Sucesso no TikTok: a modelo que faz faxina na casa de deprimidos


Uma modelo brasileira chamada Ellen Milgrau está fazendo o maior sucesso com um perfil inusitado no TikTok: o Faxina Milgrau. Nele, a modelo vai à casa de pessoas com depressão para fazer uma limpeza pesada no local, tentando levar ânimo à quem precisa.

Quem já teve depressão sabe como é: não dá vontade de sair da cama, de tomar banho, de comer…  nem de abrir a janela, imagine de limpar a casa.

Inspirada em um projeto pré-existente – o da finlandesa Auri Katariina que faz sucesso no mundo inteiro fazendo faxina na casa de pessoa com problemas físicos ou mentais – Ellen, com uma sua amiga publicitária, decidiram gravar o primeiro vídeo contando o caso de um amigo de Ellen.

O primeiro vídeo, na casa do amigo, fez  tanto sucesso que em poucos dias passou de 2 milhões de visualizações. Assim, deu-se o início de um projeto bem bacana, que está inspirando muita gente.

https://youtu.be/8t0FzAB_V20

Casos sérios

De um lado, voluntários querem ajudar, de outro pessoas pedem ajuda. Assim, o perfil começou a receber milhares de pedidos de pessoas com depressão, pedindo para que a equipe da Faxina Milgrau viesse dar uma mão.

Com exceção do primeiro vídeo, nenhum dos outros episódios revelaram a identidade dos participantes, apenas contavam os casos, sem falar os nomes.

Às vezes bate um desânimo e a última coisa que pensamos em fazer é em limpar a casa, até porque, essa é uma atividade que a maioria das pessoas não gosta de fazer. Esse foi um outro ponto pelo qual Ellen decidiu prosseguir com os videos: ela gosta de fazer faxina.

Limpar a casa é limpar a mente. Uma casa mal arrumada, bagunçada e suja atrai por si só desânimo e desesperança, imagine para quem tem depressão o que acontece se a casa vai acumulando lixo e sujeira.

Ellen conta casos de pessoas que estavam há 10 meses sem limpar a casa, então imaginem o que uma casa sem limpeza por tanto tempo pode ter: de tudo, rato, barata, formiga, comida estragada, mau cheiro…. de revirar o estômago só de pensar.

Inspire-se

À BBC Brasil, Ellen diz que não ganha, ainda, dinheiro com os videos do Faxina Milgrau mas que usa o perfil para promover seu trabalho de modelo, e para mostrar ao público um lado que as pessoas desconhecem: ela também sofre de depressão.

Com os vídeos viralizando, profissionais de saúde mental, psicólogos, etc estão se disponibilizando para ajudar em alguns casos.

Deprimido ou com depressão?

Depressão é um transtorno que adoece em muitos sentidos e precisa de tratamento. Mas nem sempre uma pessoa deprimida tem depressão. Estar deprimido é estar em um estado de desânimo motivado e passageiro. É normal sentir-se deprimido com a perda de alguém, com o fim de um relacionamento ou de um trabalho. Mas atenção se esse estado de tristeza demora muito para passar, pois pode se tornar depressão.

Se você tem algum amigo ou parente com a casa suja, talvez esse amigo possa estar deprimido ou com depressão. Mas claro que apenas isso não é um sintoma. Muita gente, ainda que deprimida, limpa a casa. Muita gente não limpa, ainda que feliz da vida afinal, o conceito de limpeza também pode ser pessoal (até certo ponto), pois quando as baratas começam a invadir casa é hora de faxinar.

De qualquer modo, essa história nos lembra da importância de ter uma casa limpa, seja para a saúde física que mental. Sujeira atrai animais que podem transmitir doenças.

Uma casa limpa é o começo do nosso bem-estar.

Se um amigo, um parente, até um desconhecido precisar daquela força para limpar a casa e sair da depressão, inspire-se na Ellen e ofereça ajuda. Você fará um bem inesquecível.

Talvez te interesse ler também:

O poder mágico da arrumação: como transformar os espaços e a vida

Mofo no banheiro é um perigo. Veja como evitar

Como acabar com pulga e carrapato dentro de casa naturalmente

Como tirar odor forte de cachorro da casa

Limpeza energética: o que é, benefícios, como fazer e mais!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...