Campanha da Fraternidade 2020 – Ver, compadecer e cuidar


Infelizmente, enquanto avançamos tecnologicamente, regredimos em nossa humanidade haja vista o distanciamento provocado pela indiferença em nossa sociedade.

Os efeitos dessa indiferença são: fome,  miséria, desigualdade, injustiça, marginalidade, corrupção, violência, entre outros.

Nesse contexto teve início, na Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2020 que visa promover a caridade, a compaixão e o exercício da irmandade.

O tema da campanha é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” que tem como inspiração a parábola do Bom Samaritano, tendo como lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lucas – 10,33-34).

Convite à solidariedade!

A campanha deste ano, nos convida a olhar com mais atenção para a vida, refletindo com profundidade sobre seu verdadeiro sentido nas mais diversas dimensões da existência, seja:

  • pessoal
  • comunitária
  • social
  • ecológica

Para tal, a proposta é utilizar como base a passagem bíblica do Bom Samaritano, que mostra como Jesus revelou o sentido da existência com seu exemplo, ao tratar os samaritanos com compaixão e inclusão, enquanto os judeus faziam o contrário, agindo com discriminação por serem considerados forasteiros.

Jesus com essa atitude promoveu o encontro da diversidade e das diferenças, o que é algo bem atual e necessário em nosso dias!

Os samaritanos são um grupo étnico-religioso natural da Samaria, região da Palestina, antiga capital do reino de Israel.

Ações fundamentais

O texto-base desta campanha, que promove e divulga o que é “ser um bom samaritano, destaca 3 ações:

  • ver
  • compadecer
  • cuidar

Cartaz da Campanha

O cartaz da campanha, tem como ilustração Santa Dulce dos Pobres, brasileira canonizada em outubro de 2019, que foi uma grande samaritana com sua vida dedicada aos pobres e necessitados.

Um convite para os jovens

O tema desta campanha é também um convite especial aos jovens para valorizarem as próprias vidas, sendo gratos pelos seus dons e pela oportunidade de promoverem melhorias na existência.

Sendo assim, cada jovem pode olhar a sua volta e realizar ações concretas como:

  • animar um amigo depressivo
  • apoiar uma jovem grávida sem perspectivas
  • não julgar um viciado, ao contrário, motivá-lo a superar o vício
  • contribuir com seu talento para beneficiar o próximo e promover melhorias ao nosso planeta
  • ajudar os necessitados, sejam animais e/ou humanos
  • contribuir com a preservação do meio ambiente e da Natureza, entre outras ações.

Tudo isso remete ao exemplo de empatia de Jesus Cristo, ao ajudar os samaritanos sem discriminá-los!

Material base dessa Campanha

Para quem tiver interesse em levar essa campanha de forma comunitária, como em associações, escolas e  entidades,  existe o material com o Texto-Base da Campanha. CLIQUE AQUI para obeter informações de como adquiri-lo.

Que todos nós, de alguma maneira, possamos contribuir para mais respeito, empatia e menos discriminação como Jesus em sua passagem pela Terra fez ao lidar com o próximo!

Talvez te interesse ler também: 

Aos 9 anos, preocupada com a fome no mundo, essa menina distribui alimentos de sua horta

Em ação não planejada, Joaquin Phoenix salva uma vaca e um bezerro na Califórnia

Perdoar é preciso: conheça a importância do perdão




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...