Veja fotos da vida no lugar mais gelado da Terra


Não se trata de uma cidade onde faz muito frio. Oymyakon é gelada! Esta pequena localidade de apenas 500 habitantes fica no Leste da Sibéria (Rússia), e sua baixa temperatura chegou aos -67,7° C em 1933.

Yakutsk é o centro urbano mais próximo de Oymyakon e fica a 800 km de distância deste ponto gelado do planeta cujo nome significa água não congelada, porque ali existem fontes naturais de águas termais. E por isso mesmo o vilarejo de Oymyakon existe, pois os pastores de renas ali se abrigam para aquecerem seus animais.

A vida daqueles lados é duríssima. As escolas fecham quando a temperatura atinge os -50° (mas antes disso funcionam). O solo é permanentemente congelado. Frutas e verduras não existem exceto no período estivo (por quanto estivo possa ser!?). O transporte é complicado, os combustíveis congelam, tudo congela enfim.

Os trabalhadores nos postos de gasolina trabalham 2 semanas sim, 2 semanas não, para garantir que a economia circule apesar das condições surreais, impensáveis:

oymyacon posto gasolinaMas o lugar é destino dos amantes da aventura, dos amantes da vida extrema, como o fotógrafo neozelandês Amos Chapple que fotografou o cotidiano desta população guerreira. E o fotógrafo teve que enfrentar muita dificuldade em operar sua câmera pois, com o frio os aparelhos eletrônicos vão em tilt.

Só a sua chegada já foi uma olimpíada do esporte extremo que durou dois dias em meio ao gelo.

Veja as fotos para se refrescar nos dias de calor no Brasil e…quem sabe elas te inspiram a fazer uma visita por lá 🙂

oymyacon bus

Ponto de ônibus em Yakutsk

oymyakon casas

oymyakon mulher

oymyakon ponte

Fotos de Amon Chapple em United Photo Press Magazine

Leia mais sobre Viajar:

BRASIL É PREMIADO POR TURISMO DE ACESSIBILIDADE

OS PERIGOS DO TURISMO NO MAR ÁRTICO

VITÓRIA! ATRAÇÕES TURÍSTICAS QUE EXPLORAM ANIMAIS ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...