Jovem de 20 anos fica parcialmente cega usando celular ao sol


Sol e celular não combinam! Usar o telefone em baixo de sol pode ocasionar danos oculares perigosos. Principalmente em praias, evite mexer nos dispositivos móveis.

Pode parecer besteira, mas estes casos podem provar:

Não use celular ao sol!

O caso mais recente foi o de uma jovem de 20 anos na Espanha, que perdeu parcialmente a visão depois de estar na praia e usar seu celular por algumas horas.

Os médicos a diagnosticaram com maculopatia solar, uma doença ocular que geralmente ocorre em pessoas que olham diretamente para o sol.

No caso, foi causada pela luz do sol refletida na tela do aparelho.

A paciente explicou que não havia olhado diretamente para o sol, mas relatou ter ficado no celular aproximadamente durante 3 horas.

Exames mostram que tal lesão na mácula, pode ser uma lesão bilateral causada pela absorção de parte da retina de energia radiante.

A lesão resulta em sintomas como:

  • ofuscamento;
  • diminuição da visão;
  • e escotoma central (um ponto cego no campo visual central que pode persistir no olho direito, causando uma redução permanente da visão central).

Também na Espanha, ocorreu um caso semelhante com um homem de 30 anos, que usou seu tablet por 4 horas tomando sol no terraço de sua casa.

Ele foi diagnosticado apresentando em ambos os olhos uma maculopatia solar que evoluiu para um escotoma central bilateral.

Os oftalmologistas explicam:

“Quando o brilho dificulta a leitura na tela de um dispositivo móvel, o usuário pode evitar a luz refletida simplesmente inclinando a tela, mas quando a fonte do ruído está ao redor da luz difusa, o usuário tende a aumentar o brilho da tela recebendo a radiação refletida.

O reflexo da luz solar de uma tela de visualização deve ser considerado um possível fator de risco para o aumento da radiação solar e o consequente risco de maculopatia solar”.

Nossos olhos ficam extremamente expostos ao sol, vamos cuidar deles?

Se você deseja ler na praia, prefira os livros do que as telas do celular, a radiação solar pode ser refletida pelos monitores.

Lembre-se de usar óculos de sol “adequadamente filtrados” e evite olhar diretamente para o sol.

Um viseira ou boné também pode ser interessante.

Se cuide, se proteja!

Fontes: 

  1. fanpage.it
  2. Journal of Medical Case Reports

Talvez te interesse ler também:

Chega de relações virtuais! Como conhecer pessoas fora da internet?

Celular faz mal à vida e, sequer melhora a comunicabilidade

Nada de smartphones e tablets às crianças menores de 2 anos. Palavra de pediatra




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...