Argila amarela: benefícios, como usar e onde comprar


Na antiguidade, nossos antepassados utilizavam as argilas como tratamento medicinal para ferimentos e problemas de pele.

O uso da argila foi passando de geração para geração, e essa matéria mineral foi sendo cada vez mais utilizada não só em tratamentos medicinais, mas também, estéticos.

O tratamento medicinal com o uso da argila ficou conhecido como argiloterapia.

Existem diversos tipos de argila e cada uma tem uma finalidade, pois, conforme a composição de minerais, a argila terá propriedades distintas.

O que diferencia uma argila da outra, além da composição, são aspectos como: origem e cor. Portanto existem: argila preta, argila verde, argila branca, argila rosa, roxa, amarela ou vermelha

Uma dessas argilas, a que será apresentada neste conteúdo, é a amarela, constituída de nutrientes minerais como: silício, alumínio, ferro e potássio, o que a torna benéfica não só para a beleza, mas também para a saúde.

Conheça as propriedades, benefícios, utilidades e como usar essa argila, além de outras informações pertinentes.

{index}

Características e origem das argilas

De acordo com estudos petrográficos, a argila se distingue de outros minerais por apresentar tamanho inferior a 2 um (micrômetro) em uma rocha.

A argila se forma a partir da alteração de rochas, que contêm feldspato e é encontrada próxima de rios e barrancos nas margens deles, se apresentado na forma de lama ou barro.

Pelo fato das argilas serem minerais que derivam da degradação e decomposição de rochas, pela ações do vento, água, decomposição da vegetação e agentes químicos que atuam na Natureza, são ricas em nutrientes para a saúde e beleza, além de terem propriedades terapeuticas.

A qualidade da argila depende da região de onde ela foi extraída e da sua composição de minerais, e conforme essas características, possui uma indicação e finalidade específica.

Por que utilizar a argila amarela?

A argila amarela tem ação rejuvenescedora. Além disso, pode ser usada em todos os tipos de pele, mas, é bem útil e recomendada para tratamento de pelas secas e envelhecidas.

Essa argila estimula a formação de colágeno da pele, aumenta a elasticidade e reduz as rugas, estrias, flacidez e celulite, combatendo a degeneração da pele.

A constituição da argila amarela contribui para a restauração dos tecidos cutâneos e age como desintoxicante, adstringente e purificante, tratando inflamações e irritações da pele.

Sua ação cicatrizante, inibe a proliferação de bactérias no tecido cutâneo, prevenindo e tratando espinhas e ferimentos, devido à sua propriedade hemostática, que regenera tecido e combate sangramento.

Com sua propriedade hidratante, a argila amarela é apropriada para a hidratação, nutrição e tonificação da pele, dando-lhe mais elasticidade e, também, quando aplicada no corpo, proporciona sensação de bem-estar e relaxamento.

A argila amarela, por conta de sua ação anti-inflamatória, pode ser utilizada para tratar acne, além de reduzir manchas e oleosidade, sem desidratar a pele.

O uso da argila amarela pode ser aplicado também nos cabelos, pois ativa a circulação sanguínea e regula a oleosidade do couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios capilares, além de desobstruir os seus folículos, absorvendo toxinas e removendo células mortas do couro cabeludo.

Dicas de uso da argila amarela

Seguem orientações de como empregar a argila amarela no cuidado e tratamento do rosto, corpo e cabelo.

Como utilizar a argila amarela

A argila amarela é encontrada na forma de pó. Para aplicá-la é necessário fazer uma pasta, misturando 2 (duas) colheres cheias de sopa da argila amarela com água mineral ou soro fisiológico, só NÃO a use misturada com cremes de rosto, hidratantes corporais ou capilares e nem utilize utensílios metálicos para o preparo e manuseio dela, o recomendável é a utilização de colher de pau e o recipiente pode ser de vidro ou cerâmica.

Para aplicar a pasta de argila amarela no rosto limpo, siga os seguintes passos

  1. Faça uma máscara (recomenda-se 0,5 cm de espessura), espalhando em toda a área da cútis, exceto na região dos olhos.
  2. Deixe agir por 20 minutos e no máximo 40 (quarenta) minutos, antes de removê-la com água fria ou morna.
  3. Após esse procedimento, irá perceber que a pele poderá ficar avermelhada, isso pode ocorrer porque a argila ativa a circulação sanguínea.

Observação: Esta máscara pode ser aplicada a cada duas semanas, entretanto, outros produtos feitos com argila, como sabonetes, podem ser usados diariamente.

Utilizando a argila amarela em compressa no corpo

Em tratamento corporal, a pasta de argila amarela deve ser aplicada, sobre um tecido limpo, como compressa na região a ser tratada.

Conforme a temperatura da área corporal, a argila pode ser utilizada misturada em água aquecida, ou seja, em partes excessivamente frias do corpo, a argila pode ser aplicada um pouco aquecida, já nas quentes é melhor usá-la em temperatura ambiente.

A aplicação da argila amarela aquecida é recomendada para problemas nos ossos e articulações, fígado, pulmões, rins, vesícula biliar e coluna vertebral. Já a argila fria pode ser empregada para tratar doenças nas articulações que geram dor, vermelhidão e queimação.

A argila amarela também pode ser utilizada no corpo para absorver (“sugar”) toxinas, muco, gases e para a drenagem de secreções de ferimentos.

