Etarismo na Universidade: alunas se envergonham e desistem da graduação


Vergonha alheia! Depois de ter viralizado um vídeo em que 3 moças zombam da colega de faculdade “velha” para elas, as moças desistem da graduação e a vítima do preconceito recebe presentes dos alunos veteranos. Acompanhe essa história para que nunca mais se repita. Essa moçada ignorante tem muito a aprender sobre Etarismo.

Entenda o caso

No vídeo que viralizou na última sexta-feira, 10, três calouras de Biomedicina da Universidade Unisagrado de Bauru – SP, debocham de uma colega caloura como elas, só que em “idade de se aposentar”.

A idade da caloura “velha”? 44 anos!

Após o vídeo circular e causar indignação nas redes, a instituição de ensino instaurou um processo disciplinar para apurar o caso, mas, segundo a entidade, as próprias calouras decidiram abandonar o curso de Biomedicina.

“Comunico que foi instaurado processo disciplinar e, durante, as três estudantes solicitaram a desistência do curso de Biomedicina. Dessa forma, o processo perdeu o objeto e, por isso, foi finalizado”, disse a instituição em nota.

No vídeo, uma das jovens pergunta como fazer para “desmatricular” uma colega de classe. A segunda estudante que aparece no vídeo diz: “Ela tem 40 anos já”. “Era para estar aposentada”, continua uma terceira. “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade”, diz uma delas.

Com o bafafá, alunas do último ano do curso homenagearam a vítima do estarismo, Patrícia Linares, presenteando-a com flor e chocolate.

O que é Etarismo?

Etarismo, também conhecido por velhofobia, é uma mistura de preconceito com a idade e culto à juventude.

Leia mais:

Etarismo é errado em qualquer idade mas a coisa ainda mais absurda é considerar velha uma pessoa de 44 anos. Dizer que ela deveria estar aposentada…

Não dá para entender o incômodo dessas jovens mas deixa pra lá. Elas também vão envelhecer e vão se lembrar. Aos 44 anos uma pessoa começar uma faculdade é começar uma nova vida. A aposentadoria no futuro será um sonho passado pelo andar da carruagem. Bem-aventurados os que puderem se jogar em novas experiências em um mundo que parece seguir um rumo cada vez mais difícil no campo do trabalho.

Parabéns a Patrícia pela coragem de começar ou recomeçar uma vida acadêmica. E as mocinhas do vídeo infelizmente estão retardando um ano na faculdade. A gente só pode esperar que quando elas tiverem 44, elas estejam felizes e possam mudar de vida, recomeçar, seguir uma paixão.

Sem massacrar ninguém, pois estamos aqui para aprender, que estas meninas tenham muita vida pela frente.

Abaixo o Etarismo e a ignorância. Todos envelheceremos se não morrermos antes. Simples assim!

Fonte: Estadão

Talvez te interesse ler também:

Kristin, Sarah e Cynthia: misoginia e etarismo. Por que eles podem e elas não?

Jennifer Aniston e os seus mais sinceros segredos de beleza

A vida começa aos 50, principalmente para as mulheres de hoje




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...