Acerola: propriedade, benefícios, usos e contraindicações


A acerola é uma fruta deliciosa e facilmente encontrada em países tropicais como o nosso Brasil. Além do nome acerola, esta fruta também é conhecida como cerejeira-das-antilhas, cerejeira-de-barbados, cerejeira-do-pará e azerola.

A acerola é capaz de proporcionar muitos benefícios através de seu uso, graças às suas propriedades nutricionais.

Conheça quais são estas propriedades benéficas e também as possíveis contraindicações de consumo desta fruta.

Propriedades da Acerola

Dentre as diversas propriedades da acerola podemos destacar a sua expressiva quantidade de vitamina C.

Há também grande concentração das vitaminas A, B1, B6, além da presença de ferro, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.

Leia também: VITAMINA B6: BENEFÍCIOS E FONTES

Benefícios da Acerola

Devido às propriedades nutricionais da acerola, o seu consumo traz muitos benefícios ao corpo humano.

Vejamos uma lista deles:

Combate o envelhecimento da pele

A acerola é uma das frutas com maior quantidade de vitamina que existem. Cerca de 180ml de suco de acerola tem a mesma quantidade de vitamina C de 14 litros de suco de laranja.

Seu consumo deve ser incentivado devido aos benefícios desta vitamina.

A vitamina C é excelente antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Além disso, por reforçar também a construção de células de colágeno, a vitamina C da acerola é muito utilizada como ingrediente de produtos de beleza que atuam contra o envelhecimento da pele.

O consumo diário de apenas 4 ou 5 acerolas é o suficiente para a reposição de vitamina C do corpo.

Revitaliza

Por possuir ferro, a acerola é muito recomendada em dietas revitalizadoras, pois este mineral é fundamental para combater a anemia, além de fazer muito bem ao coração.

O ferro também é um auxiliador na oxigenação do corpo, sendo responsável pelo transporte de oxigênio pela corrente sanguínea, e graças a isso também é capaz de fornecer energia para quem o consome.

Ainda em se tratando de minerais, além do ferro, o consumo de acerola é extremamente benéfico para a saúde dos ossos pois contém também cálcio e fósforo.

Melhora a saúde da visão

A visão é extremamente beneficiada pela vitamina A presente na acerola. Esta fruta é capaz de fornecer quantidades incríveis de vitamina A tão essencial para a visão pois, uma única acerola é capaz de fornecer a mesma quantidade de vitamina A que uma cenoura inteira. Isso significa que a mera ingestão de duas acerolas é o suficiente para fornecer as quantidades necessárias de vitamina A para o nosso organismo.

Rica em antioxidantes, combate doenças

A acerola é rica em ácido ferúlico, tanino, quercetina, ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes. Isso faz com que nosso organismo seja capaz de combater os radicais livres que causam doenças.

Previne escorbuto

Embora não seja uma doença muito comum hoje em dia, o escorbuto (doença causada pela falta grave de vitamina C) pode ser evitado e tratado com acerola, graças aos seus altos níveis de vitamina C.

Ajuda a perder peso

A acerola tem a capacidade de auxiliar na perda de peso, pois além de ser uma facilitadora do funcionamento do metabolismo, possui baixíssimas quantidades de gorduras e calorias.

acerola

Previne câncer de pulmão

Pode prevenir o câncer do pulmão por ser capaz de impedir o crescimento e desenvolvimento anormal de células cancerígenas dos pulmões.

Aumenta a imunidade

Por ser extremamente rica em ácido ascórbico, ou vitamina C, a acerola é capaz de aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

Melhora o metabolismo

A grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes na acerola ajudam nosso organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais eficaz.

Previne o “estresse oxidativo”

O “estresse oxidativo” é basicamente o que traz o envelhecimento precoce. O consumo de acerola, graças aos seus antioxidantes, é capaz de prevenir o estresse oxidativo de forma rápida e eficaz. Aconselha-se ao menos duas acerolas por dia.

Reduz o açúcar no sangue

Os antioxidantes presentes na acerola, quando tomados em forma de suco, são capazes de trazer benefícios no controle de níveis de açúcar no sangue. Portanto, reduz riscos de diabetes, hiperglicemia e etc.

