Começa hoje o festival Navaratri dedicado às deusas hindus


Navaratri é um festival dedicado à devoção das divindades femininas do hinduísmo. O termo Navaratri em sânscrito significa “nove noites” (nava = nove; ratri = noites). Começa hoje um dos principais festivais hindus, celebrado em toda a Índia.

Fique sabendo.

Durante nove noites e dez dias, deusas hindus são honradas e exaltadas em seus vários aspectos, dando benção aos devotos, livrando-os do sofrimento através do autoconhecimento.

Quem explica esse festival é Patrick van Lammeren, professor de Vedanta, Simbolismo Védico e Tradição Védica.

Segundo sua publicação no Instagram:

  • Os primeiros 3 dias do festival serão dedicados à suprema deusa Durgā, aquela que vai além de toda dificuldade e ajuda a eliminar os obstáculos das nossas mentes
  • Os três dias seguintes são dedicados à MahāLakṣmī (conhecida como deusa da riqueza, prosperidade, fertilidade) à qual se pede por riquezas mentais
  • Os últimos três dias são dedicados à Sarasvatī, deusa do conhecimento, à qual se pede por iluminação e meios para a aquisição do autoconhecimento.
  • No último dia celebra-se a vitória do conhecimento sobre a ignorância.

Este festival também acontece em outras datas, por variadas razões e celebrado de forma diversa nas diferentes regiões da Índia. Por exemplo, o sacrifício de animais ainda faz parte de algumas festividades nos estados do leste da Índia, mas tende a ser substituído por oferendas vegetarianas ou representações teatrais.

Outras representações da destruição do mal usando fogos de artifício e estátuas jogadas em rios ou mares são também obsoletas, como o nosso rito à Yemanjá. Tradições que não cabem mais nos dias de hoje por serem cruéis e ou poluentes.

De qualquer forma, celebrar as divindades femininas é sempre uma maneira de se conectar com a força do sagrado feminino e da Mãe Natureza.

Uma boa forma de se conectar com essas forças é através da meditação, da oração, da gratidão e ou da ascensão da energia feminina, acolhedora e amorosa, em todos nós. Estamos precisando.

Talvez te interesse ler também:

Religiões representadas por Divindades Femininas e o Culto às Deusas

Dia das Mulheres: parabéns pela energia feminina. Veja como aumentá-la

Círculo de Mulheres: o que é, por que faz bem e como participar 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...