Romã: usos e todos os benefícios comprovados

romã-propriedades-benefícios

A romã cresce em quase todas as áreas do Brasil. É uma fruta muito saborosa e pode ser consumida diretamente da planta quando madura. A Romã beneficia de maneira especial todo o sistema cardiovascular, baixando o nível de colesterol ruim, fortalecendo os vasos e prevenindo problemas cardíacos, por causa dos ácidos graxos que são abundantes na fruta.

Usos da Romã

* Para garganta inflamada, o chá da casca é perfeito para gargarejos, pois combate os microrganismos causadores da inflamação.

* Para o esgotamento físico o parafit de romã é um excelente antioxidante que pode ser preparado com 1 envelope de gelatina sem sabor; 4 colheres de ricota; 1 colher de cream cheese light; 3 colheres de adoçante; 4 romãs; 1 pote de iogurte natural. Tudo deve ser misturado e resfriado por uma noite antes de ser consumido.

* O chá das folhas do pé de romã em compressas mornas é eficaz para amenizar a irritação nos olhos.

TERÇOL - O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER, EIS A QUESTÃO!

* Estudos mostram que os ácidos gálico, elágico e protocatequínico presentes na Romã barram moléculas que danificam a estrutura celular, protegendo o organismo contra o câncer. Os antioxidantes existentes na fruta são bastante eficientes para proteger o organismo dos radicais livres, os grandes agentes de envelhecimento da pele.

Benefícios da Romã

A seguir, 12 evidências dos benefícios comprovados da Romã:

círculo verde  1-  A romã contém centenas de sementes comestíveis chamadas de arilo. Elas são ricas em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, mas contém também algum açúcar.

círculo verde 2- As romãs contêm dois compostos com fortes propriedades medicinais: Punicalagina e Acido Punícico, substâncias responsáveis pela maioria dos benefícios médicos. A Punicalagina é um antioxidante poderoso que contém três vezes mais atividade do que o vinho e o chá verde e o Ácido Punícico, conhecido como óleo de semente de Romã, o principal ácido graxo nos arilos.

círculo verde 3- A romã possui efeitos anti-inflamatórios. Alguns testes científicos mostram que a Romã reduziu atividades inflamatórias no sistema digestivo, além de câncer de mama e células de câncer colo retal. 250 ml de suco de Romã por dia, durante 12 semanas reduziram níveis inflamatórios. A Punicalagina no suco da Romã foi eficaz na redução de inflamações, um dos principais problemas de muitas doenças do fígado.

círculo verde 4- A romã auxilia na luta contra o câncer de próstata. Evidências preliminares mostram que o suco da romã pode ser útil aos homens no tratamento do câncer de próstata, inibindo o crescimento de células cancerígenas e diminuindo o risco de morte.

círculo verde 5- A Romã é útil no tratamento do câncer de mama. Estudos de laboratórios mostram que o extrato de romã auxilia na luta contra o as células do câncer de mama, mais estudos com humanos são necessários para a confirmação desta descoberta.

círculo verde 6- O uso regular do suco de romã demonstrou uma diminuição nos níveis de pressão arterial em duas semanas de observação.

PRESSÃO ALTA: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

PRESSÃO BAIXA: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

círculo verde 7- Estudos em animais e células isoladas mostraram que o extrato de romã pode ser benéfico contra muitas formas de artrites, mais pesquisa humana é necessária para comprovar tais benefícios.

círculo verde 8- Estudos humanos mostraram que a romã pode ter benefícios contra problemas cardíacos. Melhora os níveis de colesterol e protege o LDL contra danos de oxidação.

círculo verde 9- O suco de romã foi o responsável pela redução dos sintomas da disfunção erétil, mais pesquisas são necessárias.

círculo verde 10- A romã possui propriedades antibacterianas e antivirais úteis contra doenças comuns na gengiva.

círculo verde 11- Evidências mostram que a romã melhora a memória nas pessoas mais idosas e nos quadros pós-operatórios. Estudos com ratos sugerem que ela protege contra o Mal de Alzheimer.

círculo verde 12- A romã é rica em nitratos de dieta, que melhoram o desempenho em exercícios físicos.

 

Especialmente indicado para você:

TRATAMENTO ANTIENVELHECIMENTO É DESCOBERTO EM ROMÃS

10 TRUQUES PARA LIMPAR E CORTAR RAPIDAMENTE FRUTAS E VERDURAS

14 ALIMENTOS LIMPADORES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO