Afinal, o que comer antes e após a prática de exercício físico?


É muito comum quem pratica exercícios físicos regularmente ficar em dúvida sobre o que comer antes e após os treinos. Uma reportagem da BBC explica como se alimentar bem e melhor quando se pratica exercícios físicos.

Segundo o treinador esportivo Jesus Madrid Mateu, coordenador na Mocri, uma empresa que trabalha com atletas de Fórmula 1 e de golfe, “o equívoco mais comum é acreditar que, para melhorar fisicamente, deve-se parar de comer”. Ele enfatiza que o importante é mudar a composição corporal, que não quer dizer ingerir menos calorias, mas melhorar a qualidade e quantidade do que se come.

Mas quais seriam os alimentos mais adequados de se comer antes, durante e após o treino? Segundo o treinador, a comida antes e após o treino é a mais importante, devendo ser ajustada de acordo com a atividade física praticada.

Antes do exercício

A nutricionista Cynthia Zyngier, especialista em esportes, defende que o principal é a refeição antes do exercício. É estimado que um treino cardiovascular em academia gaste cerca de 900 calorias. “É aconselhável comer carboidratos complexos, como massas, arroz, batatas, pão e vegetais cerca de duas horas antes da prática”, explica.

Esses alimentos têm rápida absorção pelo organismo e fornece a ele muita energia. Se você não dispõe dessas duas horas antes do treino, sobretudo pela manhã, o ideal é comer carboidratos simples, encontrados no leite e derivados, pois são digeridos mais rapidamente.

Antes de ir para a academia, você não deve comer alimentos que deixem o seu estômago ocupado. Segundo Zyingier, duas coisas são fundamentais: “não comer alto teor de gordura ou de fibra. Esses geralmente demoram cinco ou seis horas para serem digeridos”. Logo, evite pão integral, cascas de frutas e outros alimentos integrais. A explicação se deve porque “quando você está fazendo a digestão, o sangue se concentra nesse processo e não na necessidade de dar ao corpo o necessário para se mover”, disse ela.

Durante o exercício

Não é muito comum que atletas se alimentem durante uma competição ou treino. Mas uma coisa não pode faltar nesses momentos: água. A água é essencial para manter o corpo hidratado.

“Se a atividade não dura mais de uma hora, o melhor é tomar entre meio litro e um litro de água. Nada mais. Se durar mais tempo, então você tem que começar combinando hidratação com açúcares, que geralmente vêm em bebidas esportivas “, explica a nutricionista.

Depois do exercício

Existem muitos mitos sobre o que comer depois do exercício, mas o importante é garantir ao corpo nutrição para a recuperação física.

“Para evitar ficar nesse estado de cansaço e exaustão, o ideal é consumir novamente algum tipo de carboidrato, como leite com chocolate, pão branco e alguma proteína”, afirma Zyngier.

De preferência, essa reposição deve ser feita imediatamente após o exercício, para que ele recupere todo o peso líquido perdido durante o treino.

Talvez te interesse ler também:

O QUE É QUE A ZUMBA TEM? FUNCIONA REALMENTE? EMAGRECE? DÁ MASSA?

OS 10 MELHORES ATLETAS VEGANOS DO MUNDO

10 DICAS PARA PERDER PESO RÁPIDO DURANTE OS EXERCÍCIOS

YOGA PARA INICIANTES: POSES, SEQUÊNCIAS E DICAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...