Leão, o Rei da Selva. Significado simbólico e da tatuagem

  • atualizado: 
simbolismo do leão

O leão é considerado o "Rei da Selva" e simboliza soberania, majestade, poder, sabedoria, firmeza, proteção, justiça. Ele está associado à figuras de autoridade como: mestre, rei, chefe de estado, sacerdote e pai. Sob a ótica espiritual, o leão é a representação de força, vontade e domínio. O arquétipo do leão representa coragem, iniciativa e ousadia para superar desafios. Conheçam mais sobre a simbologia do leão e os seus diversos significados.

 

1. Leão, Símbolo Católico

No catolicismo, o leão está associado à São Jerônimo, cuja representação aparece ao lado de um leão. São Jerônimo estabeleceu uma forte amizade e companheirismo com um leão a partir do momento que removeu um espinho da pata do felino. Simbolicamente, o amor e a fé foram mais forte que o medo e o instinto.

2. O Leão da Bíblia

Na Bíblia aparece a expressão“Leão de Judá”, que representa o Mestre Jesus. Em Apocalipse 5-5, está escrito: “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.”

3. O símbolo do Leão no Rastafári

O leão é um dos símbolos do Movimento Rastafári, originário da Jamaica.

4. Alquimia e o Leão

Para os alquimistas, o leão está associado ao Divino, ao mistério da morte e do renascimento.

Na Alquimia, o símbolo do leão aparece engolindo o Sol e simboliza o elemento ouro, ou seja, o resultado final do processo alquímico.

5. Psicanálise e o Arquétipo do Leão

Na psicanálise, o leão é o arquétipo da vontade, da supremacia, da determinação e do autodomínio.

6. Mitologia Egípcia e o Leão

No Antigo Egito, o leão simboliza ressurreição e proteção divina. A Esfinge do Egito tem o corpo de um leão.

7. O Leão Medieval

Na Idade Média, o leão estava associado com a ressurreição, por isso, os túmulos eram constituídos com figuras de leões, vistos como guardiões dos que se foram para o outro lado da vida.

8. O Símbolo do Leão na Cultura Chinesa

O ano novo na China é comemorado com a dança do leão. No Budismo, o leão é considerado um animal divino, protetor da verdade e do espiritual. Devido a isso, em vários locais da China aparecem leões de pedra aos pares nas entradas de edifícios, com o objetivo de proteção contra o mal e para atrair boas energias.

9. Leão no Xamanismo

No xamanismo, o totem do leão remete à nossa necessidade de exercer nosso poder espiritual, dando vazão a nossa criatividade. Para o xamanismo, o leão representa força, assertividade, autoconfiança, liderança, poder pessoal e coragem. Nas práticas xamãs, o leão é evocado para a cura da baixa autoestima, visto que esse animal reflete amor próprio, segurança, força, vitalidade e autoconfiança.

10. Sonhar com Leão - significados

Sonhar que está sendo perseguido por um leão, pode representar uma desafio que irá exigir força pessoal. Sentir medo, no sonho, ao ver um leão, expressa tensão e temor com o que está se vivenciando, a mensagem do inconsciente é: enfrente a situação com a coragem que o leão traz em seu simbolismo.

Ser atacado por um leão, no sonho, pode ser um aviso que se está sobrecarregado com uma situação desafiadora, com a qual se sente ameaçado, neste caso, o inconsciente avisa para manter o equilíbrio das emoções.

Sonho com leão manso é bom presságio e significa que surgirão amizades benéficas.

Sonhar que está observando um leão representa segurança e momentos de tranquilidade.

Ver no sonho uma família de leões, significa harmonia em família e momentos de união e prosperidade.

11. O Leão Astrológico

O leão astrológico, pertence ao elemento fogo, representa o quinto signo do zodíaco, sendo o Sol seu planeta regente. As pessoas nascidas sob este signo, entre o período compreendido entre 23 de julho e 23 de agosto, têm como características marcantes o caráter firme, alegria, generosidade, idealismo, comando, ambição e orgulho.

Na Astrologia, o leão é o segundo signo da tríade de Fogo, os demais signos são Áries e Sagitário. O elemento Fogo simboliza o poder da vontade, que detém uma potência capaz de gerar a realidade, a partir do SER interior.

Como signo ígneo, leão simboliza a autoexpressão e poder sobre si mesmo, ou seja o autodomínio. Leão indica que não basta ter presença no mundo e lutar pelos objetivos, é preciso encontrar a autorrealização, para isso este signo remete à importância do amor próprio e da autoestima. O Sol, regente de leão, está associado à força, vitalidade, abundância, riqueza e poder.

Leão está ligado à necessidade de autoridade, respeito, aceitação e amor.

A simbologia do signo solar de leão significa poder expressar a luz interna e brilhar para o mundo com dignidade e generosidade.

12. Tatuagem de Leão

simbolismo do leão 2

A tatuagem do leão realmente é muito exuberante e não tem como passar despercebida, assim como o animal que representa. Quem se identifica com o leão, busca com seu simbolismo expressar os atributos leoninos de liderança, força, supremacia, beleza, domínio, dignidade e poder.

O leão representa realeza, coragem e proeza. As pessoas que escolhem tatuar esse animal no corpo admiram as qualidades relacionadas a ele.

Tem também, claro, pessoas que tatuam a imagem de leão por serem desse signo.

13. Os Ensinamentos do Leão

A mensagem do leão é que existem duas formas de imperar, uma negativa e outra positiva. A negativa é quando não desenvolvemos as capacidades internas e para nos autoafirmar, buscamos aprovação e aplauso externo, trilhando nossa vida de acordo com o que os outros e a sociedade esperam de nós.

O positivo é quando encontramos meios criativos de conquistar nossa realização, com desenvolvimento pessoal e espiritual, elevando nossa autoconfiança e criatividade e se projetando para o mundo, a partir de um olhar objetivo de nós mesmos, sem querer impor nossa verdade, mas simplesmente a compartilhando para quem ela possa servir e ser útil.

O leão ensina a buscar a nossa expansão, com generosidade e respeito, e nos revela que para desenvolver a verdadeira liderança, é necessário vontade, trabalho interno e amor próprio, tendo em vista o conhecimento de nós mesmos para saber lidar conosco e com o próximo, através da ampliação da nossa Consciência.

Talvez te interesse ler também:

TATUAGEM DO FILTRO DOS SONHOS: SIGNIFICADOS E FOTOS

A SIMBOLOGIA DO OUROBOROS E OS SEUS DIVERSOS SIGNIFICADOS

PIMENTA: SIMBOLISMOS E SIGNIFICADOS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!