Como plantar romã: um miniguia fácil de entender


A romã, Punica granatum, não é fruta brasileira mas, em vaso, e com cuidado, sempre se pode criar um pé em casa. Em algumas regiões também dá em jardins só que esta planta se ressente, bastante, do excesso de umidade no ar e dos calores do verão. Mas, é uma arvoreta linda, que dá frutos deliciosos.

Romã pode se plantar da semente, é claro. Para isso você deverá escolher uma romã saudável – aqui se compra romãs nos bons supermercados, durante todo o ano e, até nas feiras, no final de ano. Separe as sementes e retire delas toda a fruta que fica em volta, a polpa vermelha, e plante-as em solo bem drenado, úmido e com alto teor de matéria orgânica, em buraquinhos de meio centímetro de profundidade.

Recubra as sementes levemente e mantenha a umidade do vaso de forma a não secar a terra nem encharcar. A maneira mais prática é colocar a base do vaso de germinação em uma bacia com água e deixar que esta se abasteça por capilaridade. Cubra o vaso de germinação com um filme plástico, para preservar a umidade, se a sua região for muito seca ou ventosa.

Em 30 a 40 dias as mudas deverão começar a despontar no solo e será a hora de tirar a cobertura plástica, sempre mantendo o vaso protegido de ventos e secas. Nas regiões onde podem ocorrer geadas, mantenha seu vaso de germinação dentro de casa, ao lado de uma janela ensolarada.

Plante 3 sementes por vaso. Quando tiverem uns 10 cm de altura, você poderá escolher a mais forte e retirar as outras, que serão descartadas. Mas, se todas as 3 estiverem boas e bonitas, transfira-as para vasos maiores, definitivos. Quando se planta a romã a partir de semente a planta só dará frutos anos mais tarde, acompanhando o ritmo natural da espécie.

plantar roma 2

Você também pode comprar uma muda grande, já em fase de produção, e transplantá-la para o seu jardim ou varanda. No jardim, escolha um canto entre muros, onde o vento não seja dominante – as flores da romã caem com vento forte e, sem flores, não há frutos – mas que seja ensolarado. Cuide de que o solo seja bem drenado, que a arvoreta não fique em lugar que possa acumular água em poças. Se sua ideia for a de ter uma romãzeira na varanda, compre um vaso grande, com pelo menos 70 cm de altura e 60 cm de boca, faça uma boa drenagem no terço inferior do vaso, encha-o com terra orgânica e areia de rio, a 50%, adube-o com composto orgânico bem curtido um mês antes de colocar a muda da romãzeira.

A adubação da romãzeira deverá ocorrer sempre que esta florir – o mais cômodo será você usar farinha de osso, torta de mamona, húmus de minhoca e cinza de fogueira, misturando com a terra da parte de cima do vaso onde está a planta. Outra boa maneira é regar a planta com um batido de ervas, restos orgânicos, casca de ovo, que você faz no liquidificador e usa de imediato.

Especialmente indicado para você:

ROMÃ: USOS E TODOS OS BENEFÍCIOS COMPROVADOS

TRATAMENTO ANTIENVELHECIMENTO É DESCOBERTO EM ROMÃS

SUCO DE ROMÃ. A RECEITA MAIS SIMPLES EXPLICADA PASSO A PASSO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 4 comentários

  1. Ana maria roman mariano
    Publicado em 05/02/2021 às 10:18 pm [+]

    Adorei as explicacoes.


  2. Sheila Mara Mesquita Da Fonseca Gonçalves de Oliveira
    Publicado em 18/04/2021 às 5:58 pm [+]

    Vou experimentar esta idéia, pois além de ser uma fruta saborosa( para quem gosta de uma mistura de sabores azedo e doce) atua como antioxidante e o chá das sua casca diminui a dor na garganta inflamada.


  3. Vânia ferreira Amaral
    Publicado em 27/05/2022 às 12:25 am [+]

    Tenho mudinha de Roma através de semente.ja transferir para o meu quintal.mas como tenho pouco espaça eu plantei ao lado do pé de figo. Tem algum problema?


  4. Daia Florios
    Publicado em 27/05/2022 às 10:00 am [+]

    Oi Vânia, são duas árvores que crescem bastante em altura. Figo cresce mais e mais rápido. Melhor seria agora que é outono, e melhor ainda mais próximo do inverno, transportar o romã com toda a sua terra, sem machucar a raiz, para um local onde tenha mais espaço, pode ser um vaso grande, e fazer a poda para controlar o crescimento. Aliás é aconselhável manter a romã no vaso por dois anos para transportar para um local maior depois que ela estiver forte. Mesmo assim, pode ser que a tua romã não dê fruto porque de semente mas é uma bela planta. Um abraço.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...