Carpa: a tatuagem desse peixe, o que significa realmente? Leia antes de tatuar


Antes de decidir sobre qual tatuagem inscrever na pele, é importante levar em consideração, além da estética, algumas informações culturais acerca da imagem. Uma das tatuagens mais comuns é a do peixe carpa. Por trás desse desenho há muitos símbolos e significados. Conheça-os antes de tatuar.

O que é a carpa

A carpa (Cyprinus carpio (L.)) é um peixe teleósteo da família Cyprinidae, de coloração cinza prateado. A palavra carpa vem do alemão Karpfen. Ela é comum nos rios e lagos da Ásia, Europa e África, mas é muito difundida como peixe de criação em tanques, sendo até considerada uma espécie invasora.

Sua aparência é boca pequena, sem dentes verdadeiros, rodeada de barbilhões curtos. Pode chegar a 1,2 m e 20 kg.

Sua coloração varia do cinza ao prateado.

foto

Símbolo da carpa

Por seu um peixe que nada contra a correnteza, é um símbolo de honra na China.

No país, há uma lenda que diz que a carpa tinha que atingir a fonte de um rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época de desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão.

A simbologia por trás da carpa que nada contra a correnteza é de força, coragem e determinação para superar dificuldades e alcançar objetivos.

No Japão, as carpas (Koi) ornamentais surgiram por mutação genética da carpa comum, originária da China. Naquele país, este peixe simboliza prosperidade, longevidade e fertilidade, segundo o site Japão em Foco.

Acredita-se que ter uma criação de carpas traga prosperidade e alegria.

As cores da carpa

Há dois grupos de carpas, as comuns e as coloridas ou Nishikigois, segundo o site CPT. As cores das carpas também têm significados. Confira!

  • Carpa Azul: associada tanto a homens quanto a mulheres, a cor azul pode significar masculinidade e reprodução.
  • Carpa Preta: significa o triunfo após uma época de mudanças difíceis e, também, o esforço feito durante um momento delicado da vida.
  • Carpa Vermelha: simboliza o amor, a coragem e a energia para superar obstáculos. A carpa vermelha é considerada a mais forte e capaz de superar até mesmo as correntezas mais intensas.

A tatuagem de carpa

carpa tatoo

A tatuagem de carpa é bastante popular em homens e mulheres por causa do seu significado e beleza.

Quando tatuada para cima, a carpa simboliza a força para lutar e alcançar os objetivos.

Já quando o peixe está apontado para baixo, simboliza os objetivos e sonhos que já foram alcançados.

O significado da tatuagem de carpa no crime

Para a polícia de muitos países, as tatuagens têm significados e, por isso, são cadastradas em um banco de dados com informações sobre “tatuagens do crime”.

Aliás, na simbologia criminal, a carpa significa que o indivíduo está em ascensão no crime organizado.

Riscos da tatuagem

É preciso refletir muito antes de fazer uma tatuagem, porque ela é definitiva.

Também é fundamental escolher um bom profissional para fazer a tattoo, pois, por mais higiênico que seja o procedimento, existem riscos para a saúde, de acordo com uma pesquisa do Instituto Federal Alemão de Avaliação de Risco (ESRF). Isso porque a tinta usada na tatuagem cai na corrente sanguínea e pouco se sabe sobre as potenciais impurezas da mistura de cores aplicadas à pele.

As tintas de tatuagem contêm pigmentos orgânicos, mas também conservantes e contaminantes, como níquel, cromo, manganês ou cobalto, além do pigmento negro-de-carbono, o segundo ingrediente mais comumente usado em tintas para tatuagem e do dióxido de titânio (TiO2), um pigmento branco normalmente aplicado para criar certos tons quando misturado aos corantes. O greenMe fez uma matéria contando sobre essa pesquisa. Confira aqui.

Informe-se antes de fazer uma tatuagem e reflita sobre o seu significado e sobre o fato de ser “para sempre”.

Talvez te interesse ler também:

PAREM COM ESSA TORTURA: AQUÁRIOS ENLOUQUECEME EMATAM OS PEIXES

TATUAGEM DE HENNA: EVITE ABSOLUTAMENTE AQUELA DE COR PRETA

SIGNIFICADOS E SIMBOLOGIAS DA ANDORINHA

ÂNCORA: SIMBOLOGIA HISTÓRICA E SIGNIFICADOS NOS SONHOS E NAS TATUAGENS

Fonte foto capa




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...