Goiaba: gostosa, saudável, não engorda. Benefícios e como fazer o suco


Não é por acaso que a goiaba é a fruta preferida do famoso personagem de história em quadrinhos Chico Bento. Originária da América tropical, especificamente das regiões como o Brasil, tem sabor deliciosamente inconfundível e é capaz de trazer inúmeros benefícios para nossa saúde.

Veremos aqui tudo sobre a goiaba, suas calorias, benefícios e como fazer o suco.

Calorias da Goiaba

Como a maioria das frutas semi-ácidas, a goiaba possui baixa quantidade de calorias. Para se ter uma ideia, uma quantidade de 100 gramas de goiaba terá mais ou menos 68 calorias.

Por ter alta concentração de fibras, a goiaba é capaz de gerar a sensação de saciedade, fazendo com que sintamos menos necessidade de ingerir mais alimentos. Aqui já vemos um ponto extremamente favorável para quem procura alimentos saudáveis, gostosos e que não engordam.

Benefícios da Goiaba

Os benefícios da goiaba não se limitam ao seu incomparável sabor e à baixa quantidade de calorias. A ingestão rotineira de goiaba provê diversos benefícios ao nosso corpo e à nossa saúde, tais como:

  • o tratamento de resfriados,
  • melhora da pele,
  • controla a pressão sanguínea,
  • combate a constipação
  • ajuda na perda de peso.

Vamos analisar alguns destes benefícios da goiaba:

Previne gripes e resfriados

Por ser rica em vitaminas, especialmente o ácido ascórbico ou vitamina C, a goiaba é uma excelente aliada na prevenção de gripes e resfriados. A vitamina C fortalecerá o sistema imunológico, deixando o organismo mais resistente.

Goiaba ajuda a perder peso

Além das vitaminas, a goiaba é muito rica em fibras. As fibras auxiliarão nos processos intestinais, fazendo com que o funcionamento do intestino seja mais preciso na digestão dos alimentos. Além disso, suas propriedades de saciedade farão com que a sensação de fome seja menor após a ingestão de uma goiaba, ou seja, menos alimentos serão consumidos.

Goiaba melhora o aspecto da pele

A goiaba irá ajudar o seu organismo a lutar contra os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, através da vitamina C, um antioxidante por excelência! Isso resultará em uma melhor renovação celular, garantindo um aspecto mais novo e saudável para a pele.

Trata o escorbuto

Doença antiga, mas que ainda assola a humanidade, o escorbuto pode ser tratado através da ingestão de goiaba. Graças às ricas quantidades de vitamina C a goiaba pode ser utilizada no tratamento de escorbuto.

Como fazer o suco de goiaba

Você pode obter os saudáveis benefícios da goiaba após comê-la ou através de seu suco.

Não compre, faça!

Fazer o suco de goiaba é muito simples e qualquer um pode preparar em casa.

Vamos à receita?

suco de goiaba

Ingredientes

  • 4 goiabas médias ou grandes
  • Açúcar mascavo a gosto (1 colher de chá cheia é suficiente, 1 colher de sopa para quem gosta mais doce ou mesmo sem açúcar se a goiaba for bem madura)
  • Água gelada 

Modo de preparo

1. Lave bem as goiabas e corte as extremidades da fruta, pois elas não serão utilizadas

2. Corte as goiabas em pequenos pedaços e coloque-os no liquidificador

3. Adicione o açúcar mascavo

4. Encha o liquidificador com água deixando cerca de 3 dedos de distância do topo

5. Bata por cerca de 30 segundos a 1 minuto

O suco da goiaba é tão delicioso que poderia ser servido direto do liquidificador.

Caso prefira, você pode também coar o suco para uma jarra e servir à mesa mas o suco pode ficar com menos fibras e saciar menos.

Mais goiaba fruta e menos goiaba industrializada

Embora a goiaba seja uma fruta saudável, há muitos produtos oriundos desta fruta que podem não ser tão saudáveis assim.

No Brasil somos muito familiarizados com a goiabada que pode ser extremamente prejudicial à saúde devido à alta quantidade de açúcar que é utilizada em sua produção, por isso é necessário atenção.

Além disso, não se recomenda substituir nenhum tipo de tratamento médico pela mera ingestão da goiaba. Os benefícios desta fruta só podem ser aproveitados em sua totalidade se estiverem em comunhão com as orientações de seu médico ou profissional de saúde.

A base da boa saúde é a alimentação saudável e variada.

Talvez te interesse ler também:

SUCOS PARA EMAGRECER: QUAIS INGREDIENTES FAZEM TODA A DIFERENÇA

NONI: VEJA PORQUÊ É PROIBIDA NO BRASIL

ACEROLA: PROPRIEDADE, BENEFÍCIOS, USOS E CONTRAINDICAÇÕES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...