PSYLLIUM: Como Usar, Benefícios e Algumas Contraindicações

  • atualizado: 
Psyllium

O nome pode soar estranho para alguns, mas, antes de achar que se trata de mais alguma novidade suplementar, saiba que, principalmente para pessoas que sofrem com prisão de ventre, hemorroidas, diarreia, doença de Crohn, entre outras.

O Psyllium vem da casca das sementes de uma planta chamada Plantago ovata. Essa fibra natural possui uma alta capacidade de absorção de água e a capacidade de aumentar até 20 vezes de tamanho, quando em contato com líquidos.

Esse “dom” do Psyllium é uma excelente notícia para quem busca uma opção saudável para o emagrecimento ou ajuda no combate e prevenção de uma série de doenças. Conheça agora todos os benefícios.

Benefícios do Psyllium

1. Melhora o trânsito intestinal

O Psyllium é reconhecidamente uma fibra natural, e essa fama não é à toa. Em 100 gramas do produto, 80 delas são apenas fibras. Isso significa que, quando ingerida, essa fibra natural ajuda no bom funcionamento intestinal, tendo em vista que, quando em contato com água, forma uma espécie de pasta, que limpa as paredes do instestino, ajudando a eliminar as toxinas e impurezas pelas fezes.

Por esse motivo, é muito utilizado como para ajudar no tratamento de constipações, hemorroidas, colite ulcerativa, fissuras anais e doença de Crohn. Ele pode ser útil em casos de diarreia também, pois, apesar de ser um laxante natural, promove toda essa faxina, sem causar dessaranjos intestinais.

2. Emagrece

Essa capacidade de “varrer” as toxinas e impurezas do organismo fazem do Psyllium um ótimo aliado da perda de peso. Quando em contato com água, a fibra natural aumenta de tamanho, formando um “bolo” que limpa o intestino, inclusive aprisionando compostos indesejados, como certos tipos de acúcares, carboidratos e colesterol, e provocando a correta eliminação deles.

Vale lembrar que o Psyllium não elimina a gordura corporal, ele ajuda a reduzir a gordura dos alimentos. Além de tudo isso, a ala quantidade de fibras promovem a sensação de saciedade, retardando o tempo que a pessoa volta a sentir fome.

3. Reduz a pressão arterial

Como é capaz de eliminar impurezas do organismo, o Psyllium pode ser útil para promover a boa saúde das paredes sanguíneas, que livres de excesso, funcionam melhor. Um estudo publicado na revista Clinical and Experimental Hypertension comprovou essa qualidade do Psyllium. Os participantes hipertensos que consumiram regularmente a fibra natural tiveram redução da pressão arterial.

4. Ajuda no controle da diabetes

A entrada do Psyllium no organismo faz com que a velocidade de absorção dos carboidratos seja menor, diminuindo assim a sobrecarga do pâncreas, na produção de insulina, hormônio responsável por controlar o nível de açúcar no sangue. Por isso essa fibra pode ser bem útil no controle dos níveis de glicemia.

5. Reduz o colesterol

O Psyllium também pode ajudar no controle do colesterol, reduzindo o colesterol ruim – LDL, tendo em vista que promove uma melhor absorção de nutrientes e a correta eliminação das impurezas do organismo, como as gorduras ruins.

Portanto resumindo os beneficios do Psyllium são:

  1. Melhora o trânsito intestinal
  2. Emagrece
  3. Reduz a pressão arterial
  4. Ajuda no controle da diabetes
  5. Reduz o colesterol

psyllium 2

Como usar o Psyllium

A fibra natural pode ser consumida a qualquer momento do dia, mas recomenda-se sempre uma boa hidratação, tendo em vista que o Psyllium é um alimento de alta absorção de água. Além disso, prefira sempre a versão natural, sem aditivos.

A recomendação geral é de que uma colher de sopa de Psyllium por dia ou 7 ou 8 cápsulas diárias (com 500 miligramas cada).

Contraindicações do Psyllium

O Psyllium é um alimento natural e possui poucas contraindicações. Como mencionado, em conjunto com a ingestão frequente desse composto, deve-se adotar o hábito de tomar bastante água, caso contrário tantas fibras no organismo podem causar cólicas, dores e gases.

Pessoas que tomam certos medicamentos, como antidepressivos, anticonvulsivos, antiagregantes plaquetários e remédios para diabetes e colesterol também devem evitar o uso, bem como gestantes, pessoas com transtornos renais ou no esôfago.

Consulte sempre um médico e nunca se automedique nem mesmo com remédios ou suplementos naturais.

Especialmente indicado para você:

setaINTESTINO E DEPRESSÃO: UMA QUESTÃO DE LIMPEZA

setaREMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS

setaRECEITA PARA INTESTINO E CÓLON LIMPOS, A BASE PARA UMA BOA SAÚDE!