Tatuagens Veganas – Beleza e Arte sem Crueldade Animal

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Neste conteúdo terão destaques aspectos relacionados com as tatuagens veganas, no sentido amplo da expressão, envolvendo desde tintas para tatuagens Cruelty free (sem crueldade animal) e Vegan (com matérias-primas vegetais) para tattoo, além de produtos de marcas veganas para cuidados, antes, durante e pós-tatuagem.

Geralmente, pessoas que se tatuam gostam de expressar arte, ideias e sentimentos através da tattoo e, tatuar-se sem colaborar com a exploração e o sacrifício animal, torna mais expressiva e revolucionária a arte da tattoo.

Para elucidar todos estas informações sigam o roteiro dessa matéria:

A maioria das tintas de tatuagem têm em sua composição glicerina de origem animal e podem conter o pigmento vermelho extraído do inseto chamado cochonilha, o famoso Carmim. E a tinta preta na maioria das vezes é feita de ossos queimados, chamada Black Bones. Existem no mercado algumas tintas para tattoos veganas, a maioria são estrangeiras, mas é possível comprá-las pela Internet.

O ideal é se tatuar em um estúdio em que o tatuador seja vegano, pois ele terá material apropriado para tatuar sem produtos de origem animal. Caso o tatuador não utilize materiais veganos existe a possibilidade de comprar o material e levar para ele utilizar, é só questão de combinar.

Para saber quais marcas para tatuagens são cruelty free e vegan é só pesquisar na Internet, em sites como Nicole Make Beleza sem crueldade, inclusive nele tem as marcas de produtos para tatuagens que não realizam testes em animais e dos pigmentos que não contêm ingredientes de origem animal, com informações passadas pelos SACS das empresas.

Mais adiante neste conteúdo tem listas dos produtos cruelty free e vegans utilizados para tatuagens.

Atenção aos ingredientes dos produtos utilizados nas tatuagens

Pesquisar os ingredientes dos produtos é muito importante pois, ainda que o veganismo esteja cada vez mais se expandindo, existem muitas empresas que utilizam matéria-prima e ingredientes de origem animal e realizam testes em animais no processo dos produtos. Infelizmente, isso acontece por conta de obter mais lucro, independente daqueles que são explorados para isso, sejam animais, humanos ou a Natureza.

Quando aderimos ao veganismo, deixamos de ser coniventes com essa engrenagem desumana e materialista, que se mantém, principalmente, as custas da exploração e do sacrifício animal.

Para isso deixamos de consumir vários produtos e marcas de vários segmentos, tais como: alimentação, vestuário, produtos de higiene, limpeza, indústria farmacêutica, química. Entretanto o que pode passar despercebido, até por desconhecimento, são os produtos utilizados para fazer tatuagem.

Processo de tatuar

Produtos que são utilizados para fazer a tatuagem:

TINTAS

A tinta para tatuagem é constituída por um pigmento que dá a cor que pode ser de origens diversas como vegetais, minerais, metais e plásticos.

Alguns pigmentos para tinta preta têm ossos de animais carbonizados na composição. Este carvão de origem animal é moído para liberar o pigmento preto. As outras cores podem conter gelatina animal e componentes extraídos de insetos como goma-laca e cochonilha.

Outro aspecto sobre as tintas de tatuagens é que várias empresas que as produzem realizam testes em animais. As tintas Talens Indian Ink e Talens Draw Ink, que são nankins para pintura e que há anos vêm sendo utilizadas nas tatuagens são feitas a partir de goma-laca, substância extraída do inseto Coccus lacca, que é encontrado nas florestas da Índia e Tailândia.

As tintas Micky Sharpz não testam em animais e quase todas as cores não são de origem animal, entretanto o preto e tons de sumi contém goma-laca.

SOLUÇÃO CREMOSA

Outro produto utilizado é uma solução que tem a finalidade de manter o pigmento uniforme, impedir o crescimento de agentes patogênicos, evitar o acúmulo do pigmento e facilitar sua aplicação na pele.

Essa solução é o agente carreador das tintas e pode conter os seguintes ingredientes como: glicerina, água, álcool etílico, propileno glicol, entre outros. A glicerina pode ser de origem animal ou vegetal, mas geralmente, as empresas utilizam glicerina animal.

APARELHO DE BARBEAR

Além das tintas e solução, outros aspectos podem envolver ingredientes de origem animal no processo da tatuagem.

Antes da tatuagem em si, é preciso depilar a região que será tatuada. A maioria dos aparelhos de barbear que têm aquelas tirinhas lubrificantes possuem ingredientes de origem animal como a lanolina ou glicerina para aumentar a hidratação.

Em geral, a maioria deles pertencem à empresas que fazem testes em animais, tais como: Bic, Gilette e outras.

PAPEL HECTOGRÁFICO / STENCIL

Para fazer o desenho da tatuagem na pele é necessário transferi-lo com o uso de papel hectográfico/stencil.

Muitas marcas têm em sua composição a lanolina, um óleo extraído de carneiros.

OUTROS PRODUTOS: CREME E SABONETE

Para transferir o decalque do desenho da tatuagem para a pele é usado um creme, pasta ou gel para facilitar o trabalho e um sabonete líquido para limpeza da pele durante o processo.

