para colocar em prática o digital detox de fim de ano:

PLANEJAR UM PERÍODO: Primeiro você tem que escolher o melhor momento para desintoxicação do excesso de tecnologia. As férias de fim de ano são o momento perfeito, porque todo mundo está ocupado com a família e amigos e, portanto, não se surpreenda se você não está conectado e menos disponível para responder aos e-mails, mensagens, solicitações de Facebook, etc.

Leia também: Ansiedade: verificar o e-mail com muita freqüência aumenta o estresse

AVISE A TODOS: os amigos que te conhecem como o grande usuário dos sistemas de alta tecnologia e comunicação, não devem se preocupar com o seu sumiço digital: avise-os que você estará off-line, com respostas automáticas por e-mails, mensagens de voz, etc. Isso permite que você se concentre nas pessoas que você está vendo pessoalmente, recomenda Ferrazzi.

ALTERNATIVAS DIVERTIDAS: se você é viciado em internet e smartphones, provavelmente é porque usar-lhes te dá satisfação, e a maior parte do tempo é muito divertido mesmo. Mas, para garantir que a desintoxicação seja bem sucedida, é importante encontrar alternativas que possam ser atraentes para você, como caminhadas ao ar livre, choppinho com os amigos e jogos em companhia deles.

Leia também: Os jogos de tabuleiro são bons para o cérebro

AMBIENTE FAVORÁVEL: faça desaparecer da vista todos os objetos de tentação: controles remotos, computadores, dispositivos eletrônicos de todos os tipos. Como se costuma dizer “o que olhos não veem, o coração não sente”! Se você puder esquecer, pelo menos por um tempo, a existência da rede, o digital detox sera mais fácil.

TORNE A USAR A TECNOLOGIA COM CRITÉRIOS: talvez um curto período de digital detox possa fazer com que você entenda que é possível pode viver bem sem tanta tecnologia por perto, ou pelo menos limitar a sua utilização, como enfatiza Ferrazzi: "Lembre-se que você é quem domina os dispositivos, e não o contrário, aproveite o retorno à hight-tech para dar novas prioridades à sua utilização.

…E um bom descanso :) Boas férias!