Por que 20 de julho é o Dia do Amigo?


Se você acordou repleto de mensagens de amizade, pode ter pensado: por que hoje é o Dia do Amigo?

 

No Brasil, o Dia do Amigo é comemorado em 20 de julho em homenagem à chegada do homem à lua. Essa data ficou conhecida como “Dia do Amigo” porque durante a missão espacial Apollo 11, em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a pisar na superfície da lua. Enquanto estavam na lua, eles deixaram uma placa comemorativa que dizia: “Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua, em julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a humanidade”.

Essa conquista histórica e simbólica de levar seres humanos à lua foi vista como um marco para a união e a amizade entre as pessoas e os povos da Terra. Desde então, a data de 20 de julho se tornou uma oportunidade para celebrar a amizade e reforçar os laços afetivos com aqueles que nos são queridos. Assim, o Dia do Amigo é uma ocasião especial para expressar gratidão e carinho aos amigos, lembrando o poder transformador e unificador das amizades em nossas vidas.

Mas não apenas 20 de julho é Dia do Amigo…

Outros Dias do Amigo

Além do Dia do Amigo celebrado em 20 de julho no Brasil, existem outras datas em diferentes países ao redor do mundo que também comemoram a amizade. Algumas delas são:

  1.  Dia Internacional da Amizade (International Friendship Day): Essa data é comemorada em 30 de julho em muitos países, incluindo Argentina, Paraguai, Índia, Malásia, e outros. Foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011 com o objetivo de promover a amizade entre os povos, países e culturas.
  2. Dia do Amigo e da Amizade (Friendship Day): Nos Estados Unidos, o Dia do Amigo e da Amizade é celebrado na primeira semana de agosto. É uma ocasião para as pessoas expressarem gratidão e afeto por seus amigos, trocarem presentes e passarem momentos especiais juntos.
  3. Dia Internacional da Amizade Humana (Human Friendship Day): Na Índia, o Dia Internacional da Amizade Humana é celebrado em 30 de julho. Nesse dia, as pessoas se unem para promover a amizade, a paz e a harmonia entre diferentes culturas e religiões.
  4. Dia do Amigo (Día del Amigo): No Uruguai, o Dia do Amigo é comemorado em 20 de julho, seguindo a mesma data do Brasil e de outros países. As pessoas costumam se reunir para celebrar a amizade e trocar presentes.

Essas são apenas algumas das datas em que a amizade é celebrada em diferentes partes do mundo. Cada cultura pode ter suas próprias tradições e maneiras de homenagear a amizade, mas todas compartilham a ideia de que a amizade é uma parte valiosa e significativa da vida humana. É uma oportunidade para demonstrar amor, gratidão e apreço pelas pessoas especiais que tornam nossas vidas mais ricas e significativas.

Talvez te interesse ler também:

A Poderosa Magia da Amizade e seus Benefícios à Saúde

Amigos são analgésicos naturais mais eficazes que a morfina

A solidão mata como a obesidade ou a fumar 15 cigarros por dia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...