Réveillon: conheça as tradições do mundo inteiro para trazer sorte


Ano-Novo, vida nova! E para dar aquele empurrão na sorte, pessoas do mundo inteiro fazem seus rituais baseados em suas tradições seculares. Vejamos quais são as tradições que trazem fortuna para povos do mundo inteiro:

ESPANHA

Na Espanha, costuma-se comer 12 uvas à meia-noite (uma para cada toque do carrilhão) para ter muitas sorte nos meses vindouros.

ITÁLIA

No país da comilança, a principal tradição é comer lentilhas na virada, o que garante dinheiro no Ano-Novo. Há também a tradição de usar calcinha vermelha (só vermelha, outras cores não) e também de trocar beijos debaixo de uma planta chamada vischio.

FILIPINAS

Nas Filipinas, a tradição é dispor de quanto mais coisas redondas possíveis para ter-se dinheiro e riqueza durante todo o ano. Assim, dá-se preferência aos alimentos redondos, mas também às roupas que lembrem esta forma. Os filipinos também costumam acender as luzes para afastarem os maus espíritos e a abrirem todas as portas e janelas para se fecharem depois da meia-noite.

EQUADOR

No Equador, celebra-se o Ano-Novo com a queima de um espantalho cheio de papel à meia-noite. O ritual também pode ser feito utilizando algumas fotos do ano que passou, naturalmente para assegurar que o novo ano que acaba de chegar, traga boa sorte.

AMÉRICA DO SUL

Em toda a América do Sul, a tradição é usar calcinha ou cueca da cor do que se deseja atrair para o ano que está chegando. A roupa íntima vermelha ou rosa vai trazer o amor e a paixão, a riqueza do ouro vem com o amarelo, o branco representa a paz e assim por diante. Na Argentina, à meia-noite costuma-se dar um passo adiante com a perna direita ou esquerda, se canhoto, para que o ano comece no caminho certo!

COLÔMBIA

Na Colômbia, quem pretende um Ano-Novo cheio de viagens e de novas descobertas, leva consigo uma mala vazia para um passeio (há quem a carregue durante o dia todo).

JAPÃO

No Japão na noite do réveillon, os sinos tocam 108 vezes de acordo com a crença budista de que as badaladas favorecem a “purificação”. Esta tradição também é tida para trazer boa sorte e muitos sorrisos no Ano Novo.

SUÍÇA

Na Suíça comemora-se o Ano-Novo de uma forma muito original: fazendo cair um sorvete no chão!

ESCÓCIA

Na Escócia, assim que o relógio marca a meia-noite, a tradição é atravessar a porta de casa de um amigo ou de um vizinho, levando consigo os seguintes presentes: moedas, pão, sal, carvão e uísque que simbolizam a riqueza, o alimento, o sabor, o calor e o bom humor, em suma, tudo o que não deve faltar para ter um excelente Ano Novo!

RÚSSIA

Os russos escrevem em um papel o que desejam para o Ano Novo, em seguida o queimam e o jogam em uma taça de champanhe para bebê-la à meia-noite.

TURQUIA

À meia-noite na Turquia, há quem jogue da varanda ou da janela, grãos de romãs que, segundo a tradição, traz um Novo Ano de muita sorte.

PORTO RICO

Em algumas áreas de Porto Rico a tradição é jogar baldes de água janela abaixo para afastar os maus espíritos.

GUATEMALA

Na Guatemala, para se certificarem de ter boa fortuna, as pessoas saem à meia-noite com 12 moedas de um centavo para serem lançadas pelas costas, enquanto se caminha.

CHILE

No Chile, uma limpeza completa da casa, faxina, garante a eliminação das energias negativas e a abertura para as novas e boas energias que o Ano Novo deve trazer. Também existe a tradição de passar a noite dormindo no cemitério na companhia dos entes mortos queridos.

BRASIL

Não faltam simpatias para o nosso povo supersticioso, uma das mais famosas é pular sete ondas, uma para cada dia da semana, para trazer sorte durante todo o Ano-Novo. Há quem jogue flores, velas, espelhos e muitos outros objetos poluidores à Yemanjá. É hora de parar com isso, afinal temos tantas outras simpatias.

BOLÍVIA

Na Bolívia preparam-se doces e sobremesas com algumas moedas dentro. Quem as encontrar em sua fatia, terá boa sorte no novo ano.

TAILÂNDIA

Para receber o Ano-Novo na Tailândia atiram-se baldes de água uns aos outros, mas há quem saia em giro espalhando talco cinza nas pessoas.

DINAMARCA

Na Dinamarca pratos permanecem não utilizados até a tarde de 31 de dezembro, quando é habitual quebrá-los contra as portas de familiares e amigos. Outra maneira de comemorar é subir nas cadeiras e depois “saltar” para baixo uma vez que entrar o Ano-Novo.

SIBÉRIA

Na Sibéria, país gelado, o povo não têm medo do frio e para comemorar o Ano-Novo, as pessoas se jogam em águas contidas no interior de tratores que transportam troncos de árvores.

FINLÂNDIA

Na Finlândia, para saber como será o Ano Novo coloca-se estanho fundido em um balde de água. Mas tem que saber interpretar a forma que assume, o que não é fácil.

ESTÔNIA

No réveillon da Estônia, as pessoas comem 7 vezes a fim de garantir a abundância no Ano-Novo.

E você?

Como se vê, cada povo tem a sua superstição. E a tua, qual é? Tudo vale a pena.

Fé e bons propósitos para um feliz Ano-Novo.

Talvez te interesse ler também:

SIMPATIAS (DO BEM) PARA O ANO NOVO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...