Elevação da temperatura pode contribuir com aumento dos casos de câncer de pele


Tem sido cada vez mais preocupante o aumento constante da temperatura no Planeta. Inúmeros problemas de saúde podem ser desencadeados por uma exposição a um calor que o ser humano não está acostumado a aguentar. Uma dessas possíveis consequências é o aumento nos casos de câncer de pele. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford (Reino Unido) mostra que, a cada grau a mais de temperatura, os casos de câncer não-melanoma podem crescer em até 5%.

O câncer de pele não-melanoma é o tipo mais frequente e responde por cerca de 30% dos casos de tumores malignos, de acordo com o Ministério da Saúde. Ele ocorre em regiões mais expostas ao sol, como rosto e pescoço, e apresenta feridas que não cicatrizam. A pesquisa do Reino Unido foi feita com base em uma revisão de estudos. No entanto como o experimento foi feito com animais, ainda não há exatidão sobre os resultados em seres humanos. De todo modo, já é de conhecimento geral que a exposição solar excessiva pode prejudicar a saúde da pele, especialmente a radiação UVA e UVB, que provoca queimaduras, vários tipos de câncer, manchas e envelhecimento precoce.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a cada triênio a expectativa é que surjam 220.490 mil novos caso de câncer de pele não-melanoma.

Proteja-se!

Os especialistas recomendam que a melhor forma de evitar os danos nocivos da exposição solar é o bom e velho protetor solar, que deve ter um fator de proteção mais alto para o rosto (acima de 30). Vale lembrar de reaplicar o produto a cada 2 horas e utilizar acessórios, como chapéus e bonés para reduzir os danos. Evitar se expor ao sol entre 10h e 16h (hora de maior radiação ultravioleta) também é indicado.

Caso note manchas que descamem, sangrem ou cocem, feridas que não cicatrizam ou mudança no tamanho, forma e cor das pintas, procure um dermatologista. 

Fontes:

  1. Folha de São Paulo
  2. Revista Galileu

Talvez te interesse ler também:

Lâmpadas para secar esmalte podem aumentar risco de câncer de pele

Área entorno aos olhos sem protetor solar é chamariz para câncer de pele

Jovem de 14 Anos Revoluciona com Sabonete Anticâncer Acessível

Aplicativo detecta câncer de pele

É possível evitar câncer? Pesquisadores da Yale revelam se e quanto

Use protetor solar: o alerta de Wolverine contra o câncer de pele‏




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...