Terremoto na Síria e Turquia: mais 37 mil mortos e 8 mil resgatados vivos


O terremoto de magnitude 7,8 que abalou a Síria e a Turquia na segunda-feira passada, dia 6, já deixou 37 mil mortos. A mídia turca estima que o número chegue a 70 mil. Não há estimativa de quantas pessoas ainda estejam soterradas, mas as equipes de resgates conseguiram salvar pelo menos 8 mil pessoas.

O tempo está se esgotando para as possibilidades de ainda encontrar vida e, passada a primeira fase, a de salvamento, agora é levantar das cinzas um novo mundo para as vítimas desse grande abalo sísmico, entre estas, muitas crianças órfãs.

Tragédia em números

  • O número confirmado de mortos é de 37.357.  As vítimas são 31.643 na Turquia e 5.714 na Síria.
  • Duas mulheres foram resgatadas vivas dos escombros após 208 horas do terremoto (8,6 dias).
  • Dezenas de escolas e hospitais foram destruídos.
  • “8 mil pessoas foram retiradas vivas dos escombros”, segundo o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan.
  • Milhares de órfãos.

Na Síria, de acordo com a Unicef, “toda criança síria com menos de 12 anos só experimentou conflito, violência ou deslocamento”. Algumas crianças já foram desabrigadas seis ou sete vezes em suas vidas. Segundo a Unicef, mais de 1,7 milhão de refugiados sírios estão nas dez províncias turcas afetadas, incluindo 811.000 crianças.

Ajuda

Damasco, capital da Síria decidiu abrir duas novas passagens fronteiriças entre a Turquia e o noroeste do país para permitir a passagem de ajuda humanitária destinada às regiões afetadas pelo terremoto.

“À medida que o número de vítimas do terremoto continua a aumentar, fornecer alimentos, nutrição, proteção, abrigo, suprimentos de inverno e outros suprimentos vitais para os milhões afetados é de extrema urgência”, disse Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, explicando que “a abertura dessas passagens, como bem para facilitar o acesso humanitário, agilizar as aprovações de vistos e facilitar as viagens, permitirá a entrada de mais ajuda, mais rapidamente”.

Uma delegação da ONU entrou hoje pela primeira vez desde o terremoto em áreas controladas por rebeldes no noroeste da Síria para enviar ajuda em uma das regiões mais atingidas, disse um correspondente da AFP. A delegação entrou pela fronteira de Bab al-Hawa com a Turquia.

Como ajudar

Diante de uma tragédia desse tamanho, o apelo é quem puder, que ajude! Fizemos dois posts com a lista das organizações que estão trabalhando em ambos os países para ajudar pessoas e animais vítimas do terremoto.

Nossas preces e orações para que esses povos tenham fé e força para se levantarem dessa tragédia.

Fontes: Rai NewsTGCom

Talvez te interesse ler também:

O que os terremotos têm a ver com o aquecimento global?

Podem os animais prever terremotos como as aves no vídeo da Turquia?

A lenda do Regalecus glesne: o peixe do fim do mundo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...