Prêmio Nobel de Química 2021: com a descoberta da organocatálise, a química se torna verde


O Prêmio Nobel de Química 2021 foi para o alemão Benjamin List e para o americano David MacMillan.

Eles desenvolveram uma nova ferramenta de construção de moléculas: a organocatálise. Esta ferramenta é útil para a pesquisa de novos produtos farmacêuticos além de tornar muito mais fácil a produção de moléculas assimétricas.

A assimetria das moléculas quer dizer que alguns tipos de moléculas podem existir em duas formas. A composição é a mesma, mas a posição dos átomos são especulações.

André Formiga, pesquisador do Instituto de Química da Unicamp, explica:

“Até o ano de 2000 ninguém nunca tinha conseguido fazer uma reação desse tipo utilizando apenas uma molécula orgânica como um catalisador.”

Durante muito tempo, os cientistas acreditavam em apenas dois tipos de catalisadores: metais e enzimas. Os dois pesquisadores, após anos de trabalho, desenvolveram um terceiro tipo de catalisador: a organocatálise assimétrica, em que se tornou possível criar moléculas muito específicas.

A descoberta de List e MacMillan transformou a química!

Ainda para Formiga:

“A revolução é real. Com certeza vai impactar a sociedade, porque vai continuar permitindo que a gente produza novas moléculas de uma forma mais amigável, mais sustentável, que cause um impacto ambiental menor no futuro.”

Como a maioria das reações químicas são lentas, os cientistas usam os catalisadores, que contribuem para maior velocidade da reação.

A organocatálise assimétrica se baseia em pequenas moléculas orgânicas que aceleram ainda mais o processo de uma reação molecular, com menos impacto ambiental, ajudando a química a se tornar mais verde.

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou os laureados nesta quarta-feira, 6.

Lembrando que, no ano passado, o prêmio de Química foi para duas mulheres, as primeiras a serem premiadas juntas, na história do Nobel. Elas desenvolveram o método de edição do genoma.

O grande impacto da descoberta deste catalisador orgânico pelos dois cientistas na tecnologia, é fundamental para a ciência. Muitos fármacos antivirais e muitas moléculas são feitas utilizando o método que eles criaram!

Talvez te interesse também:

Prêmio Nobel de Medicina 2021 vai para biólogos que descobriram respostas sensoriais no corpo

Nobel da Física vai para pesquisa sobre modelagem do clima e previsão do aquecimento global

Nobel do meio ambiente: 5 mulheres e 1 homem são os ativistas premiados em 2021




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...