Dia do Amigo: o Brasil comemora hoje, 18 de abril


Quem tem amigo tem tudo! No dia 18 de abril, no Brasil, comemora-se Dia do Amigo. Embora a data não seja oficial, dada a importância da amizade para nossa saúde física, mental e espiritual, todo o dia é dia de festejar!

Hoje e sempre!

Existem outras datas comemorativas da amizade. Internacionalmente, é o dia 20 de junho e, no Facebook, popularizou-se o dia 4 de fevereiro para trocas de mensagens e homenagens entre os amigos “virtuais”.

Já a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu, desde 2011, o dia 30 de julho como o Dia Internacional do Amigo, ao reconhecer “a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo”.

Como diz aquela canção: “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves… dentro do coração”. Realmente, ter um amigo é sinônimo de ter um tesouro. E, por ser tão valioso, devemos cuidar dele com o cuidado que dispensamos a tudo o que nos é caro.

Por isso, o Dia do Amigo é um dia especial para se celebrar com aqueles que escolhemos ser nossos parceiros de vida. Quanto mais amigos e datas para comemorar a amizade, melhor!

Ter amigos é sinômino de ter saúde

Amizade e felicidade são duas parceiras. Se ter saúde é um bem causador de felicidade, a amizade é uma das mais importantes contribuições para esse estado de espírito.

Nós precisamos do afeto e acolhimento que um amigo nos dá, sem julgamentos e preconceitos. A convivência sincera entre amigos faz bem e nos dá força para passarmos por situações difíceis e gozar daquelas que são prazerosas!

várias pesquisas científicas que atestam que uma boa rede de amigos faz bem para a saúde. Um estudo feito pela Universidade Brigham Young (EUA), publicada na revista PLoS Medicine, descobriu que quem tem amigos pode viver até 50% mais do que quem vive só.

Uma outra pesquisa, promovida por Jeffrey Hall, professor de comunicação da Universidade do Kansas e autor da teoria Communicate Bond Belong (CBB), afirma que “uma interação social opera dentro de um sistema homeostático, desenvolvido por pressões internas que vão satisfazer a necessidade de pertencer e conservar a energia social”.

A solidão pode ser devastadora para a saúde mental. Claro que é ótimo termos o nosso espaço e os nossos momentos sós, os quais, também, fazem muito bem à saúde, mas a solidão completa é altamente prejudicial do ponto de vista emocional.

Fazer amizade é difícil? Nem tanto!

Um estudo, envolvendo 355 adultos que haviam se mudado recentemente de cidade, averiguou as circunstâncias que fazem as pessoas construírem um novo círculo social. O estudo trabalhou com uma escala para analisar o que leva uma pessoa a se tornar a melhor amiga de outra.

Tempestivamente, foram necessárias 50 horas de interação para alguém deixar de ser um mero conhecido para se tornar um amigo casual, 90 horas para sair deste status para se tornar amigo e mais de 200 horas para passar de amigo a melhor amigo.

O que a pesquisa observou é que não é exatamente a quantidade de horas que torna uma pessoa melhor amiga, mas a qualidade de convivência dessas horas.

Hoje em dia, muita gente tem aproveitado aplicativos e redes sociais para fazer novos amigos. Muitas investidas acabam ficando num nível superficial, mas algumas pessoas acabam desenvolvendo uma amizade sincera com alguém com quem, inicialmente, compartilhava apenas algumas afinidades.

Claro que as afinidades são imãs de amigos, mas, muitas vezes, pessoas diferentes tornam-se amigas. Isso porque um amigo, além de nos acolher, também nos confronta com as nossas certezas e nos ajuda a “sair da casinha”.

Algumas frases sobre a amizade para comemorar essa dia

“A amizade é, acima de tudo, certeza – é isso que a distingue do amor”.

Marguerite Yourcenar

“Amigo, por sua causa eu rio mais, choro menos e sou feliz!”

Desconhecido

“Às vezes, estar com seu melhor amigo é única a terapia que você precisa”

Desconhecido

“Preserve aqueles que te ouvem quando você não diz uma palavra”

Desconhecido

“Prefiro andar com um amigo no escuro, do que sozinho na luz”.

Helen Keller

“Um verdadeiro amigo aceita quem você é, mas também te ajuda a se tornar quem você deveria ser”.

Desconhecido

“O que atrai as pessoas a serem amigas é que elas veem a mesma verdade. E compartilham isso.”

C.S. Lewis

“Um amigo é alguém que torna fácil acreditar em si mesmo”.

Heidi Wills

“Tão raro quanto o amor verdadeiro, a amizade verdadeira é ainda mais rara.”

Jean de La Fontaine

“Bons amigos são como estrelas, nem sempre você os vê, mas sabe que estão sempre lá.”

Desconhecido

“Como é lindo encontrar alguém que não pede nada além da sua companhia.”

Brigitte Nicole

“A única maneira de ter um amigo é ser um.”

Ralph Waldo Emerson

“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”.

Millôr Fernandes

“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”.

Platão

“Ter muitos amigos é não ter nenhum”.

Aristóteles

“A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas”.

Francis Bacon

“A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também”.

Oscar Wilde

“O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele”.

Sócrates

“A amizade é um amor que nunca morre”.

Mario Quintana

“A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas”.

Carlos Drummond de Andrade

Já que hoje é Dia do Amigo, que tal mandar uma mensagem, um whastapp ou dar um telefonema para aquele amigo e dizer a ele ou a ela o quanto é especial para você?

Fontes:

  1. Calendarr
  2. Berries

Talvez te interesse ler também:

Amizade seria o fator mais importante para preservação da espécie na “nova” teoria da evolução

A dimensão ética da amizade: quem tem muitos amigos não tem nem um

Banco da Amizade: como se combate, com sucesso, a depressão na África




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...