Cinquentões: nunca é tarde para correr. Veja os benefícios e boa corrida!


Sempre é tempo de se começar, isso a gente sabe mas, fica aquela dúvida sobre que cuidados ter, não é? Claro, a gente é sedentário, nenhuma novidade e, daí a começar logo amanhã cedo uma corrida, gente, menos!

Menos mas sem desanimar. Vamos ver algumas dicas que podem ajudar a por em prática essa mudança na sua vida.

Já que você até gosta da ideia de correr como exercício, e esse é o primeiro passo importante – fazer aquilo que nos dá prazer – então, vamos ver o que é preciso para que a corridinha diária seja em prol da sua saúde.

DICAS PARA COMEÇAR A CORRER DEPOIS DOS 50

  1. Correr é bom. Correr é bom para a saúde do coração mas, para isso você precisa ter joelhos, e tornozelos, que aguentem o exercício. São estas as partes do teu corpo que vão sofrer maior sobrecarga. Vá ao médico e peça uma avaliação.
  2. É preciso, também, saber se você tem alguma outra condição de saúde que desaconselhe um esforço maior – problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, problemas respiratórios – e, se as tiver, siga os conselhos do seu médico sobre como realizar sua atividade preferida, correr, ou então substituí-la por outra que não o vá a sobrecarregar mais da conta.
  3. Para evitar as lesões articulares você deverá se munir de bons sapatos, fazer aquecimento e alongamento antes de iniciar a corrida e, uma dica importante: ao correr, aterre o pé com a parte dianteira da planta, para amortecer o impacto no calcanhar.
  4. Uma outra técnica que também ajuda a reduzir as lesões nos tornozelos e joelhos é o Chi Running. A dica é correr com passos curtos colocando o peso do corpo sobre a metade do pé aliviando o impacto no calcanhar e tornozelo e, consequentemente, nos joelhos.
  5. Outra boa dica é você não começar a correr sem antes, durante um bom tempo, fazer uma caminhada. O objetivo é aumentar a intensidade da caminhada até que seu corpo esteja apto à corrida: comece caminhando, aumente o ritmo da caminhada, passe para uma corrida lenta, aumente o ritmo da corrida. Essa técnica é o walk-to-run.
  6. Agora, se o seu desejo é correr em grupo, o ideal é o running. Nessa modalidade você vai se beneficiar da companhia de amigos, familiares, parceiros, em uma atividade coletiva que incentiva o exercício o que tornará a corrida bem mais agradável.

NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR

Correr, andar rápido, caminhar ou dançar são ótimas atividades para driblar o sedentarismo da vida urbana, melhorando sua condição de saúde, em geral e, principalmente, sua função cardiorrespiratória.

E, bem, se tiver como, vá correr, ou só caminhar, em algum parque ou área vegetada, o mais natural possível pois, assim você também se beneficiará do contato com a natureza, tomando um verdadeiro banho de floresta!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...