Quem é Cupido, o Deus do Amor e da Paixão? Lendas e Origens


Na mitologia romana, Cupido é conhecido como o deus do amor e da paixão. Também chamado de Eros na mitologia grega, ele desempenha um papel fundamental na formação de relações amorosas.

Origem e Características

A lenda diz que Cupido é filho de Vênus, a deusa romana do amor, e de Marte, o deus romano da guerra, embora algumas versões da mitologia o retratem como filho apenas de Vênus, ou como filho de Vulcano, o deus do fogo, ou Júpiter, o deus do céu, dos raios e trovões.

Sua origem revela sua natureza, assim como sua aparência. Cupido, cujo nome vem do latim e significa desejo, é retratado como um jovem alado, muitas vezes representado como um menino. Sua aparência encantadora e travessa o torna um símbolo irresistível do amor.

Armado de arco e flechas, símbolos do amor e do desejo, Cupido muitas vezes é representado com venda nos olhos e frequentemente descrito como um ser travesso, que se diverte ao lançar flechas douradas que inflamam de paixão o coração das pessoas.

Poder e Influência

O poder de Cupido reside em suas flechas encantadas. Ele possui duas categorias de flechas: as de ouro, que inspiram amor e paixão nos corações, e as de chumbo, que causam aversão e repulsa. Com suas flechas, Cupido é capaz de influenciar os sentimentos das pessoas, levando-as a se apaixonarem perdidamente umas pelas outras. Seu objetivo é propagar o amor e unir almas afins.

©Kelly Sikkema/Unsplash

História e Mitologia

As histórias envolvendo Cupido são numerosas e variadas. Uma das mais famosas é a de Psiquê (do latim, significa alma), uma princesa mortal que despertou a inveja de Vênus por sua beleza. Vênus ordenou que Cupido a fizesse se apaixonar pelo homem mais desprezível do mundo, mas Cupido acidentalmente se apaixonou por ela.

Em uma noite escura, o Cupido aparece no palácio em que Psiquê vivia e faz com que ela se apaixone por ele, mas com a promessa de que ela nunca veria seu rosto, afinal, Psiquê era destinada a se casar com um monstro e Cupido era um belíssimo homem. Um dia, por influência de suas irmãs invejosas, Psiquê espera o marido misterioso dormir e com uma vela vai iluminar seu rosto descobrindo um lindo homem. Cupido acorda com a cera da vela que cai sobre ele e com raiva abandona Psiquê em uma montanha.

A jovem apaixonada paga duras penas inflingidas por Vênus, mas supera todos as peripécias do amor. Surpreso com a fidelidade de sua amada, Cupido pede a Júpiter (o equivalente a Zeus da mitologia grega) para que Psiquê se torne imortal e assim os dois se casam no Olimpo.

A história interessante mostra, de novo, a cegueira do amor, a dor do amor e as penas e sacrifícios que o amor requer para chegar a um final feliz.

Como ser Flechado pelo Cupido?

Ser alvo das flechas de Cupido é uma experiência mágica e irresistível, por isso mesmo, está fora do nosso controle. Não há uma fórmula exata para ser flechado pelo amor, mas diz-se que aqueles que estão abertos e receptivos ao sentimento são mais propensos a serem atingidos. O amor muitas vezes acontece quando menos se espera, e é frequentemente descrito como uma força poderosa que transcende a razão e o entendimento humano.

Em resumo, Cupido é uma figura mitológica fascinante que personifica o amor e a paixão. Seu papel nas mitologias romana e grega é fundamental para entendermos a complexidade e a beleza dos relacionamentos humanos.

Sua influência perdura através dos séculos, continuando a inspirar e encantar aqueles que buscam o amor de Cupido: desejoso, ávido, apaixonado.

Fontes:

  1. Romano Impero
  2. Skuola.net
  3. Infopedia

Talvez te interesse ler também:

Dia dos Namorados: Quem foi São Valentim, padroeiro do amor

Pierrot, Arlequim e Colombina: História e Significado do Famoso Triângulo Carnavalesco

A lenda do fio vermelho do destino

Love Bombing: amor em excesso faz mal. Veja como e por que

Como encontrar um amor: esse curta é pra quem perdeu a esperança

Margarida, a flor do amor! Descubra seu verdadeiro significado




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...