Óleo essencial de lavanda: 10 usos fantásticos para a saúde e o bem-estar


O óleo essencial de lavanda é um dos óleos essenciais mais usados por conta de sua delicadeza e por não ser irritante para a pele. Tem ainda propriedades calmantes e relaxantes. O óleo essencial de lavanda é o símbolo da aromaterapia e não tem contraindicações (com exceção de algum tipo de alergia específica relacionada a essa planta).

O conselho na aromaterapia é usar o óleo de lavanda officinalis, que é considerado um verdadeiro remédio natural. Por exemplo, o óleo essencial de lavanda acalma os nervos, relaxa os músculos, é antidepressivo, antitensão muscular, facilita o sono, é antisséptico e antibacteriano e promove a digestão.

Se você está indeciso sobre qual óleo essencial comprar, escolha o óleo essencial de lavanda. É realmente polivalente e, provavelmente, você não vai servir aos outros para os problemas comuns da vida cotidiana.

Aqui estão alguns dos principais usos do óleo essencial de lavanda na vida cotidiana.

Aromaterapia

Aromaterapia com óleo essencial de lavanda, da seguinte forma: simplesmente despeje em um difusor de óleos essenciais (rechaud) um pouco de água e somente uma gota de óleo essencial de lavanda para cada metro quadrado da sala ou ambiente no qual você está. Dessa forma, a fragrância do óleo vai se espalhar no ambiente, dando-lhe relaxamento.

Sono sereno

Para dormir melhor e passar noites tranquilas, tente colocar na mesa de cabeceira ao lado do travesseiro ou um tecido embebido com óleo essencial de lavanda. Outra ideia é preparar uma almofada de pelúcia com flores de lavanda secas e adicionar algumas gotas de óleo essencial. Esse método também é adequado para crianças.

Picadas de insetos

Vários remédios naturais que servem para picadas de insetos são baseados no óleo essencial de lavanda. O óleo essencial de lavanda é tão delicado que pode também ser usado puro, mas, por conveniência, pode-se derramar apenas uma ou duas gotas de uma colher de chá de gel de aloe vera, para uma aplicação fácil na pele.

Os sais de banho e para pedilúvio

Se você deseja dedicar um banho ou um cuidado especial para os pés, você pode usar o óleo essencial de lavanda, que irá ajudar a aliviar a tensão. Coloque na bacia de escalda-pés 2 colheres de sopa de sal e 4 gotas de óleo essencial de lavanda – podendo chegar a 1 xícara de sal grosso e 10-15 gotas de óleo essencial de lavanda para a água na banheira.

Desodorante ecológico

Com o óleo essencial de lavanda, pode-se preparar uma base de bicarbonato de sódio para um desodorante ecológico, que será aplicado na pele com uma esponja de pó. Basta misturar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 4 gotas de óleo essencial de lavanda. Armazene em um pote e use-o quando necessário, aplicando-a na pele como se fosse um talco. Para um desodorante ainda mais perfumado, você pode adicionar 2 gotas de óleo essencial de gerânio.

Massagem

O óleo essencial de lavanda é útil para massagens, antistress e relaxamento muscular. Pode ser usado puro ou misturado em pequenas quantidades com o gel de aloe vera ou com uma base de óleo vegetal, tal como óleo de amêndoa doce. A massagem com óleo essencial de lavanda é indicada em casos de artrite reumatoide.

Anticaspa

Uma das muitas utilidades do óleo essencial de lavanda diz respeito ao tratamento da caspa. Massagear o couro cabeludo regularmente com óleo essencial de lavanda ajuda a ativar a circulação sanguínea, relaxa e poder ser útil no combate à caspa.

Inalação

O óleo essencial de lavanda é útil para fazer inalações para o tratamento de rinites e sinusites. Despeje 5 gotas de óleo essencial de lavanda em uma panela com um litro de água fervente e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Mexa e respire a fumaça, cobrindo sua cabeça com uma toalha para não dispersar o vapor.

Compressa de lavanda

É possível fazer compressas de lavanda quente ou fria, dependendo do tipo de dor a ser tratada. Compressas frias são úteis para contusões, enquanto compressas quentes, são recomendadas, por exemplo, para a dor de garganta e espasmos musculares. Mergulhe um pano ou gaze em água quente ou fria e aplique algumas gotas de óleo essencial de lavanda antes de colocá-la como uma compressa sobre a área a ser tratada.

Acne

O óleo essencial de lavanda é um dos mais indicados para o tratamento da acne, de acordo com a aromaterapia. Inibe as bactérias que podem causar infecções da pele e ajuda a equilibrar a secreção de sebo cutâneo, além de reduzir o risco de formação de cicatrizes. Você pode adicionar uma pequena quantidade de óleo essencial de lavanda em gel de aloe vera ou uma base de creme para o rosto como proteção extra, antes de aplicá-la para a pele em áreas críticas afetadas pela acne.

Você tem outras sugestões sobre a melhor forma de usar o óleo essencial de lavanda? Conta pra gente!

Leia também:

ÓLEO DE MELALEUCA: SUAS MIL UTILIDADES, PROPRIEDADES E COMO COMPRÁ-LO

8 REMÉDIOS NATURAIS PARA O VERÃO – E QUE REALMENTE FUNCIONAM!

AROMATERAPIA: PRINCIPAIS ÓLEOS E UTILIZAÇÕES

Fonte fotos: healthambition.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Marcia S Brasil
    Publicado em 30/12/2020 às 10:05 pm [+]

    Site maravilhoso!


  2. Daia Florios
    Publicado em 02/01/2021 às 11:53 am [+]

    GRATIDÃO INFINITA. É feito com muito amor <3


  3. bruno
    Publicado em 16/02/2021 às 3:52 am [+]

    eu virei fã da aromaterapia, achei que era bobagem ate um amigo me presentear com um oleo essencial e olha que nem tenho difusor ainda, tenho um para foco e outro para melhorar o sono, coloco um pouco nas partes de madeira e um pouco no algodão.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...