Significados e Simbologias do Sol em Várias Culturas e Aspectos de nossas Vidas

  • atualizado: 
sol

O Sol e sua simbologia, vem acompanhando com seus vários significados a trajetória humana em várias áreas de nossa vida. Vamos saber tudo sobre o nosso "Astro-Rei".

O Sol, em nosso sistema solar, é fonte de luz e de vida. Os planetas recebem calor e energia dele. A vida em nosso planeta depende do Sol: este astro é o coração da nossa Galáxia.

O Sol é uma rocha incandescente que produz sua própria luz.

É essencial à vida para a existência das plantas, animais e seres humanos.

Ele mantém a temperatura de todo o planeta de modo que ele seja habitável.

A designação "Astro-Rei" define a importância do Sol para nós e para a vida no planeta.

Para saber mais sobre a simbologia do Sol e seus significados, vejam o que vem a seguir:

1. O Sol e seu Significado Místico

O arquétipo do Sol em termos místicos é representado por um círculo com um ponto no meio que é comumente usado em astrologia e astronomia.

O círculo é o símbolo universal do Infinito e o ponto simboliza o princípio da criação, a origem e o Divino.

O círculo e o ponto representando o SOL místico simbolizam o Universo, a perfeição espiritual, a união dos elementos, a energia e a plenitude do ser.

O Sol representa o princípio masculino, o Pai, o aspecto yang do TAO. É o centro gerador de vida, vitalidade e poder da criação.

Na simbologia universal e esotérica, o Sol e sua Luz relaciona-se à ampliação da nossa Consciência Superior nos iluminando com sua sabedoria. A luz do Sol é o símbolo do conhecimento e da força criadora.

Os povos da Antiguidade milenar cultuavam o deus Sol e seu poder doador de vida, calor e energia.

sol simbolos

2. O significado do Sol para Jung

O Sol, segundo análise junguiana está associado à nossa parte espiritual, geradora de consciência.

Cada ser humano necessita da formação de sua individualidade para assimilar suas experiências, e isso exigirá aspectos solares relacionados com seu espírito: força de vontade, independência e atitude.

O Sol é o centro energético da vitalidade, é luz, vida e calor, é a força espiritual de cada ser.

A luz do Sol é o símbolo da plenitude do Ser e da autêntica individualidade.

O arquétipo do Sol representa a forma como lidamos e expressamos nossa luz no mundo e nas relações. O Sol é a manifestação espiritual do indivíduo.

3. O Sol na História

O Astro-Rei Sol sempre acompanhou a trajetória humana ao longo da História, tanto como fonte de vida quanto como símbolo espiritual.

  • O povo do antigo Egito venerava e cultuava Rá, o deus Sol.
  • Os gregos da antiguidade tinham no Sol a representação do deus Hélios.
  • Na Índia o deus Indra era simbolizado pelo Sol
  • Na Babilônia o deus Shamash estava associado ao Sol.

Todos estes deuses eram relacionados com equilíbrio, força e realização.

No cristianismo, o Sol está relacionado ao Cristo e associado à energia, cura, vida, força, poder espiritual e renascimento.

Na alquimia, o Sol representa o nascimento crístico.

4. A simbologia do Sol na Maçonaria

Na Maçonaria o Sol é um símbolo sagrado.

O Templo Maçônico é projetado de acordo com os pontos cardeais e tem como referência o nascer, zênite e o por do Sol.

Os trabalhos e práticas da Maçonaria começam ao meio-dia, mais uma alusão à Luz do Sol.

O Sol é utilizado pela Maçonaria em seu altar e no teto do Templo.

5. O que representa o Sol na Astrologia

sol astrologia

Na astrologia, o Sol é o astro que rege o signo de Leão, representando a individualidade, a essência divina e criativa.

No mapa astral individual, a posição e aspectos do Sol, revelam o aspecto mais profundo do indivíduo, relacionado com seu ser autêntico e tem relação com talentos, dons e aptidões pessoais de caráter profundo.

Aqueles que são regidos pelo Sol são líderes natos, fortes, independentes, voluntariosos, poderosos, criativos e muito carismáticos, com qualidades relacionadas com o Astro-Rei.

Na Astrologia, o Sol está relacionado ao nível da consciência de nossa psique e à nossa expansão.

O espírito, que é o nosso fogo divino e nos impulsiona tem a sua representação no Sol. Os aspectos relacionados com o Sol são o ativo, o masculino e o positivo. Em nível espiritual o Sol simboliza o Logos, que é o Princípio primordial e fonte criadora e geradora de Vida.

O Sol astrológico diz respeito ao nosso sentido de vida, propósito espiritual, ao nosso autêntico ser e ao nosso impulso vital. A posição do Sol em um mapa astrológico, seja no signo, em uma casa ou aspecto astrológico, se não tiver nenhum nenhuma oposição de outro planeta, traz muita positividade onde estiver situado e indica o potencial criativo e de que forma a pessoa pode irradiar seu brilho.

No aspecto astrológico negativo, quando mal utilizada a força solar, evidencia dogmatismo, autoritarismo, excesso de controle, dominação, presunção, prepotência, vaidade excessiva, narcisismo, arrogância, tirania, altivez e complexo de superioridade.

O Sol na análise do mapa natal representa o princípio criador de cada pessoa e se relaciona a sua auto-estima, vitalidade, possibilidades de realizações e de sucesso.

Um Sol bem posicionado em signo e casa dota a pessoa de sentimentos nobres, generosidade, coragem, independência , liderança, ambição, força de vontade e impulso de realização e sucesso.

