Dia do Orgulho Nerd: o que é isso?


Hoje, 25 de maio, é Dia do Orgulho Nerd. Você sabe o que é isso?

Bom, dizem que nerd está na moda e, como toda moda, é melhor saber do que se trata para ficar por dentro do trend, até porque, talvez você seja um nerd e ainda não saiba.

Será?

O que é nerd?

O conceito é meio vago, urbano, sociológico e recente.

Nerd é aquela pessoa estereotipada, diferentona, que gosta de coisas que ninguém gosta. Talvez meio misantropa que em vez de jogar conversa fora, prefere fazer atividades super intelectuais, complexas, exclusivamente técnicas, abstratas ou superespecializadas.

Ou seja, pessoas que preferem a companhia de livros, filmes, séries de ficção científica e por aí vai.

Tímidos e excêntricos, os nerds de fato não são os tipos mais socializáveis de pessoas. Por isso, muitos deles sofreram bullying e foram ainda mais excluídos do que gostariam. Os nerds sempre foram estereotipados de maneira pejorativa até que, enfim, as coisas foram mudando e os nerds começaram a conquistar o lugar deles ao sol.

Hoje os nerds são considerados pessoas interessantes, focadas, inteligentes e até ganharam um dia de orgulho para eles.

Orgulho nerd

A data, 25 de maio, teria sido escolhida em comemoração à estreia do 1° filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, de 1977. Mas também comemorando o Dia da Toalha, para os fãs da série de ficção cientifica O Guia do Mochileiro das Galáxias, e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld.

A origem da data seria Espanha, em Madri, onde 300 pessoas quiseram se mostrar orgulhosas de serem nerds, fazendo um pacman humano.

Mas o dia começou se popularizar mesmo a partir de 2008 nos Estados Unidos, e de lá pra cá, cada vez mais nerds se orgulham de serem o que são.

Orgulho Geek

“Parentes” dos nerds são os geeks, aliás a data também é chamada de orgulho geek, ou seja, das pessoas diferentonas, amantes da tecnologia, dos games, do xadrez e outros jogos complicados, dos livros, dos filmes e das séries de ficção cientifica, quadrinhos, etc.

Embora “parentes”, há diferenças entre geeks e nerds. Os geeks são mais entusiastas, obcecados por coisas bacanas e modernas, enquanto os nerds são mais intelectuais e profundos, como explica o Canaltech.

O bom disso tudo? Cada um ter o direito de se expressar, sem medo de sofrer discriminação, bullying, e de se orgulhar de ser o que é.

O mundo é belo porque é vário. Parabéns aos nerds/geeks e para você que se identificou com esse post.

Talvez te interesse ler também:

Anta, galinha, burro e outros animais. Quando querem te xingar mas te elogiam

Quais são os direitos dos LGBTQIA+ mudarem de nome e gênero? O que é preciso?

Dia da Conscientização sobre a Acessibilidade Global: inclusão através da tecnologia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...