Fazer esporte quando se está nervoso, estressado, aumenta o risco de infarto


Quantas vezes já aconteceu de ir para a academia depois de uma briga ou de uma crise de revirar os nervos? Provavelmente já aconteceu com todo mundo mas, de acordo com um novo estudo, fazer isso pode triplicar o risco de sofrer um ataque cardíaco.

Todos sabem que a prática de esportes é boa para a saúde e que os benefícios da atividade física nos ajudam a cuidar do corpo e da mente, mas uma nova pesquisa coordenada pela Universidade de McMaster no Canadá e publicada na revista Circulation da American Heart Association afirma que o estresse físico combinado com pane emocional pode levar o nosso coração ao tilt.

O estudo envolveu mais de 12 mil pacientes com idade média de 58 anos, residentes em 52 países do mundo e que já tinham tido um ataque cardíaco. A eles fora perguntado que tipo de estresse haviam tido no dia anterior ao ataque cardíaco que sofreram.

Analisando todas as respostas, os pesquisadores descobriram uma ligação entre estados emocionais e desporto. 14% dos voluntários tinham tido um ataque cardíaco durante a atividade física, outros 14% lembram-se de terem estado nervosos, com raiva ou estressados.

“Os estímulos extremos, emocionais e físicos, têm efeitos semelhantes sobre o corpo. Ambos podem aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, alterar o fluxo do sangue através dos vasos e reduzir a sua oferta para o coração”, disse Andrew Smyth, principal autor do estudo.

Então, quando o estresse físico é combinado com um forte estresse emocional, o risco de infarto pode até triplicar.

Isto, que fique claro, não significa que você não deve mais praticar esportes e que os pacientes com doenças cardíacas devem eliminá-lo de suas de suas vidas, mas apenas que é preciso evitar a prática de qualquer atividade física quando se está muito irritado ou estressado. Nestes casos, é melhor descansar um pouco, beber um chá calmante, respirar fundo e tentar se acalmar.

Leia mais sobre esportes e tempo livre:

BASTA 1 HORA DE MOVIMENTO AO DIA PARA CONTRASTAR 8 HORAS DE SEDENTARISMO

UM EXERCÍCIO SIMPLES E COMPLETO: PULAR CORDA CONDICIONA, TONIFICA E EMAGRECE

GINÁSTICA OLÍMPICA PREJUDICA O CRESCIMENTO?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...