Licuri – o coquinho da Bahia que alimenta e cura


O licuri (Syagrus coronata) é um coquinho pequeno que dá em cachos grandes, numa palmeira alta, abundante no norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. É comido cru, quando maduro, torrado, em diversas receitas culinárias e seu óleo tem uso medicinal.

A palmeira do licuri é uma dádiva – tudo se aproveita dela, das folhas ao fruto, que é abundante. “As folhas são utilizadas na fabricação artesanal de sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, entre outros. A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para a fabricação de sabão. A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leite de licuri, especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação animal”.

Leia aqui a variedade de receitas e produtos que se faz, na Bahia, de licuri – cocada, granola, licor, farofa, sorvete, pãozinho. Um alimento típico regional que a população preza por seu valor nutricional e sabor.

Para que serve o óleo de licuri

O óleo de licuri tem uma diversidade de usos interessantes sendo usado como fitoterápico para pele e cabelo.

Para o cabelo, o óleo de licuri pode ser usado, puro ou misturado ao seu condicionador, hidratando, nutrindo, trazendo brilho e maciez aos fios e reduzindo o frizz.

Na pele, o óleo de licuri atua como hidratante, protetor e suavizante, aumentando a elasticidade do tecido cutâneo, reduzindo rugas e marcas de expressão. Este é um óleo com baixo índice de acidez e rico em antioxidantes que age contra os radicais livres evitando o envelhecimento precoce da pele.

Também é usado em massagens, puro ou misturado com outros óleos e essências, pois age relaxando o tecido cutâneo e facilitando a movimentação dos músculos, o desfazer dos nós.

Propriedades e benefícios do licuri

Uma pesquisa do Ministério da Educação concluiu que o licuri é um alimento muito nutritivo, com elevado teor de cobre, ferro, manganês, zinco, cálcio e magnésio. Seu conteúdo nutricional ajuda o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, previne a osteoporose, fortalece os ossos, previne aterosclerose, problemas cardíacos, artrite reumatóide, infecções, hipoglicemia, inflamações, lúpus e muitas outras doenças.

Sua ação também é positiva no tratamento de diabetes, por conta do seu conteúdo de manganês, que ajuda na liberação da insulina e no metabolismo da glicose.

Segundo a tradição popular, a água do coco verde de licuri é usada, pelas populações locais, como colírio, para todo tipo de afecções dos olhos. Para este uso não há comprovação científica mas seu uso é consagrado empiricamente.

Talvez te interesse ler também:

ARANDO OU OXICOCO – A CRANBERRY DE MUITOS USOS E BENEFÍCIOS

FOLHA DE PITANGA – CHÁ E ÓLEO: USOS E BENEFÍCIOS

ÓLEO DE MELALEUCA: SUAS MIL UTILIDADES, PROPRIEDADES E COMO COMPRÁ-LO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 8 comentários

  1. Fátima Mendes
    Publicado em 21/07/2021 às 7:39 pm [+]

    Amo licuri faco cocadas como em natura com rapadura ou puro é uma delicia no meu pequeno sitio tenho varios pés, faço leite uso em bolos em muqueca de peixe em galinga caipira , tomo com cafe.


  2. Daia Florios
    Publicado em 24/07/2021 às 6:01 am [+]

    Nossa que showwwww. Parabéns!


  3. Ana Paula
    Publicado em 29/09/2021 às 7:49 pm [+]

    Olá, qual a fonte destas informações? Obrigada


  4. Daia Florios
    Publicado em 04/10/2021 às 8:44 am [+]

    As fontes estão nos links distribuídos pelos texto mas para facilitar para você, colocamos aqui: https://www.cerratinga.org.br/especies/licuri/
    https://www.greenme.com.br/wp-content/uploads/2016/10/cartilha_licuri.pdf


  5. HELIO EVANGELISTA DE SOUZA
    Publicado em 01/05/2022 às 4:20 pm [+]

    Sou da Bahia, adoro ouricuri, como cuzido ou cru, seco ou verde. Uma delícia.


  6. Daia Florios
    Publicado em 02/05/2022 às 7:07 am [+]

    <3


  7. Nelci
    Publicado em 14/01/2024 às 6:49 pm [+]

    Sou baiana minha nutricionista recomendou o licuri para fortalecer meu sistema imunológico. O leite é uma delícia. São várias receitas que tenho apreciando. 🤭


  8. Daia Florios
    Publicado em 18/01/2024 às 1:57 pm [+]

    Que bom Nelci <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...