Estes produtos geralmente têm em sua formulação ingredientes de origem animal, por isso é recomendável ler a composição no rótulo da embalagem.

POMADAS PARA A CICATRIZAÇÃO

No pós-tatuagem geralmente são indicados produtos farmacêuticos para passar na pele visando promover a cicatrização.

Comumente são utilizados cremes ou pomadas das grandes indústrias farmacêuticas que realizam testes em animais e mesmo cremes específicos para tatuagem podem conter ingredientes de origem animal.

Pomadas, cremes ou loções utilizadas para cuidado posterior da área tatuada contém lanolina, cera de abelha e óleo de fígado de bacalhau. Uma alternativa natural para a cicatrização e é de origem vegetal que é o óleo de coco.

Vídeo explicativo sobre como fazer tatuagens veganas

Neste vídeo Flavio Giusti e Rony Hall explicam só como fazer uma tatuagem vegana com produtos e materiais cruelty-free e vegans.

Escolhas conscientes levam à produtos sem original animal

O especismo (discriminação de espécies) e a exploração animal podem deixar de fazer parte de nossa realidade a partir de escolhas humanas e éticas.

A prática de se tatuar ou trabalhar tatuando pode fazer parte dessa escolha com a utilização de produtos isentos de ingredientes de origem animal.

Lista de produtos cruelty free e vegans para tatuagem

Segue uma lista de materiais e produtos para uma tatuagem isenta de produtos de origem animal ou que tenham sido testado em animais:

MATERIAIS VEGANOS PARA TATUAGENS

  • Papel Carbono (Stencil / Papel hectográfico): Spirit Green Vegan
  • Barbeador descartável: marca ENOXX ou utilizar navalha de aço inox reutilizável
  • Sabonete líquido PH neutro: Live Aloe, entre outras marcas
  • Vaselina: Long Life Tattoo
  • Tinta vegana: Eletric Ink e Iron Works
  • Produtos pós-tatuagem para cicatrização, hidratação, pós-sol e proteção: MBoah, a linha de produtos para cuidados pós-tatuagem dessa marca é toda vegana

MARCAS DE TINTAS SEM INGREDIENTES DE ORIGEM ANIMAL E QUE NÃO SÃO TESTADAS EM ANIMAIS

  • Tatoo Goo
  • Eketric Ink
  • Silverback Inc
  • Intenze Color
  • Stable Color
  • Solid Ink
  • Waverly Color
  • Verde e Flor
  • National
  • Starbright
  • Everlast
  • World Famous Tattoo Ink
  • Kuro Sumi
  • Skin Candy
  • Eternal

AGENTE CARREADOR (SOLVENTE)

O agente carreador da tinta pode ser a glicerina vegetal formulada com água purificada e etanol.

PAPEL HECTOGRÁFICO

Spirit é vegan-friendly e tem toda uma linha de papéis hectográficos e stencil transfers.

TRANSFERIDORES DE DECALQUE

Marcas:

  • Spirit
  • Stencil Stuff
  • Mboah

PRODUTO LUBRIFICANTE

Apesar da tradicional vaselina ser derivada de petrolatos, esta pode conter substâncias cancerígenas, além de ser poluente ao meio ambiente, para isso é mais indicado e saudável utilizar óleo de coco ou de amêndoas.

Observação:

Visto a quantidades de materiais utilizados e os componentes químicos existentes tanto nas tintas como nos outros produtos utilizados, é recomendável não fazer tatuagens de forma demasiada, devido à toxidade de algumas substâncias contidas neles.

Leia mais: TATUAGEM – ESTUDO RECENTE REVELA: TUDO QUE TEM NA TINTA, CAI NA CORRENTE SANGUÍNEA

Sites com listas de empresas que fazem ou não testes em animais

Instituto Nina Rosa

Guia de Produtos de Higiene Pessoal e Cosméticos Não Testados em Animais

Lista de Produtos que Não Testam em Animais do PEA

Lista do PETA.

Onde e como fazer uma tatuagem vegana?

O ideal é fazer a tatuagem com um tatuador vegano, mas em alguns lugares pode ser difícil encontrar, então resta a opção de conversar com o tatuador de sua escolha e ver como viabilizar o uso de materiais veganos.

Para ampliar os motivos dessa escolha para o tatuador, que tal compartilhar essa matéria com ele?

Pode ser um meio de esclarecimento para ele saber os motivos da importância da utilização de produtos cruelty free e vegans para fazer as tatuagens.

Quem conhecer tatuadores e produtos veganos, que não apareceram nas listas deste conteúdo, compartilhe nos comentários para ampliar as indicações e informações!

Agradecemos!

Leia mais:

TATUAGEM DE HENNA: EVITE ABSOLUTAMENTE AQUELA DE COR PRETA

CARPA: A TATUAGEM DESSE PEIXE, O QUE SIGNIFICA REALMENTE? LEIA ANTES DE TATUAR

SIGNIFICADOS E SIMBOLOGIAS DA ANDORINHA

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos fala e escreve para GreenMe desde 2017.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook