Brincadeiras para Animar a Véspera de Ano Novo


À medida que a tecnologia se torna cada vez mais presente em nossas vidas, as celebrações de final de ano têm, muitas vezes, migrado para o mundo virtual. Devido a isso, é fundamental resgatar a essência do calor humano e do lúdico nas festividades de Ano Novo. Nada se compara à magia das brincadeiras e jogos recreativos que promovem risadas, interações genuínas e memórias fortes. Este ano, convidamos todos a abandonar por um momento o mundo digital e a se entregar às brincadeiras que reacendem o espírito festivo, criando uma atmosfera única e inesquecível para saudar o novo ano que se aproxima.

©Freepik

©Freepik

Vamos redescobrir o prazer de estar juntos, compartilhar sorrisos e fortalecer laços, criando um Réveillon inovador e cheio de alegria com as propostas de brincadeiras deste conteúdo.

Brincadeiras para a Véspera de Ano Novo

A véspera de Ano Novo é um momento de celebração e alegria e as brincadeiras podem adicionar ainda mais diversão à ocasião. Veja algumas brincadeiras para animar a véspera de Ano Novo:

Resoluções de Ano Novo

Peça aos participantes para escreverem suas resoluções de Ano Novo em pedaços de papel. Misture todos os papéis e distribua aleatoriamente para que cada pessoa leia a resolução de outra pessoa. O desafio é adivinhar quem fez cada resolução.

Caça ao Tesouro

Crie uma lista de itens relacionados ao Réveillon que os participantes deverão encontrar pela casa. Dê a cada pessoa uma lista e um limite de tempo para encontrar todos os itens. O participante ou equipe que encontrar a maioria dos itens dentro do tempo previsto ganha o desafio.

Destaques do Ano

Este jogo é uma bela maneira de relembrar e trocar histórias engraçadas do ano que está prestes a terminar. O anfitrião tira perguntas de uma caixa. Por exemplo: “Quando foi que você riu mais forte este ano?” ou “Qual foi o evento que teve mais impacto em você?” Os participantes se revezam respondendo as perguntas.

Jogo de Charadas

O jogo de charadas é uma ótima opção para a véspera do Ano Novo. Utilize uma lista de palavras inspiradas na celebração do Ano Novo para representar os tópicos. Faça perguntas relacionadas a esta celebração em diversas culturas, fatos que marcam esta época ou eventos tradicionais associados à virada do ano. Por exemplo:

Tópico: Fatos

Charada: “O que é, o que é: Na virada do ano, todos querem me dar, mas eu nunca fico. O que sou?

Resposta: “Um abraço.”

Qual é a Música?

Neste jogo de festa, os jogadores tentam ser os primeiros a adivinhar uma música. Escolha músicas de vários gêneros que foram lançadas durante o ano e decida por quanto tempo cada música será reproduzida, como 10 segundos. Divida os jogadores em grupos ou jogue individualmente e toque (ou cante) um pequeno trecho de uma música da lista.

Os jogadores tentam ser os primeiros a adivinhar a música corretamente. A equipe ou pessoa que adivinhar mais músicas corretamente vence.

Jogo da Memória

Peça aos participantes para compartilharem um destaque ou memória significativa do ano que está terminando. Em seguida, misture as histórias e leia em voz alta para que todos tentem adivinhar de quem é cada memória.

Teste de Réveillon

Prepare um quiz (teste) com perguntas relacionadas ao Réveillon, como eventos globais, fatos curiosos e tradições de diferentes países. Divida os participantes em equipes e veja qual equipe consegue acertar mais respostas. Por exemplo:

Curiosidades sobre Comida de Réveillon: “Em qual país é comum comer 12 uvas à meia-noite para garantir boa sorte para cada mês do próximo ano?

A) México B) Espanha  C) França D) China

Resposta: Espanha

Saiba mais: Réveillon: tradições e curiosidades do mundo todo

Dança das Horas

Crie uma playlist com músicas que representam cada hora do dia. À medida que a contagem regressiva para a meia-noite se aproxima, toque uma música correspondente a cada hora. Convide os participantes a dançarem conforme o ritmo e a atmosfera de cada música.

Mensagem do Futuro

Coloque papéis e canetas em uma mesa e incentive os participantes a escreverem mensagens para si mesmos ou para os outros, em seguida, cada um guarda em um envelope para ler no próximo Ano Novo.

Foto Temática

Crie um ambiente decorado com adereços relacionados à celebração do Ano Novo e convide os participantes a tirar fotos divertidas, criando memórias inesquecíveis e engraçadas. O objetivo é proporcionar vivências descontraídas e celebrar a chegada do novo ano com alegria e animação.

Viva a Passagem do Ano com Presença

As brincadeiras na véspera do Ano Novo oferecem uma oportunidade para desligar-se do mundo digital e mergulhar no presente, aproveitando a companhia de amigos e familiares.

Os momentos lúdicos proporcionam uma pausa revigorante na rotina acelerada, incentivando a valorização do tempo compartilhado offline, o contato humano autêntico e a preservação das tradições. Esses aspectos são cruciais para fortalecer os vínculos interpessoais em um mundo cada vez mais mecânico e tecnológico, além de contribuir para usufruir do poder do agora.

Fonte: Southern Living

Veja mais conteúdos relacionados ao Ano Novo em:

Feliz Ano Novo: Todos os dias são 365 oportunidades de ser feliz

O significado das cores no Ano Novo para atrair o que quiser

Ano Novo, vida nova? Como manter as promessas da virada

Ano Novo com dinheiro no bolso: Dicas para economizar no dia a dia




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...