Uso da argila amarela em tratamento capilar

No couro cabeludo, a argila amarela, pode ser útil para remover resíduos químicas resultantes de processos estéticos capilares como tingimento, relaxamento e alisamento. Para esse fim a aplicação dessa argila deve ser feita dois meses após o procedimento químico, pois, se for antes, poderá alterar o efeito estético desse processo.

Para utilizar a argila amarela como tratamento capilar, aplique-a no cabelo molhado, da raízes até as pontas, massageando o couro cabeludo e deixando agir por 20 minutos.

Composição da argila amarela e suas propriedades:

Todos os benefícios da argila amarela se devem aos nutrientes que estão presentes na composição química dessa argila, como os vários minerais importantes para o nosso corpo. São eles:

MANGANÊS: Tem ação antioxidante, anti-infecciosa, cicatrizante, antialérgica, promove a saúde óssea, regula o nível de açúcar no sangue e do colesterol e estimula o bom funcionamento do metabolismo do corpo.

POTÁSSIO: Age equilibrando o nível hídrico do corpo, os fluídos no organismo, a contração muscular e a transmissão nervosa, por isso, melhora o desempenho atlético, além disso, auxilia no tratamento e prevenção do câncer.

SILÍCIO: É reconstituinte dos tecidos cutâneos e protege o tecido conjuntivo, tem ação hidratante, adstringente, purificante, hemostática e remineralizante, promovendo a o vigor e a boa elasticidade da pele.

SÓDIO: Desempenha função importante no equilíbrio hídrico e de fluídos em nosso organismo, atua na transmissão dos impulsos nervosos, no relaxamento muscular e na regulação do ritmo cardíaco.

ALUMÍNIO: Eficaz no tratamento da acne, irregularidades da pele e rugas, promovendo tonicidade, cicatrização, remoção de células mortas e estimulando a produção de elastina e colágeno.

CÁLCIO: Responsável pela formação e manutenção dos ossos e dentes, além disso, tem papel importante no bom funcionamento do sistema nervoso, nos processos de coagulação sanguínea e contração muscular.

ENXOFRE: Tem papel essencial para a saúde das células, das unhas, da pele, dos ossos e cabelos, promovendo bom funcionamento do organismo, combatendo a ação de bactérias e dos fungos, eliminando as toxinas da pele, contribuindo para a formação da queratina e colágeno do tecido cutâneo.

FERRO: Mineral que previne a anemia, ajuda na produção de enzimas importantes para o nosso metabolismo e formação da hemoglobina, também age como condutor do oxigênio para às hemácias (glóbulos vermelhos) e células dos músculos.

FÓSFORO: Proporciona energia e disposição ao nosso corpo, contribuindo para a formação molecular de nosso DNA e RNA e de diversas proteínas, além disso, promove o bom funcionamento do coração, cérebro e rins, além de regular o equilíbrio dos hormônios no organismo.

MAGNÉSIO: Sua função está ligada ao sistema cardiovascular, mantendo a regularidade dos batimentos cardíacos. Também contribui para a prevenção de pedras nos rins e na vesícula, de problemas da próstata e da TPM, além de regular os níveis de açúcar no sangue, aliviar a ansiedade e o estresse, ajudar na produção de colágeno e da melatonina (hormônio importante para o sono).

TITÂNIO: Devido à grande capacidade de absorver a luz UV, é usado em cosméticos para a pele e protetores solares, esta ação confere á esse mineral a capacidade de proteger a pele dos raios ultravioleta.

COBRE: Age na coagulação do sangue; na produção de hemoglobina; na manutenção do sistema imunológico, dos vasos sanguíneos, nervos, pele e ossos.

Selênio: Combate os radicais livres, devido suas propriedades antioxidantes; aumenta o colesterol HDL em relação ao LDL (mau-colesterol); além disso, o selênio é responsável por manter olhos, pele e cabelo saudáveis.

ZINCO: Essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, pode ser utilizado na prevenção e tratamento do câncer, tem a capacidade de favorecer a cicatrização e regeneração de lesões, o retardamento de envelhecimento e de reduzir os efeitos da artrite reumática e da degeneração macular, além de prevenir e tratar a infertilidade.

Onde encontrar a argila amarela

Com todos estes benefícios e propriedades, deu para perceber o bem que este produto natural pode proporcionar para nosso corpo e saúde e, se você quer adquiri-lo, pode encontrá-lo à venda em lojas físicas ou virtuais de produtos naturais.

O valor da argila amarela é diferenciado de acordo com a procedência e a marca, sendo que seu preço pode variar de, aproximadamente, R$ 16,90 até R$32,90, sendo encontrada em pó contida e embalagens de 150 g ou 250 g.

Agora, que já sabe mais sobre a argila amarela, só resta conhecer na prática os benefícios concentrados nela.

Para finalizar, pessoas com problemas de pele e ou couro cabeludo devem consultar um dermatologista para uso correto e seguro da argila.

Talvez te interesse ler também:

OS BENEFÍCIOS DA ARGILA PARA A SAÚDE

ALGAS MARINHAS: TIPOS E TODOS OS BENEFÍCIOS PARA NOSSA SAÚDE

COMO USAR CORRETAMENTE A PEDRA-POMES PARA BELEZA E OUTROS USOS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...