Papa Francisco Condena Mudança de Sexo e Ideologia de Gênero em Novo Documento do Vaticano


O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, aprovou a publicação de um novo documento intitulado “Dignitas Infinita” (“Dignidade Infinita”), no qual expressa forte oposição a várias práticas contemporâneas, incluindo a cirurgia de redesignação sexual e a ideologia de gênero.

O texto, divulgado na segunda-feira, 8, pelo Vaticano, também critica a barriga de aluguel, o aborto e a eutanásia, posicionando-os como ameaças à dignidade humana. Além disso, aborda questões como pobreza, migração e tráfico de seres humanos.

Conservador progressista

Este posicionamento vem em um momento de debates acalorados dentro da comunidade católica, onde o Papa Francisco tem sido tanto elogiado por seus gestos em direção à inclusão quanto criticado por setores conservadores por se afastar das doutrinas tradicionais.

No entanto, o pontífice tem mostrado que sua visão transcende as etiquetas simplistas de “progressista” ou “conservador”. Em “Dignitas Infinita”, o Papa Francisco descreve a prática da barriga de aluguel como “desprezível” e critica a ideologia de gênero por contestar a ideia de que a sexualidade humana é determinada biologicamente, chamando-a de “uma ideologia feia”.

O documento também destaca que o aborto representa uma “crise extremamente perigosa do senso moral” e considera qualquer tentativa de alterar o sexo de nascimento como uma “tentação de se passar por Deus”.

Apesar de suas declarações conservadoras sobre estes temas, o Papa tem adotado posturas que agradam aos progressistas em outros aspectos. No último ano, afirmou que as pessoas trans poderiam ser batizadas na Igreja Católica sob certas condições e também sinalizou uma abertura para a bênção de casais do mesmo sexo, embora reafirmando que o casamento é uma união entre um homem e uma mulher.

Aos 87 anos, Francisco demonstra não ter planos de se aposentar e continua a navegar pelas complexas “novas questões” que desafiam a Igreja no mundo contemporâneo. Sua liderança é marcada pela tentativa de equilibrar a adesão a certas doutrinas tradicionais e a abertura para revisitar outras.

Leia também:

Papa Francisco: “Os casais não querem mais filhos, mas têm cães e gatos. Isso tira a humanidade”

Dia Mundial dos Pobres: Papa Francisco promove almoço para 1.500 moradores de rua

Papa Francisco: “o mundo está em guerra porque perdeu a paz”

Encíclica sobre o meio ambiente: os 5 mandamentos verdes do Papa Francisco




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...