Chá de Caroço de Abacate: Conheça os Benefícios


O abacate você conhece bem, claro: desde o uso culinário até o chá das folhas mas, e do chá de caroço de abacate, será que você já ouviu falar? Vamos dar uma olhada nos seus benefícios, então!

O caroço de abacate é rico em fitoquímicos bioativos, em antioxidantes e tem algumas das qualidades medicinais da casca da fruta, da polpa e das folhas mas, tem uma maior concentração de ácidos graxos essenciais do que as outras partes da planta, assim como de taninos (o que as torna amargas).

Porém, ainda há poucos estudos conclusivos sobre os benefícios da ingestão do caroço de abacate por humanos.

BENEFÍCIOS QUE EXISTEM NO CAROÇO DE ABACATE

Segundo os usos da medicina popular nas regiões que têm abacate, o uso do caroço traria os seguintes benefícios para a saúde:

  • regula a circulação sanguínea
  • reduz o colesterol (LDL)
  • estabiliza a pressão arterial
  • combate colite nervosa
  • reduz açúcar no sangue
  • tem ação anti-inflamatória
  • regula os problemas de menstruação
  • melhora o aspecto da pele
  • fortalece o sistema imunológico
  • previne doenças cardíacas
  • tem ação antioxidante
  • melhora a digestão
  • é antidiarréico
  • previne tumores
  • alivia as dores articulares
  • combate a acidez estomacal
  • ajuda a diminuir o peso corporal

Você poderá se interessar por este material do médico chinês Tom Wu, um sobrevivente de câncer que afirma ter se curado ingerindo semente de abacate.

FAZER O CHÁ DE CAROÇO DE ABACATE É FÁCIL

Você poderá usar o caroço, recém tirado da fruta, fresco, e cozinhar em 1 litro de água – é melhor cortar o caroço primeiro pois assim o princípio ativo será melhor aproveitado.

Ou então, poderá usar o caroço já seco (inteiro, cortado em pedaços, moído em pó), da mesma maneira.

Retire antes a pele mais escura que cobre todo caroço de abacate pois, estamos interessados é na semente e não nessa película.

Deixe ferver, em fogo lento, por 10 minutos. Apague o fogo, tampe a vasilha, deixe repousar.

COMO TOMAR O CHÁ DE CAROÇO DE ABACATE

Tome 1 xícara em jejum e outra antes de dormir.

Para tratar problemas reumáticos e artrose a indicação é de que se rale o caroço de abacate seco (7 dias de secagem, até soltar a casca) e se toste na frigideira antes de preparar o chá.

O QUE MAIS SE PODE FAZER COM O CAROÇO DE ABACATE?

Em um artigo anterior, falei a você sobre os imensos benefícios que o abacate nos traz para a saúde e sobre alguns usos alternativos para o caroço de abacate: caroço de abacate é bom para quem tem pedras nos rins, para quem precisa de ajuda no equilibrio do colesterol, para alguns tratamentos de câncer

(Dê uma lida nos estudos antes de começar a usar – pesquise pelo Google Acadêmico para “Persea americana” que vai aparecer muita coisa interessante).

Aqui vou te recordar duas receitinhas básicas para se fazer com o caroço de abacate: o extrato e a farinha.

1. Receita de preparo do extrato de caroço de abacate

Acrescente 4 colheres (sopa) do caroço de abacate ralado a meio litro de vinho branco (de boa qualidade). Deixe macerar em local escuro por 7 dias. Tome dois cálices (50 ml) diariamente, à tarde e à noite.

2. Receita de preparo de farinha de caroço de abacate

Rale os caroços de abacate (você pode ir juntando os caroços, na geladeira, até ter uma quantidade maior), deixe secar ao sol coberto com um filó, bata no liquidificador e passe numa peneira fina. Conserve em pote bem fechado, na geladeira, e tome 1 colher de sopa a cada refeição.

É importante você não exceder as doses recomendadas do caroço de abacate pois, seu excesso pode incomodar o estômago.

NÃO CONSUMA O CAROÇO CRU

Apesar de que algumas receitas indicam o consumo do caroço de abacate cru, essa prática não é recomendável pois, para além de coisas boas essa semente, como muitas outras, contêm toxinas para nós (aqui um estudo sobre a composição química do abacate e seus resíduos).

É por isso que a semente deve ser cozida (para fazer o chá), seca, torrada para que se reduzam os compostos químicos que contêm.

A semente de abacate em excesso poderá resultar em náuseas, vômitos e incômodos gastrointestinais.

Ao ingerir qualquer produto com semente de abacate e sentir qualquer reação adversa descontinue o uso pois, este é um indicativo de que esta semente não é adequada para você.

É preciso lembrar que as sementes concentram também alcalóides em seu interior (fazem parte da sua composição química), muito mais do que a polpa ou casca dos frutos. Já falamos aqui das sementes que contêm cianeto (maçã, amêndoa, ameixa, pêssego) e que são desaconselhadas de serem consumidas cruas e em grande quantidade. O mesmo cuidado vale para o caroço de abacate, mais ainda quando não conhecemos seu conteúdo específico.

Talvez te interesse ler também:

Folha de abacate emagrece: é diurética e inibe a absorção do colesterol

Abacateiro: árvore medicinal onde tudo se aproveita

10 receitas com abacate. Veganas, salgadas e doces




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 4 comentários

  1. Momade mussage
    Publicado em 26/01/2021 às 4:39 am [+]

    Quero saber como preparar as folhas de abacate


  2. Daia Florios
    Publicado em 26/01/2021 às 10:41 am [+]

    OI Nomade, sobre as folhas de abacate temos estes artigos:
    https://www.greenme.com.br/consumir/remedios-caseiros/74000-folha-do-abacate-para-que-serve-analgesica-antioxidante-e-muito-mais/
    +
    https://www.greenme.com.br/consumir/remedios-caseiros/74008-folha-de-abacate-emagrece-e-diuretica-e-inibe-a-absorcao-do-colesterol/
    +
    https://www.greenme.com.br/consumir/usos-beneficios/73993-abacateiro-arvore-medicinal-onde-tudo-se-aproveita/
    <3


  3. Ademir
    Publicado em 14/03/2023 às 4:29 am [+]

    Ola bom dia gostei muito da sua matéria sobre semente do abacate.eu tenho usado da seguinte forma ralo o caroço e coloco numa vasilha com água 2 litros de água deixo na geladeira de um dia para o outro depois couo tomo uma xícara de manhã e m jejum e outra a noite e com o resíduo eu faço farinha prático isso durante 2 semanas depois paro mas a farinha continuou fazendo


  4. Daia Florios
    Publicado em 15/03/2023 às 12:45 pm [+]

    Agradecemos a sua receita e dica <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...