Por que criança deve ir para cama cedo?

  • atualizado: 
criança-dorme

Muitos pais têm dúvidas sobre a hora certa que as suas crianças devem dormir. Será que o ritmo das crianças deve acompanhar a vida contemporânea? Ou devemos manter as mesmas orientações dos nossos pais quanto à hora de dormir para os nossos filhos? Afinal, hoje temos tantas atividades que pode parecer difícil regular o sono das crianças com a correria do dia a dia.

Muitos especialistas dizem que esse "novo hábito" de colocar as crianças para dormir após as 22h deixa-as ansiosas e pode até provocar problemas de saúde e de comportamento, além de afetar o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, é importante estimular que a criança deite-se mais cedo, e toda a família deve se adaptar ao ritmo dela, segundo aconselha uma matéria da UOL.

Além de afetar o desenvolvimento das crianças, o dia a dia da família é, também, afetado pelo ritmo da criança que dorme cedo, pois ela dorme mais rápido. A hora que bate aquele soninho na criança é quando escure, uma vez que a melatonina (hormônio que estimula o sono ao indicar para o cérebro que é noite) é produzida das 20h às 21h30. Passado esse horário, a criança se agita novamente, porque o cérebro dela entende que já passou da hora de dormir.

Qual é a quantidade de horas necessárias para se dormir bem?

Em cada fase da vida, devemos dormir uma quantidade de sono para o nosso bem-estar. As crianças, por exemplo, têm a seguinte variação de sono para ser satisfeita:

0-3 meses: o tempo ideal de sono varia de 14 a 17 horas;

4 a 11 meses: as horas de sono recomendadas estão entre 12 e 15 horas, mas o alcance pode ser mais amplo, entre 10 e 18;

1 a 2 anos: dormir de 11 a 14 horas por dia, mas a faixa a ser mantida é de 9 a 16 horas;

3 a 5 anos: dormir de 10 a 13 horas, não mais que 14 horas e não menos de 8;

6 a 13 anos: sono de 9 a 11 horas, não inferior a 7 nem superior a 12.

Benefícios para a saúde da criança que vai cedo para a cama:

O site Macetes de Mãe dá algumas dicas para incentivar os pais a colocarem seus filhos na cama mais cedo. Confira!

1. Crianças que dormem cedo dormem melhor: as crianças que dormem cedo têm um sono mais tranquilo.

2. Crianças que dormem mais cedo acordam mais bem dispostas: em geral, se a criança vai dormir cedo ou tarde, no dia seguinte ela acorda no mesmo horário, o que acaba interferindo no humor dela (e no seu).

3. Crianças que dormem cedo ficam mais atentas e têm melhor desempenho escolar: o bom sono contribui para a memorização e a aprendizagem.

4. Crianças que dormem cedo tem menos tendência à obesidade: crianças com horário para dormir costumam ter horário para comer. Logo, comer "fora de hora" é menos habitual em crianças que vão para cama mais cedo.

5. Você terá mais tempo para você! Com o seu filho indo para cama mais cedo, você terá mais tempo para fazer atividades ou simplesmente não fazer nada e descansar.

Especialmente indicado para você:

CRIANÇA PRECISA DORMIR DE TARDE?

MELATONINA E SONO: USOS, DOSAGEM E EFEITOS COLATERAIS

DICAS PARA FAZER AS CRIANÇAS DORMIREM BEM

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!