Dia dos Pais → as consequências para os filhos, quando o pai é ausente ou pouco afetuoso


Dia dos Pais deveria sempre ser um dia de festa, de reconhecimento e agradecimento pela importância suprema que a figura paterna representa em nossas vidas. Mas, como sabemos, nem sempre é assim.

Muitos filhos sequer verão seus pais nesta data porque, já não o veem desde sempre. Portanto, não têm nada que festejar, nem agradecer.

Outros verão seus pais em ocasião do Dia dos Pais, uma das datas do ano, juntamente com o natal e o aniversário, onde se contabilizam 3 ou 4 visitas ao longos dos 365 dias!!!

E pense nos filhos que olham mas não veem seus pais dentro de suas próprias casas porque “demasiado atarefados”, são presentes mas totalmente ausentes, se é que vocês me entendem.

Quais são as consequências para as crianças quando estas têm um pai pouco amoroso?

dia dos pais 2017 2

Quando nos confrontamos com o problema de ter um pai emocionalmente ausente, não podemos deixar de pensar no quão difícil pode ser a vida para as crianças que merecem ser amadas, e tratadas com carinho, por ambos os pais.

Os pais devem sempre lembrar que o amor deles na criação dos filhos é tão importante quanto o amor da mãe.

Infelizmente, o machismo em muitos deles não os fazem pensar assim, no máximo, alguns deles acreditam que “colocando dinheiro dentro de casa” já estão cuidando o bastante da sua prole.

Um estudo realizado em grande escala, que levou em conta casos de mais de 10.000 filhos e filhas, destacou o quanto um pai frio ou distante pode prejudicar a vida das crianças para sempre, até a idade adulta. Ronald Rohner, pesquisador e professor, apontou que o amor de pai é essencial para o desenvolvimento das crianças e espera que os resultados desta sua pesquisa venha a motivar os homens a se envolverem mais em seus papeis de pais, seja do ponto de vista emocional que do ponto de vista afetivo.

Em sua opinião, nos últimos 300 anos houve uma crença generalizada de que o amor dos filhos deve vir principalmente da mãe e isso foi o suficiente para que os pais passassem a representar uma figura de apoio à família, especialmente do ponto de vista econômico.

De acordo com especialistas, no mundo de hoje, este ponto de vista não é mais válido, e ambos os pais devem demonstrar carinho e amor incondicional por seus filhos.

dia dos pais 2017 3

A influência do pai é tão importante na vida das crianças quanto a influência da mãe. Em alguns casos esta influência pode até ser maior, por exemplo, as meninas, por vezes, tendem a se unir mais à figura paterna que à materna.

Para você que é pai, aqui vão algumas das possíveis consequências negativas para as crianças, se você for um pai ausente ou pouco afetuoso com teus filhos. Isso para você repensar o teu papel de pai nesta data querida (Dia dos Pais 2017).

  • ansiedade
  • insegurança
  • atitude hostil
  • agressividade
  • sentimento de rejeição
  • feridas emocionais
  • falta de afeto
  • tendência a se isolar
  • dificuldades de comunicação
  • brigas e tensão familiares
  • baixa autoestima
  • raiva e ressentimento
  • introspecção (fechar-se em si mesmo)
  • problemas cognitivos

Muitos destes problemas que ocorrem durante a infância, infelizmente, de acordo com especialistas deverá repetir-se na idade adulta, como apontado por um estudo publicado na revista Personality and Social Psychology Review, uma revisão de diversos estudos realizados em todo o mundo, que concluiu que o amor do pai para os filhos é realmente muito importante ao longo de toda a vida, e que o pai deve ser uma figura presente e afetuosa desde o nascimento da criança, durante sua infância e para além disso.

REJEITAR UM SER AMOROSO

dia dos pais 2017 4E pense! O sentimento de rejeição é ainda pior para aquelas crianças mais afetuosas, que estariam mais dispostas a se ligarem a seus pais. O sentimento de rejeição, na opinião dos pesquisadores, tem um forte efeito sobre a personalidade e o desenvolvimento das crianças.

Crianças que se sentem rejeitadas tendem a ser ansiosas e inseguras. A raiva e o ressentimento podem levá-las ao isolamento na tentativa de se protegerem de novas feridas.

PAIS SEPARADOS

Atenção para os casos de separação ou divórcio entre os pais, para não piorar a situação da criança que passa a vivenciar, além da ausência afetiva de seu pai, também a sua ausência física. Nestes casos, é melhor compensar a perda (separação) investindo na relação com a criança e, de qualquer modo, não deixar que a criança seja submetida ao estresse e aos problemas do casal que nada têm a ver com ela.

MAIS AMOR

O amor nunca é demais.

Nós costumamos reclamar da vida, de tudo, da violência, da falta de amor no mundo, do salário baixo, do trânsito, das pessoas mal-educadas. Mas nós paramos para pensar no nosso papel em tudo isso?

Quem tem filho brotou uma semente para o futuro. Se esta semente não for bem cuidada, a vida nela cresce “torta”.

Se a concepção de uma vida se deu por duas pessoas (como é na grande maioria dos casos), ambos os genitores devem ter em mente a sua responsabilidade.

dia dos pais 2017 5Neste Dia dos Pais, repense seu papel de pai, dê a si mesmo o melhor presente, fazendo crescer uma semente forte e orgulhosa de você! Isso não tem preço.

Talvez te interesse ler também:

Veggly: o ponto de encontro virtual para veganos e vegetarianos

A importância e o poder da PACIÊNCIA. Como ser paciente nas horas certas

Na Argentina, mulheres têm direito à aposentadoria por cuidarem dos filhos

Fonte Ilustrações: Soosh




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...