Previne problemas gastrointestinais

As acerolas são ricas em fibras, fazendo com que o nosso sistema gastrointestinal seja favorecido, uma vez que seus processos serão facilitados. Isso significa que a acerola pode tratar diarreias, constipações, disenterias e etc.

Melhora a saúde cardíaca

Todos os nutrientes presentes na acerola auxiliam na manutenção de nosso sistema cardiovascular, em especial o potássio, cálcio e magnésio, presentes em altas quantidades.

Aumenta produção de colágeno

A vitamina C presente na acerola faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das células.

Fornece nutrientes essenciais

Como vimos, a acerola é rica em vitaminas A e C. Porém, também possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para nosso organismo. Podemos citar o cálcio, zinco, cobre, magnésio, potássio e também as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B9.

Agora que você conhece seus benefícios, veja como usar essa fruta maravilhosa?

Como fazer uso da Acerola

foto

Há diversas maneiras de fazer uso da acerola para obter os benefícios de suas propriedades. A forma mais ideal (e talvez também a mais simples) de consumir acerola é comendo seu fruto diretamente. Possui sabor agradável e pode ser ingerido sem nenhum acompanhamento após lavada.

Mas é possível também variar o seu uso, fazendo sucos, vitaminas e até mesmo doces caseiros com acerola.

Suco de acerola

Para fazer o suco de acerola e aproveitar suas propriedades e benefícios é muito simples. Necessita-se de 1 (um) copo cheio de acerolas lavadas, um copo de água de 250ml e 1 colher de açúcar mascavo. Bate-se tudo no liquidificador por cerca de 30 segundos e está pronto para beber. Pode-se adicionar gelo.

Geleia de acerola

Para quem deseja consumir acerola como ingrediente de doces caseiros, com ela é possível fazer geleias saudáveis, compotas e até mesmo bolos ou pudins. Para estes, basta utilizar a acerola como ingrediente principal, lembrando-se sempre de substituir o açúcar branco refinado por outras opções mais saudáveis, como o açúcar mascavo por exemplo.

Leia também: GELEIAS CASEIRAS: DELICIOSAS E FÁCEIS DE FAZER

Gelatina de acerola

Um doce simples é a gelatina de acerola, bastando apenas o composto de gelatina natural sem sabor com um pouco de suco de acerola (conforme ensinado acima). Mistura-se os dois enquanto a gelatina ainda é líquida e quente, depois basta esperar esfriar na geladeira por alguns minutos.

Contraindicações da acerola

Embora a acerola tenha propriedades fundamentais para o funcionamento do organismo, não é recomendado consumir a acerola como tratamento médico sem nenhuma orientação profissional. Antes de adotar qualquer tipo de tratamento medicinal, mesmo que natural, deve-se pedir a opinião de um médico ou profissional de saúde.

Como há poucos estudos a respeito das propriedades da acerola, não há registros oficiais de contraindicações exatas quando se trata de seu consumo.

Recomenda-se apenas o seu consumo moderado (não mais do que 6-8 acerolas por dia), principalmente para aqueles que têm sensibilidade e irritação gástrica.

Você conhecia todos esses incríveis e surpreendentes benefícios da acerola para o nosso organismo?

Compartilhe!

Talvez te interesse ler também:

ARNICA: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DE SEU USO PARA O NOSSO CORPO

CRAVO-DA-ÍNDIA: USOS E BENEFÍCIOS

SUCOS PARA EMAGRECER: QUAIS INGREDIENTES FAZEM TODA A DIFERENÇA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Dulcinea Moraes Liberato de Menezes
    Publicado em 12/05/2021 às 1:34 pm [+]

    Acerolas fez muito bem para mim em tudo melhorou minhas dores nas juntas e meu cabelo melhorou volume e minha pele está linda ….


  2. Daia Florios
    Publicado em 26/06/2021 às 9:32 pm [+]

    Ai que bom! Realmente essa fruta é uma incrível riqueza de vitaminas e minerais <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...