Pitaia - propriedades curativas e várias formas de consumir

  • atualizado: 
pitaia

A pitaia entrou no mercado brasileiro poucos anos atrás. Ainda é uma quase desconhecida aqui no sul e sudeste mas, em Pernambuco é cultivada há longos anos. Vale a pena experimentar pois, é fácil de se cultivar, se adaptou bem às terras brasileiras e é rica em vitaminas, sais minerais essenciais e fibras solúveis, ótimas para limpar o organismo.

Pitaia é fruta de cactos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. No mercado se pode encontrar pitaia de três tipos: vermelha, branca e amarela, cada qual com sua riqueza em vitaminas e sais minerais. Todas são saborosas e nutricionalmente ricas mas, a preferida é a vermelha, ou pink, por seu aroma e cor chamativos demais.

Ao todo existem 39 espécies de cáctos que dão frutos conhecidos como pitaias e todos são comestíveis (só 3 são comerciáveis).

Muitas pessoas procuram a pitaia pois dizem que esta fruta ajuda no emagrecimento - tal se deve à grande quantidade de fibras solúveis que geram sensação de saciedade e, por esta razão, quem está de regime, comendo pitaia sentirá menos fome. Outro fator positivo é a qualidade dos seus açúcares combinado com o teor de vitamina A, C, ferro e zinco, que proporcionam ao organismo maior energia e disposição. Seu uso para diabéticos é aconselhado como substituto de grãos cereais, para o aumento do consumo de fibras vegetais.

fruta pitaya

Fonte foto

Os principais benefícios da Pitaia são:

círculo verde Antioxidante, ajuda na eliminação dos radicais livres

círculo verde Emagrecedor, promove depuramento do organismo e traz sensação de saciedade

círculo verde Aumenta o sistema imunológico

círculo verde Depurativo, ajuda a afinar o sangue e reduzir as taxas de colesterol

círculo verde Laxante suave

círculo verde Reduz a hipertensão arterial (apesar de que seu uso exagerado pode aumentar a pressão arterial, pelo teor de sais minerais)

Formas de consumir pitaia

* O suco de pitaia com limão é uma delícia, especialmente quando se trata da pitaia vermelha. É preciso bater a fruta, cortada em pedaços, sem casca, com um limão bem espremido e, se sentir falta, adoce levemente. Também fica ótimo acrescentar folhinhas de hortelã ao suco de pitaia, ou pedaços de abacaxi, fica delicioso.

* Outra maneira de se comer pitaia é aos pedaços - basta descascar a fruta, cortar e servir. Fica muito bonita em uma salada de frutas com outras frutas misturadas. A pitaia branca tem um sabor mais suave e combina bem com morangos e lichia.

* A pitaia é boa para se fazer sorvete - bata a fruta descascada com creme de leite e açúcar mascavo (você deverá bater diversas vezes, intercalando com colocar no congelador, até que a consistência seja adequada).

* Você poderá também acrescentar pitaia aos seus pudins, bolos, gelatinas e geléias. As sementinhas da pitaia são mucilaginosas, não há problema em ingeri-las e funcionam como uma vassourinha, carregado o bolo fecal em seu caminho. Nos pudins, experimente acrescentar pitaia batida em leite de coco, já próximo do final da fervura.

* Todas as pitaias são bem-vindas acompanhando saladas verdes, cortadas em pedaços, e ficam muito bem com abacate, no guacamole.

Veja o vídeo abaixo sobre a pitaia:

Especialmente indicado para você:

setaCOMO DEVEMOS COMER FRUTAS? COM OU SEM AS CASCAS?

setaCOMO PLANTAR ROMÃ: UM MINIGUIA FÁCIL DE ENTENDER

setaPEQUI É FRUTA DE PEQUIZEIRO, DELICIOSA, MEDICINAL, BRASILIERA