Pitaia – propriedades curativas e várias formas de consumir


A pitaia entrou no mercado brasileiro poucos anos atrás. Ainda é uma quase desconhecida aqui no sul e sudeste mas, em Pernambuco é cultivada há longos anos. Vale a pena experimentar pois, é fácil de se cultivar, se adaptou bem às terras brasileiras e é rica em vitaminas, sais minerais essenciais e fibras solúveis, ótimas para limpar o organismo.

Pitaia é fruta de cactos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China.

No mercado podemos encontrar pitaia de três tipos: vermelha, branca e amarela, cada qual com sua riqueza em vitaminas e sais minerais. Todas são saborosas e nutricionalmente ricas mas, a preferida é a vermelha, ou pink, por seu aroma e cor chamativos demais.

Ao todo existem 39 espécies de cactos que dão frutos conhecidos como pitaias e todos são comestíveis (só 3 são comerciáveis).

Pitaia emagrece?

Muitas pessoas procuram a pitaia pois dizem que esta fruta ajuda no emagrecimento – tal se deve à grande quantidade de fibras solúveis que geram sensação de saciedade e, por esta razão, quem está de regime, comendo pitaia sentirá menos fome.

A fruta também é fonte de tiramina, um aminoácido que ativa um hormônio que estimula o organismo a utilizar estoques de glicose e de gordura no sangue, e transformá-los em energia.

Outro fator positivo é a qualidade dos seus açúcares combinado com o teor de vitamina A, C, ferro e zinco, que proporcionam ao organismo maior energia e disposição.

Seu uso para diabéticos é aconselhado como substituto de grãos cereais, para o aumento do consumo de fibras vegetais.

fruta pitaya

Os principais benefícios da Pitaia são:

  • Antioxidante, ajuda na eliminação dos radicais livres
  • Emagrecedor, promove depuramento do organismo e traz sensação de saciedade
  • Aumenta o sistema imunológico
  • Depurativo, ajuda a afinar o sangue e reduzir as taxas de colesterol
  • Laxante suave
  • Reduz a hipertensão arterial (apesar de que seu uso exagerado pode aumentar a pressão arterial, pelo teor de sais minerais)

Veja no vídeo abaixo os benefícios da pitaia para a saúde:

Formas de consumir pitaia

Suco de pitaia

O suco de pitaia com limão é uma delícia, especialmente quando se trata da pitaia vermelha.

É preciso bater a fruta, cortada em pedaços, sem casca, com um limão bem espremido e, se sentir azedo, adoce levemente.

Também fica ótimo acrescentar folhinhas de hortelã ao suco de pitaia, ou pedaços de abacaxi, fica delicioso.

In natura

Outra maneira de se comer pitaia é aos pedaços – basta descascar a fruta, cortar e servir. Fica muito bonita em uma salada de frutas com outras frutas misturadas. A pitaia branca tem um sabor mais suave e combina bem com morangos e lichia.

Sorvete de pitaia

A pitaia é boa para se fazer sorvete – bata a fruta descascada com creme de leite e açúcar mascavo (você deverá bater diversas vezes, intercalando com colocar no congelador, até que a consistência seja adequada).

Em pudins, bolos…

Você poderá também acrescentar pitaia aos seus pudins, bolos, gelatinas e geléias. As sementinhas da pitaia são mucilaginosas, não há problema em ingeri-las e funcionam como uma vassourinha, carregado o bolo fecal em seu caminho.

Nos pudins, experimente acrescentar pitaia batida com leite condensado, leite de coco e gelatina para fazer um pudim lindo, com uma cor maravilhosa. É muito simples, assista ao vídeo:

Em saladas

Todas as pitaias são bem-vindas acompanhando saladas verdes, cortadas em pedaços, e ficam muito bem com abacate e no guacamole.

Fontes:

  1. cactus-epiphytes.eu

Talvez te interesse ler também:

COMO DEVEMOS COMER FRUTAS? COM OU SEM AS CASCAS?

COMO PLANTAR ROMÃ: UM MINIGUIA FÁCIL DE ENTENDER

PEQUI É FRUTA DE PEQUIZEIRO, DELICIOSA, MEDICINAL, BRASILIERA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...