O Sol como princípio masculino revelará no mapa astral aspectos relacionados com a imagem do pai e a relação com autoridades.

6. Tatuagem de Sol e seus Significados

Em várias culturas e tradições, o Sol representa vida.

Antigas Civilizações usavam a simbologia do Sol para representar a vitalidade, fertilidade e tudo o que tem relação com vida.

O Sol gera e emite calor, luz, energia e promove a existência.

A tatuagem de Sol é uma escolha bem comum e geralmente quem opta por este desenho, busca evidenciar o significado nele incutido relacionado com o sentido da verdade, proteção, força e luz.

Mas pense bem antes de fazer uma tatuagem pois, que as tatuagens nos atraem pelos seus desenhos, beleza, significados, arte e criatividade, é notório, principalmente, por ser algo que muitas pessoas realizam, mas é importante saber que fazê-las pode prejudicar o organismo, pois as tintas que geralmente são usadas nas tatuagens contêm toxidade e podem provocar prejuízo para a saúde.

Outra questão é que a maioria das tintas usadas para fazer a tatuagem levam glicerina de origem animal e o pigmento vermelho da tinta, chamado carmim, pode conter o inseto cochonilha e a tinta preta, na maioria das vezes, é proveniente de ossos queimados, denominados Black Bones. É possível que até veganos, pessoas que não utilizam e nem consomem nada de origem animal, desconheçam essa informação, então, além da tinta da tatuagem possuir toxidade, pode conter produtos de origem animal. A boa notícia é que existem no mercado algumas tintas para tattoo sem crueldade animal, que são Cruelty Free e totalmente veganas!

A maioria é fabricada fora do Brasil, mas é possível comprá-las pela Internet, para isso é necessário combinar com o tatuador, para ele utilizar esse tipo de tinta ou procurar um tatuador vegano.

7. Sol, o arcano XIX do Tarô e seus Significados

sol tarot

A carta do Tarô XIX é simbolizada pelo arcano do Sol e traz como significados sucesso, glória, prosperidade, positividade, abundância e brilho.

O Sol no Tarô traz uma mensagem de boas realizações, alegrias, renascimento, vitalidade e satisfação.

Na figura da carta estão dois meninos, um se apoiando no outro, sob os raios solares. O Sol com rosto humano libera lágrimas coloridas sobre os garotos. Um dos meninos põe a mão no chacra do plexo solar do outro.

A mensagem desta carta é de otimismo, clareza de pensamento, bons sentimentos e emoções elevadas.

Se em uma consulta a carta do Sol sair invertida o seu significado é o inverso das qualidades do Sol sinalizando fracassos, tristezas e dificuldades.

8. Sonhos com Sol e seus Significados

O Sol quando aparece nos sonhos tem diversos significados que irá depender de vários contextos. a serem analisados pelo sonhador.

Geralmente os significados do Sol são positivos e promissores, sinalizando bons acontecimentos e momentos de harmonia e felicidade

Para melhor compreender o significados do Sol nos sonhos, atente para os seguintes aspectos:

De que forma o Sol aparece?

O Sol está brilhante ou encoberto?

Ao olhar para o Sol ele ofusca ou traz nitidez à visão do sonhador?

Seus raios queimam ou revigoram?

O sonhador se comunica com o Sol, de alguma forma. seja telepaticamente ou conversando?

Como o sonhador se sente ao ver o Sol?

Agora, com estas informações, reflita o que o inconsciente está expressando através do sonho com o Sol, com os seguintes questionamentos:

Estou liberando minha luz ou vivo como uma sombra dos outros?

Me valorizo ou vivo em função do coletivo?

Percebo a vida com clareza?

Sou capaz de lançar luz em meio a momentos de escuridão na existência, ou me perco nas minhas sombras?

Celebro a vida e minha existência ou vivo envolto nas sombras da insatisfação e melancolia?

Alguns significados de sonhar com o SOL

SONHAR TOMANDO BANHO DE SOL

Predisposição para tornar-se consciente de si e de sua individualidade. Satisfação, prazer e aceitação de si próprio e de sua existência.

SONHAR QUE O SOL ESTÁ ENCOBERTO

O Sol encoberto ou eclipsado pode indicar fragilidade e falta de vitalidade, seja problema de saúde, físico ou dificuldade que esteja vivendo.

Em virtude dessas circunstâncias o sonhador se sente apagado, desmotivado e desanimado.

SONHAR QUE O SOL OFUSCA O SONHADOR

Quando o Sol ofusca ou queima o sonhador pode indicar complexo de superioridade, falta de modéstia, vaidade em excesso ou orgulho exacerbado que geram sofrimento e infelicidade ao sonhador.

Esses são alguns aspectos básicos para se levar em conta na análise dos sonhos com o Sol, mas existem outros, que variam de indivíduo para indivíduo e dependem das vivências de cada sonhador.

9. O Ensinamento do Sol

A luz do Sol permite que vejamos com mais clareza. O Sol contribui para o desenvolvimento da vida, através dele é possível as sementes germinarem e os seres vivos obterem energia para viverem neste planeta.

Fazendo uma analogia com o Astro-Rei e sua função vital para nós, dá para se tirar um ensinamento disso, que é a importância da doação.

O Sol todos os dias se doa para nós e promove vida, energia, transformação, nascimento e desenvolvimento!

Talvez te interesse ler também:

A ESTRELA E SUAS DIVERSAS SIMBOLOGIAS E SIGNIFICADOS

A LUA E SEUS MUITOS SIGNIFICADOS

PIMENTA: SIMBOLISMOS E SIGNIFICADOS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!