5 exercícios tibetanos para a saúde física e mental


A gente bem que sabe que é preciso se mexer para estar vivo, fazer exercícios para melhorar a saúde, enfim, a gente sabe mas não faz. Porém, esses 5 exercícios de que falarei a seguir são tão interessantes que poderão te conquistar.

Os exercícios tibetanos são antigos, pertencem a uma cultura muito longínqua da nossa e é praticado, como rotina, por monges tibetanos há milênios. Não há nenhum milagre nesses exercícios porém, sua prática diária te trará muitos benefícios para a saúde tanto física quanto mental.

A respiração é um fator importante, você sabe. E quando é aliada ao alongamento de músculos e tendões promove a liberação dos nós energéticos e acúmulos tóxicos que detemos no nosso corpo, por efeito do estresse diário.

Mas, o importante mesmo é que você crie o hábito de se exercitar e, essa sequência dos “5 tibetanos” é bastante tranquila e prazerosa.

Algumas dicas básicas

1. Na primeira semana, se você é uma pessoa saudável e em forma, faça cada um dos exercícios por 3 vezes ao dia

2. Mas, se você é sedentário, está acima do peso ou está meio adoentado, só faça 1 vez por dia cada um dos exercícios da série.

3. Porém, se você está obeso mesmo, no começo evite os exercícios 4 e 5 até que você desenvolva maior resistência e força física.

4. Só faça o que você se sentir bem em fazer. Então, você pode repetir os exercícios ou só fazer uma vez cada um na primeira semana e ir aumentando gradativamente (na segunda semana faça 2 de cada, na terceira, 3 e por aí em diante). Você também poderá fazer os exercícios de forma mais lenta ou mais rápida, como ficar mais confortável.

5. 21 é o máximo de repetições diárias que você deverá fazer, para cada exercício, independente da sua condição física. Para incrementar o programa varie a velocidade de execução da série.

6. Fazer mais de 21 repetições por dia poderá te causar desequilíbrios e afetar negativamente sua saúde. Não exagere.

7. Essa série de 5 exercícios estimulará a desintoxicação do seu organismo no que poderão resultar alguns sintomas mais desagradáveis de limpeza (diurese, diarréia, vômitos) e, por esse motivo o aumento deve ser paulatino e o limite de 21 sempre precisa ser respeitado.

8. Em caso de sedentarismo crônico, comece sua preparação incluindo uma pequena caminhada diária de meia hora ou uma série de alongamentos graduais, para aquecer seu corpo e músculos.

9. Nunca faça exercícios com o corpo frio.

10. Aproveite para iniciar uma dieta com redução de gorduras e açúcares, algum chá desintoxicante leve e bastante água pura. Isso vai ajudar na sua reabilitação e, se necessário for, até no emagrecimento e redução de gordura corporal. Evite alimentos de digestão difícil, que te causem alergias ou outros incômodos.

11. Não interrompa a série semanal por mais de 1 dia, em caso de necessidade. O melhor é fazer a semana completa. Após 21 dias ininterruptos o hábito estará firme em você e, a partir daí será uma necessidade inadiável o seu tempo de se exercitar.

12. Caso seu tempo diário seja curto, faça somente 3 repetições de cada exercício (após a 3º semana isso já é possível) que te levará não mais do que 5 minutos.

13. O melhor horário para você fazer essa serie dos 5 tibetanos é antes do café da manhã, em jejum mas, se isso não for possível, escolha outro horário do seu dia. O importante, no final das contas, é fazer os exercícios diariamente.

5 exercícios tibetanos

1º Exercício

ejercicios tibetanos 1

Girar sobre seu eixo, no sentido horário, inspirando. Quando precisar expirar, pare e expire. Recomece.

2º Exercício

Deite-se no chão, inspire levantando as pernas e juntando a cabeça ao peito, expire voltando à posição deitada.

ejercicios tibetanos 2

3º Exercício

ejercicios tibetanos 3

De joelhos, apoie os glúteos com as mãos, se alongue para trás inspirando, arqueando a coluna vertebral, volte para a frente, juntando a cabeça ao peito, expirando.

4º Exercício

ejercicios tibetanos 4

Sentada no chão com as pernas ligeiramente abertas, os braços retos apoiados junto ao corpo. Apoie o queixo no peito, faça a “ponte”. Inspire ao levantar o corpo, expire ao voltar para a posição sentada.

5º Exercício

ejercicios tibetanos 5

Deite de barriga para baixo, as mãos com as palmas apoiadas no chão ao lado do peito, os pés com os dedos flexionados, apoiados no chão. As mãos e os pés deverão ficar retos e no mesmo lugar. Suspenda os braços, inspirando e arqueando a coluna vertebral. Estire a cabeça para trás. Expire quando voltar no movimento, subindo os quadris e se apoiando nos joelhos. Outra vez a cabeça deverá ir para trás, concluindo o movimento. Após cada exercício, relaxe os músculos, respire normalmente.

Cuidado especial

Os movimentos de alongamento e outros que se realizam com os 5 tibetanos podem agravar algumas condições de saúde específicas – isso é real se você sofre do coração, tem esclerose múltipla, mal de Parkinson, artrites severa na coluna vertebral, pressão arterial alta não controlada, hipertireoidismo ou vertigens. Se for o seu caso, ou se tiver alguma dúvida ou receio, não hesite em consultar um bom médico antes de iniciar esta série.

Para te ajudar, encontrei este vídeo que, dentre vários, me parece muito bom. Está em espanhol, espero que não seja um problema para você.

Leia também:

PILATES: BENEFÍCIOS E EXERCÍCIOS PARA COMEÇAR

DOR NA NUCA: CAUSAS E 4 EXERCÍCIOS SUPER EFICAZES

YOGA PARA INICIANTES: POSES, SEQUÊNCIAS E DICAS

Fonte fotos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...