Farinha de maracujá e seus benefícios para a saúde‏

Farinha de maracujá

Se você é diabético ou possui alta pressão arterial irá ficar contente em saber que existe mais um aliado na luta contra esses problemas de saúde. Embora muitos não a conheçam – ainda – a farinha de maracujá é um alimento muito saudável e fácil de usar.

Na verdade, pode até parecer uma novidade do mercado de “saudáveis”, mas não, a farinha de maracujá já provou ser muito mais do que uma novidade, é de fato muito importante para a saúde de homens e de mulheres de todas as faixas etárias.

Estudos comprovam a eficácia da farinha de maracujá

Seu corpo precisa de fibras e apenas duas colheres de sopa de farinha de maracujá já são 75% de toda a proteína de que seu corpo precisa para um dia bem energizado. Desde a década de noventa existem diversos estudos sobre farinha de maracujá, e embora muitos pensem que esta farinha funcional é coisa nova do mercado natural, na verdade ela é uma das mais antigas farinhas naturais saudáveis e cheia de nutrientes importantes para o corpo.

Diversos estudos clínicos já foram realizados e comprovam que a farinha de maracujá pode ser uma importante aliada para quem possui diabetes, por exemplo. Um destes estudos pode ser encontrado através deste link. Por melhorar a intolerância a glicose, essa farinha solúvel reduz os picos de glicose, aliviando os sintomas da diabetes e tornando a vida de quem usa mais saudável.

Sua casca (a parte branca mais especificamente) é repleta de nutrientes, vitaminas e outras quantidades significativas de minerais. Ferro, vitamina B3, cálcio e fósforo estão presentes em boas quantidades nesta casca que pode ser transformada em farinha e consumida junto de diversos alimentos durante todo o dia. Com sabor neutro, a farinha é uma ótima opção para todos, inclusive crianças e idosos, mas é sempre recomendável consultar um médico ou nutricionista antes de começar a consumir este alimento com muita frequência.

Reduza seus picos glicêmicos naturalmente

Você sabia que o pico glicêmico é um dos principais causadores de gordura extra e da geração de diabetes? Sim, pode parecer bobagem mas, por exemplo, quando você consome quantidades grandes de carboidratos, seu corpo tem um aumento da glicemia de forma rápida o que faz seu pâncreas liberar grandes quantidades de insulina. Isso, após anos, torna seu corpo cada vez mais imune à insulina, tornando-o um possível diabético. Esses picos de insulina não apenas podem causar diabetes, mas também engordam, pois seu corpo irá armazenar toda aquela energia e seu corpo sentirá fome rapidamente, assim você comerá quando não é necessário e gastará pouca energia, acumulando assim gordura.

Faça você mesmo sua farinha de maracujá em casa

Repleta de fibras, a farinha de maracujá é dez vezes mais nutritiva do que o suco obtido pela polpa da fruta in natura, ou seja, a farinha pode ser ainda mais saudável do que a fruta em si, para determinados fins. É possível obter a farinha de maracujá das mais diversas formas – fazendo em casa, secando a casca do maracujá no forno e depois triturando no liquidificador, ou comprando em lojas de cereais e de artigos naturais disponível na maioria das grandes cidades. Também é possível comprar o alimento pela internet, mas cuidado, apenas compre de sites com boa procedência.

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Fontes:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2008000500016&script=sci_arttext 

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17049-farinha-de-maracuja-fibras-para-controlar-o-colesterol-e-o-diabetes