Romã: benefícios comprovados e usos medicinais


A romã cresce em quase todas as áreas do Brasil. É uma fruta muito saborosa e pode ser consumida diretamente da planta quando madura. A romã beneficia de maneira especial todo o sistema cardiovascular, baixando o nível de colesterol ruim, fortalecendo os vasos e prevenindo problemas cardíacos, por causa dos ácidos graxos que são abundantes na fruta.

Usos medicinais da Romã

Garganta inflamada

Para garganta inflamada, o chá da casca da romã é perfeito para gargarejos, pois combate os microrganismos causadores da inflamação.

Esgotamento físico

Para o esgotamento físico aposte em um doce feito de romã para levantar os ânimos (pode ser um pudim, uma geleia, um bolo) ou um suco de romã que é um excelente antioxidante. Basta bater as sementes de romã no liquidificador, coar e beber. Quem tiver centrifuga pode fazer um suco centrifugado de romã.

Irritação nos olhos

O chá das folhas do pé de romã em compressas mornas é eficaz para amenizar a irritação nos olhos.

Contra o câncer

Estudos mostram que os ácidos gálico, elágico e protocatequínico presentes na Romã barram moléculas que danificam a estrutura celular, protegendo o organismo contra o câncer.

Contra o envelhecimento da pele

Os antioxidantes existentes na fruta são bastante eficientes para proteger o organismo dos radicais livres, os grandes agentes de envelhecimento da pele.

Benefícios comprovados da Romã

A seguir, 14 evidências dos benefícios comprovados da Romã:

Riqueza nutricional

A romã contém centenas de sementes comestíveis chamadas de arilo. Elas são ricas em fibras, vitaminas (C e B9), alguma proteína, açúcar e minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio,

Alimento medicinal, rico em antioxidantes

As romãs contêm dois compostos com fortes propriedades medicinais: Punicalagina e Ácido Punícico, substâncias responsáveis pela maioria dos benefícios médicos. A Punicalagina é um antioxidante poderoso que contém três vezes mais atividade do que o vinho e o chá verde e o Ácido Punícico, conhecido como óleo de semente de Romã, o principal ácido graxo nos arilos.

Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres, que contribuem para uma série de doenças crônicas.

Efeitos anti-inflamatórios

A romã possui efeitos anti-inflamatórios. Alguns testes científicos mostram que a Romã reduziu atividades inflamatórias no sistema digestivo, além de câncer de mama e células de câncer colo retal. 250 ml de suco de Romã por dia, durante 12 semanas reduziram níveis inflamatórios. A Punicalagina presente no suco da Romã foi eficaz na redução de inflamações, um dos principais problemas de muitas doenças do fígado.

Útil aos homens em tratamento de câncer de próstata

A romã auxilia na luta contra o câncer de próstata. Evidências preliminares mostram que o suco da romã pode ser útil aos homens em tratamento de câncer de próstata, inibindo o crescimento de células cancerígenas e diminuindo o risco de morte.

Pode ser útil às mulheres em tratamento de câncer de mama

A Romã é útil no tratamento do câncer de mama. Estudos de laboratórios mostram que o extrato de romã auxilia na luta contra o as células do câncer de mama, mais estudos com humanos são necessários para a confirmação desta descoberta.

Diminui a pressão arterial

O uso regular do suco de romã demonstrou uma diminuição da pressão arterial em duas semanas de observação.

Pode combater artrite

Estudos em animais e células isoladas mostraram que o extrato de romã pode ser benéfico contra muitas formas de artrites, mais pesquisa humana é necessária para comprovar tais benefícios.

Bom para o coração

Estudos humanos mostraram que a romã pode ter benefícios contra problemas cardíacos. Melhora os níveis de colesterol bom (FDL) e diminui os danos de oxidação do colesterol ruim (LDL).

Contra disfunção erétil

O suco de romã foi o responsável pela redução dos sintomas da disfunção erétil, mais pesquisas são necessárias.

Contra doenças dentais e gengivais

A romã possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, úteis contra doenças comuns dentais, como a cárie, e também da gengiva (gengivite).

Boa para a saúde digestiva

Os compostos da romã podem promover bactérias intestinais saudáveis e reduzir a inflamação no trato digestivo.

Boa para a memória

Evidências mostraram que a romã melhora a memória nas pessoas mais idosas e em quadros de pós-operatórios. Estudos com ratos sugerem que ela protege contra o Mal de Alzheimer.

Melhoram o desempenho em exercícios físicos

A romã é rica em nitratos alimentares, que melhoram o desempenho em exercícios físicos.

Pode ajudar a reduzir a formação de pedras nos rins

Estudos sugerem que o extrato de romã pode ajudar a reduzir a formação de pedras nos rins, graças  à sua atividade antioxidante. O extrato de romã pode ajudar a regular a concentração de oxalatos, cálcio e fosfatos no sangue, que são componentes comuns em cálculos renais.

Fontes:
  1. Remédio caseiro
  2. authoritynutrition.com
  3. healthline

Talvez te interesse ler também:

TRATAMENTO ANTIENVELHECIMENTO É DESCOBERTO EM ROMÃS

10 TRUQUES PARA LIMPAR E CORTAR RAPIDAMENTE FRUTAS E VERDURAS

14 ALIMENTOS LIMPADORES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...