Acerola: propriedade, benefícios, usos e contraindicações

Acerola: propriedade, benefícios, usos e contraindicações

A acerola é uma fruta deliciosa e facilmente encontrada em países tropicais como o nosso Brasil. Além do nome acerola, esta fruta também é conhecida como cerejeira-das-antilhas, cerejeira-de-barbados, cerejeira-do-pará e azerola. Veremos que a acerola é capaz de proporcionar muitos benefícios através de seu uso, graças às suas propriedades. Entenderemos então quais são estas propriedades benéficas e abordaremos um pouco a respeito das possíveis contraindicações desta fruta.

Propriedades da Acerola

Dentre as diversas propriedades da acerola podemos destacar a expressiva quantidade de vitamina C. Há também grande concentração das vitaminas A, B1, B6, além da presença de ferro, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.

seta

Leia tambémVITAMINA B6: BENEFÍCIOS E FONTES

Benefícios da Acerola

Devido às propriedades da acerola, o seu consumo traz muitos benefícios ao corpo humano. A vitamina C, por exemplo, é excelente antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Além disso, por reforçar também a construção de células de colágeno, a vitamina C da acerola é muito utilizada como ingrediente de produtos de beleza que atuam contra o envelhecimento da pele. É possível afirmar que graças às propriedades benéficas da acerola, o consumo diário de apenas 4 ou 5 acerolas é o suficiente para a reposição de vitamina C do corpo.

Por possuir ferro, a acerola é muito recomendada em dietas revitalizadoras, pois este mineral é fundamental para combater a anemia, além de fazer muito bem ao coração. O ferro também é um auxiliador na oxigenação do corpo, sendo responsável pelo transporte de oxigênio pela corrente sanguínea, e graças a isso também é capaz de fornecer energia para quem o consome.

Ainda em se tratando de minerais, além do ferro, o consumo de acerola é extremamente benéfico para a saúde dos ossos pois contém também cálcio e fósforo.

De forma prática, podemos listar quais são os benefícios da acerola:

• Fortalece o sistema imunológico
• Previne a gripe
• Antioxidante
• Combate a anemia
• Melhora oxigenação do sistema sanguíneo
• Combate a disenteria e diarreia
• Ajuda na manutenção de problemas no fígado
• Melhora a saúde dos ossos

Como fazer uso da Acerola

Há diversas maneiras de fazer uso da acerola para obter os benefícios de suas propriedades. A forma mais ideal (e talvez também a mais simples) de consumir acerola é comendo seu fruto diretamente. Possui sabor agradável e pode ser ingerido sem nenhum acompanhamento após lavada.

Mas é possível também variar o seu uso, fazendo sucos, vitaminas e até mesmo doces caseiros com acerola.

Para fazer o suco de acerola e aproveitar suas propriedades e benefícios é muito simples. Necessita-se de 1 (um) copo cheio de acerolas lavadas, um copo de água de 250ml e 1 colher de açúcar mascavo. Bate-se tudo no liquidificador por cerca de 30 segundos e está pronto para beber. Pode-se adicionar gelo.

Para quem deseja consumir acerola como ingrediente de doces caseiros, com ela é possível fazer geleias saudáveis, compotas e até mesmo bolos ou pudins. Para estes, basta utilizar a acerola como ingrediente principal, lembrando-se sempre de substituir o açúcar branco refinado por outras opções mais saudáveis, como o açúcar mascavo por exemplo.

seta

Leia também: GELEIAS CASEIRAS: DELICIOSAS E FÁCEIS DE FAZER

Um doce simples é a gelatina de acerola, bastando apenas o composto de gelatina natural sem sabor com um pouco de suco de acerola (conforme ensinado acima). Mistura-se os dois enquanto a gelatina ainda é líquida e quente, depois basta esperar esfriar na geladeira por alguns minutos.

Contraindicações da acerola

Como há poucos estudos a respeito das propriedades da acerola, não há registros oficiais de contraindicações exatas quando se trata de seu consumo. Recomenda-se apenas o seu consumo moderado (não mais do que 6-8 acerolas por dia), principalmente para aqueles que têm sensibilidade e irritação gástrica.

Leia também:

seta ARNICA: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DE SEU USO PARA O NOSSO CORPO

setaCRAVO-DA-ÍNDIA: USOS E BENEFÍCIOS