Contato físico é remédio natural contra dor, ânsia e depressão, diz estudo


Um estudo recente, publicado na revista Nature Human Behavior, mergulhou nas profundezas do contato físico para revelar seus impressionantes benefícios para nossa saúde física e mental. Abraços, carícias, massagens e até mesmo interações táteis com dispositivos foram examinados, revelando uma vasta gama de efeitos positivos, dependendo do tipo de toque, sua frequência e duração, bem como a pessoa com quem interagimos.

Conduzida por uma equipe de pesquisa europeia, a análise abrangeu uma ampla revisão de 137 estudos quantitativos e 75 estudos qualitativos, totalizando uma impressionante amostra de 12.966 participantes.

Os resultados destacam que o contato físico pode aliviar a dor, reduzir a ansiedade e combater a depressão em adultos e crianças. Além disso, benefícios significativos foram observados em bebês, incluindo regulação da temperatura, ganho de peso e melhoria na respiração.

Uma descoberta intrigante foi a constatação de que nem todo tipo de toque produz os mesmos efeitos, especialmente quando se trata da saúde física versus mental. Enquanto o contato humano tende a oferecer mais benefícios para a saúde mental, os toques produzidos por objetos, como robôs massageadores, também demonstraram vantagens para a saúde física.

Outro aspecto relevante é a importância da frequência do contato. Descobriu-se que uma maior frequência de interações táteis está positivamente associada à redução da ansiedade, depressão e dor em adultos.

Esses achados promissores destacam a importância do contato físico para preservar e melhorar nossa saúde. Eles sugerem que intervenções táteis podem ser sistematicamente empregadas como uma abordagem eficaz para promover o bem-estar físico e mental em diferentes faixas etárias. Com uma compreensão mais profunda dos efeitos do contato físico em nossa saúde, podemos explorar seu potencial como uma ferramenta terapêutica valiosa, tanto para indivíduos quanto para comunidades.

O estudo A systematic review and multivariate meta-analysis of the physical and mental health benefits of touch interventions foi publicado na Nature Human Behavior.

Leia também:

Por que sentimos fome de pele e temos vontade de abraços?

Amigos são analgésicos naturais mais eficazes que a morfina

Estar apaixonado é melhor que qualquer analgésico para dor

Endorfina: o que é e como produzi-la naturalmente

Ocitocina: como elevar naturalmente o Hormônio do Amor

Como o tato e o toque têm o poder de aliviar a dor e o luto

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...